slide-slick

Resenha: Safiras de Candinho - José Leonídio (Autografia)

em sexta-feira, 17 de março de 2023

(...) o tempo é a razão dos tempos.



Safiras de Candinho, do autor José Leonídio, publicado pela Editora Autografia, foi lançado no final de 2022.  Entre o samba e a religiosidade nasce um amor que enfrentará preconceitos e obstáculos, lutando para provar a pureza e a verdade dos próprios sentimentos.


O autor tem o dom de contar histórias misturando ficção com um minucioso trabalho de pesquisa, trazendo um enredo delicioso que saboreamos a cada página.  A trama tem um ritmo gostoso, correndo sem pressa através do cotidiano dos moradores do bairro Cavalcanti, alternando entre personagens diversos e peculiares, reais e fictícios, explorando seus dramas, alegrias e mistérios que envolvem suas vidas.   



O bairro Cavalcanti, na década de 1960, subúrbio do Rio, se apresenta como personagem principal dentro do livro.   Suas ruas movimentadas, seus botequins e quitandas, a alfaiataria, a farmácia, a padaria, o armazém, o açougue, o armarinho, a banca de jornais; tudo parece ter vida própria.  Cada personagem se torna marcante e atuante na movimentação de suas ruas, praças, festas e bailes que animavam as noites dos moradores.  Dos jogos de futebol à pelada no campo, do cinema aos domingos aos encontros escondidos, e até mesmo as fofoqueiras que não deixavam passar nada, tudo parecia ter um tempero especial.


(...) não existe onda sem vento.


Candinho e seus amigos eram inseparáveis nas gafieiras e nos ensaios da Portela, onde faziam bonito na comissão de frente da Escola de Samba, assim como na recém criada agremiação Em cima da hora que já encantava os foliões.  Os rapazes não eram vagabundos como muitos pensavam, embora amantes do samba e admiradores da vida noturna.   O carnaval e o samba, assim como a religiosidade, faziam parte da vida dos moradores, e é embalado por esse ritmo que surge um amor capaz de lutar contra todos os obstáculos em busca da felicidade tão sonhada.



Antônio Cândido, o Candinho, trabalhava duro em uma metalúrgica do bairro e era Ogã do centro espírita de Pai João.  O destino fez seu caminho se cruzar com a doce Maria das Neves, uma moça de família tradicionalmente católica, de criação conservadora, filha de uma respeitada costureira e de um alfaiate, também moradores do bairro. Mesmo com tantas diferenças, e principalmente diante do aparente conflito religioso que prometia impedir a aproximação do casal,  Candinho se apaixonou por Maria das Neves, a moça que sonhava em se formar professora, e ela também apaixonou-se pelo jovem dançarino. A verdade era que forças superiores traçavam um caminho lado a lado para os dois e lutavam para que fossem felizes ao final. 


Nós construímos nosso destino através de nossas escolhas (...)


José Leonídio nos encanta com essa história de amor, ladeada por diversas outras histórias que movimentavam o bairro de Cavalcanti no início dos anos 1960.  Fatos históricos e figuras que marcaram época, se entrelaçam com a ficção de Safiras de Candinho.  O romance, recheado de bom humor e uma escrita deliciosa, nos conquista já nas primeiras linhas, e nos faz sentir saudade depois da última página. O autor inseriu algumas notas no rodapé para agregar valor ao texto, e faz referência à músicas, compositores, acontecimentos e eventos, valorizando o cenário cultural da época. 



Com 568 páginas, folhas amareladas, fonte e espaçamento confortáveis, Safiras de Candinho nos leva a um lugar onde os valores se misturam, e até se confundem, com os desejos, criando fantasias e impulsionando paixões.  A boemia de uma época se refaz para falar sobre o amor de um sambista que ousou sonhar com a brancura da neve e do olhar cor de safira da menina que sonhava em ser professora.  A orelha é escrita pelo maravilhoso Carlinhos de Jesus, criado em Cavalcanti. Tenham uma ótima leitura!



Editora : Autografia
Páginas :  568
Edição : 1 (2022)
ISBN:  978-8551846971


Confira outras resenhas do mesmo autor

A Casa dos Deuses - Portais da Liberdade

A Casa dos Deuses - Os Guardiães

Atravessando a Pandemia



Clique aqui para comprar




Sobre o Autor


O dom de José Leonídio - romancista, poeta e cronista e que a vida toda exerceu a medicina obstétrica - é fazer nascer.  À literatura tendo a pesquisa como alicerce, dedica-se há duas décadas.  Começou com enredos para escolas de sambas, em seguida publicou o premiado "A Raposa do Cerrado" e é autor de "Portais da Liberdade" e "Os Guardiães", ambos da pentalogia "A Casa dos Deuses".  Escreveu ainda "Enredando Ilusões", "Facebookeando" e, mais recentemente, "Atravessando a Pandemia"


* Livro recebido em parceria

2 comentários:

  1. Gostei muito do livro. Ele conta parte da minha história, fala de minha mãe ao piano (Marina), de meu pai, professor do Instituto Benjamin Constant, de meu irmãos e de mim.
    E fiquei MUITO feliz dele dedicar o livro também
    . a minha mae

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que legal saber que tem um pouco da sua história e de sua família no livro. É um enredo encantador. Com certeza muitas partes ficarão marcadas em minha memória, e da sua mãe será com certeza uma delas com toda sua sensibilidade e arte.

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo