slide-slick

Resenha: À procura de Sophia - César Monteiro (Astrolábio)

em terça-feira, 10 de janeiro de 2023

A humanidade ainda não está pronta para ouvir a verdade.



À procura de Sophia - Uma odisseia espiritual na Chapada Diamantina, do autor César Monteiro, foi publicado em Outubro de 2022 pela Astrolábio Edições.  Uma jornada perigosa que ultrapassará as fronteiras do conhecido, levando um homem a trilhar caminhos misteriosos e refletir suas próprias convicções. 


Um grande trauma marcou a vida de Alexandre, um dedicado médico neurologista de São Paulo.  Ao perder a filha de apenas 8 anos em um trágico acidente de carro,  ele acabou  enfrentando um luto intenso, cercado de complexos sentimentos.   Diante da perda da pequena Clara, o casamento com Sophia, uma renomada cientista, foi se desfazendo diante das dores impostas pelo vazio da morte, ainda  que uma verdadeira amizade ainda ligasse o casal.  


O que somos não pode, nunca, ser destruído. 


Agora tudo estava prestes a mudar na vida desses dois.  Sophia, que fez parte de uma importante equipe científica internacional que descobriu a existência da Partícula de Deus, foi em busca de uma nova verdade confrontando seus próprios conceitos e crenças, deixando seu trabalho na Europa e se mudando para um local isolado na Chapada Diamantina, no coração da Bahia.  



A descoberta da Partícula de Deus poderia mudar as teorias sobre religião e fé, e talvez o mundo não estivesse preparado para conhecer suas novas concepções.   Sua descoberta era apenas o início de uma  nova era onde a ciência finalmente se aproximaria da religiosidade.  Contudo, importantes líderes religiosos sentiram-se ameaçados pelas novidades que poderiam surgir, acabando com o poder exercido sobre os fiéis ao longo de toda história.


O tempo é mera ilusão, meu caro.


É exatamente nesse contexto que Alexandre é avisado que sua ex-esposa está desaparecida e corre um grande perigo.   Líderes e fanáticos religiosos estavam dispostos a matar para impedir que Sophia revelasse suas novas descobertas, agora estampadas em um misterioso Manuscrito que ninguém sabia onde se encontrava.  Alexandre irá mergulhar em uma jornada surpreendente e perigosa à procura de Sophia, em uma odisseia espiritual na Chapada Diamantina, revivendo suas dores e redescobrindo sua fé.



Esse é apenas o pontapé inicial para um enredo recheado de aventuras, descobertas, teorias e perigos.  A partir desse ponto muitas coisas acontecem, mas contar seria estragar o prazer da descoberta durante a leitura que garante muitas surpresas e reviravoltas.  O autor César Monteiro criou uma trama envolvente que segura o leitor do início ao fim; uma verdadeira jornada rumo ao desconhecido. Cada capítulo te leva ao outro em um texto eletrizante, repleto de assuntos interessantes, aguçando a curiosidade para ir além do livro e pesquisar sobre cada um deles. 


Nunca fui de acreditar em coincidências.


A obra se revela inspirada no espiritismo clássico, como alerta o próprio autor já na apresentação, sendo um livro de ficção que não se destina à doutrinação (é importante ter isso em mente).  Como leitor, e admirador dos temas espiritualistas, posso dizer que À procura de Sophia não decepciona em nenhuma das vertentes, mesclando realidade, dogmas e fantasia em dose perfeita, mantendo completa harmonia.  Um leitor de fantasia poderá curtir a leitura sem ser forçado a nenhum conceito, assim como os conhecedores das doutrinas espíritas se envolverão com o enredo e suas movimentações, e terão uma experiência que irá além de suas crenças. 



A história é muito boa, repleta de ação e movimentações que deixam o texto fluído do início ao fim.   O contexto é interessante, bem conduzido, levando o leitor a seguir uma linha de ação crescente que vai se desenvolvendo a cada página.  O cenário  não deixa a desejar e faz jus à Chapada Diamantina, estampando paisagens e sensações do lugar. César Monteiro consegue recriar com maestria a atmosfera fantástica da região com suas belezas naturais e encantos místicos.  Os personagens são bem construídos, fazendo com que facilmente nos envolvam em suas ações.  Os vilões não se tornam forçados ou caricatos como muitas vezes acontece nesse tipo de leitura.


Para cada escolha existe uma consequência.


Para dar uma dimensão dos temas abordados dentro da trama estão:  a Partícula de Deus, como já mencionado, e diversas teorias científicas; sincronicidade; profeciasEQM - Experiência de Quase Morte; Seres Elementais; fanatismo religioso; vida após a morte; drogas; mitologia grega, entre muitos outros assuntos.   


Com 410 páginas, folhas amareladas, margem perfeita, fonte e espaçamento confortáveis, À procura de Sophia - Uma odisseia espiritual na Chapada Diamantina, divide-se em 23 capítulos, prólogo e epílogo, além de notas de rodapé com informações que agregam valor ao texto.  A foto da capa também faz parte do trabalho de arte do autor.  Um livro que indico, independente da crença de cada um, pois a linha principal é realmente a aventura que se desenvolve.  César Monteiro deixa um final fechado, sem pontas soltas, embora novas jornadas pareçam inevitáveis ao final.  E claro que nós queremos mais!  


Tenha uma ótima leitura!


(...) o fato de não poder demonstrar que algo existe, não garante que esse algo não exista de algum modo. 



Autor : César Monteiro
Edições Astrolábio
Páginas : 410
Edição : 1 (Outubro de 2022)
ISBN : 978-989-37-3656-2      




Sobre o Autor


César Monteiro é Administrador de Empresas, Consultor em desenvolvimento humano, Psicanalista diletante, Palestrante espírita, Montanhista e Fotógrafo especializado em fotografia de natureza.  Há 25 anos  atua como consultor empresarial.  Nesse período, trabalhou em multinacionais  da área de consultoria e atualmente é diretor de empresa de recursos humanos.  A busca pelo autoconhecimento o levou a explorar lugares remotos e escalar altas montanhas, no Brasil e exterior.  Como fotógrafo, realizou diversas exposições fotográficas, cedeu trabalhos para sites e periódicos e tem contribuído com a sua arte para incentivar a preservação do meio-ambiente. 

E-mail:  cesarmonteiro@cesarmonteiro.com.br

 


*Livro gentilmente enviado pelo autor.

6 comentários:

  1. Oi
    Eu adorei a sugestão é bem interessante e gostei da capa,não li nada do autor ainda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Se tiver a oportunidade, leia. Você vai gostar.

      Excluir
  2. Oiee...adorei! Não conhecia o livro, mas parece um tema que eu iria gostar de ler. Gosto de ler sobre EQM.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver a oportunidade, leia sim. O livro não foca em EQM, só cita em um trecho, mas tem muita coisa interessante no enredo.

      Excluir
  3. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro mas gostei bastante da proposta do autor. Também estudei Administração, que coincidência. Acredito que várias coisas podem mudar com o tempo, mas quem somos, nosso caráter, isso deve permanecer ao longo dos anos. Quanto ao espiritismo nunca li nenhum livro sobre, mas já fui à uma exposição e tenho curiosidade. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Érika, vc ter cursado Administração. Então, eu fui criado na igreja católica, onde ainda frequento, sem a frequência de antigamente. Eu sempre admirei a doutrina espírita kardecista, e nos últimos anos procurei ler mais sobre o assunto.

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo