slide-slick

Resenha: O Mestre dos Abraços - Celso Traub (Batel)

em quinta-feira, 4 de março de 2021

 (...) uma dor não desaparece simplesmente porque sobrevivemos a ela.

 


 O Mestre dos Abraços - Um olhar humano sobre o sofrimento, de Celso Traub, foi publicado em 2020 pela Editora Batel.  A vida se apresenta de modo singular para cada um de nós.  As alegrias, amores, frustrações e medos estão ligadas diretamente ao nosso ângulo de visão.  Às vezes é preciso alguém que nos guie por esse caminho.

 Meus impulsos permanecem contidos.  Mas eu os sinto.

 

Inevitavelmente, entre conquistas e alegrias, as dores fazem parte do crescimento e amadurecimento do ser humano.  Durante as últimas duas décadas o Psicoterapeuta Celso Traub reuniu diversos casos que passaram por seu consultório, e outros que vivenciou ao longo de seus estudos e vida profissional.  É assim, em meio a muitas histórias ouvidas de seus pacientes, que o autor passeia por suas lembranças, expondo suas próprias cicatrizes nesse livro. 


O mestre permanece vivo em mim.

 


A presença do pai moldou no menino as características fundamentais que carregou para a vida adulta.  Quando partiu, sua ausência deixou mais que lembranças, deixou ensinamentos e um vazio que se estendeu ao longo da vida.  Suas conquistas até hoje são dedicadas ao pai, O Mestre dos Abraços. As dificuldades, as dores e alegrias que sentiu tornaram-se instrumentos que o ajudou a se conectar com seus pacientes e suas angústias.  


  O vazio adormece nossas necessidades.

 


Sentia-se distante da mãe, que nunca lhe pareceu afetuosa, falta que carregou pela vida.  Todo esse sentimento é quase um desabafo, uma mágoa, mas a visão dos acontecimentos são muito particulares para analisar todas as coisas de uma forma mais ampla.  Talvez a inocência do menino não o deixou enxergar verdadeiramente a mulher que existia por detrás da máscara usada pela mãe com a aparente falta de carinho.

 

  Nunca aprisione uma pessoa que está em sofrimento.  Sempre deixe uma saída de emergência.

 

A ligação entre suas próprias memórias com os problemas apresentados por seus pacientes, que ganham capítulos com seus próprios nomes, funciona perfeitamente.  Cada história é como um pequeno conto, mas que ganha amplitude explorando as experiências e as memórias do autor.  Cada sessão em seu consultório é o retrato de alguém aprisionado que anseia por liberdade.  É muito interessante perceber a relação médico/paciente, e a forma como Celso Traub os ajuda a lidar com suas dores, frustrações, medos e dilemas.


 Ocultar a realidade é relativamente simples, num primeiro momento. 

 


Com 272 páginas, folhas amareladas, 30 capítulos, letras e espaçamento confortáveis, o autor nos conduz de forma emocionante através de seus relatos.  O amor pelo pai se destaca diante de tantas histórias, e é a grande homenagem feita por Celso em O Mestre dos Abraços.  Uma escrita sensível e emocionante que, com certeza, fará o leitor se reconhecer muitas vezes em diversas passagens.  

 

 Muitas de nossas capacidades dormem profundamente dentro de nós, aguardando serem necessárias. 

 

Boa leitura!


 
 
O Mestre dos Abraços - Um olhar humano sobre o sofrimento
Autor : Celso Traub
Editora Batel
Edição : 1ª Edição (2020)
Páginas : 272
ISBN : 978-65-87133-01-0
 


 
Onde Comprar

Encontre o livro nas melhores livrarias ou na própria editora através do e-mail meulivro@editorabatel.com.br

Sobre o Autor

  

 

Celso Traub nasceu em 1959 no bairro Bom Fim em Porto Alegre.  É filho e neto de refugiados russos que se estabeleceram no sul do Brasil em busca de uma vida melhor.  Desde criança foi apaixonado pelos livros e pela ativa cena cultural da sua cidade.

Formou-se médico na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde conheceu a Psiquiatria e grandes professores.  Nas últimas duas décadas é Psicoterapeuta em seu consultório privado na Lagoa da Conceição, na turística ilha de Florianópolis.



https://www.youtube.com/channel/UCBoEPNh2Q97kT2N0-SbvYkwhttps://www.instagram.com/oasyscultural/https://www.facebook.com/oasyscultural/
 
* Livro recebido gentilmente da Oasys Cultural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo