slide-slick

Resenha: Nenhum segredo é eterno - Gabriel Myslinsky (Aliança Cultural Edições)

em sexta-feira, 15 de maio de 2020

(...) os segredos não sobrevivem e os meus começarão a ser revelados , a partir de agora...


Nenhum segredo é eterno, de Gabriel Myslinsky, foi publicado em 2020 pela Aliança Cultural Edições, selo que pertence à Cultura em Letras Edições.  O selo traz títulos com temática LGBT. A vida não é ficção, e nem todas as histórias tem o seu final feliz.  As dores, muitas vezes, nos deixam à beira de um precipício, e basta um passo para alcançar o fim, revelando todos os seus segredos.

É uma história de fantasmas, perguntas, memórias, pessoas que aparecem em nossas vida por alguma razão e somem antes que possamos entender...  É uma história que pode acontecer com qualquer um.  É uma história de todos.

Às vezes nos deparamos com leituras difíceis, e foi assim dessa vez.  Esta é uma história real, o que nos leva a refletir sobre a fragilidade da vida.  Gabriel era um jovem rapaz como tantos outros, mas aos 25 anos, no dia 13 de julho de 2015, resolveu que a vida já não valia mais à pena. 

Você também já quis esquecer?  Já se sentiu confuso, sem saber o que fez de errado, procurando entender por que alguma coisa não deu certo para você?

Gabriel morava na pequena cidade Madre de Deus de Minas (MG).  Gostava de Rock e roupas pretas, que contrastavam com sua maquiagem e os cabelos vermelhos.  Em seu mundo não havia nenhuma regra além daquelas que ele próprio criou.   Ele era um ser livre, mas que um dia se rendeu às amarras de um mundo que lhe parecia cruel e injusto.


Menti porque a mentira era mais conveniente (...)

Ele viveu sem preconceito sua homossexualidade.  Andou de mãos dadas na rua, beijou em público seus namorados, frequentou festas e bares.  Diante da relação difícil com o pai, cercou-se de amigos que, aparentemente, compartilhavam a mesma realidade.  Experimentou os extremos, entorpecentes, álcool, mas descobriu que tudo isso ainda não era suficiente, nada anestesiava suas dores.  O acaso estaria prestes a lhe pregar mais uma peça.

Escrever é guardar a verdade, é a prova do que aconteceu, de verdade.

Como tantos outros jovens, Gabriel se apaixonou por pessoas que não eram do seu mundo. E nesses momentos ele se entregava por inteiro em relações que começavam como uma mera brincadeira, um passatempo.  O que antes parecia estar sob seu total controle, ia consumindo aos poucos sua vida.  O jovem rapaz percebia que todo o amor que sentia simplesmente não era retribuído da mesma forma.  Se sentia usado e rejeitado; e via seu amor aos poucos se transformar em ódio.

Sinceramente... eu gostaria de não ter sentimentos.  Gostaria de não me tocar, não me envolver, não sentir falta.  Daria tudo para me tornar uma pessoa fria de verdade, porque fingir frieza não está me livrando da dor.

Essa é a premissa das duas principais histórias que o próprio Gabriel viveu e nos conta.  Muitos de seus escritos foram reunidos nesse livro após sua partida.  O editor preservou tudo exatamente como estava, portanto alguns escritos não têm finalização, sendo que muitas vezes encontramos anotações ou mesmo nomes trocados que ainda passariam por revisões.  O livro traz ainda trechos do diário do autor e dois contos eróticos.


A paixão nos deixa confuso.  Distorce a realidade e talvez eu comece a escrever agora o que meu coração queria, não aquilo que foi verdade de fato.

É um livro que fala de amores e da dor de vivê-los intensamente.  Conhecemos personagens que fizeram parte de sua vida, e que, assim como surgiram, desapareceram, deixando um vazio avassalador.  Um deles foi Roberto, o cowboy que virou sua vida de ponta cabeça.  O outro foi Alê, que transformou aos poucos seus sentimentos.  Cada relacionamento culminou em um desfecho não esperado, levando Gabriel a trilhar rumo ao seu momento derradeiro.

Há momentos na vida em que o certo a se fazer é tudo, tudo menos o que a gente quer.

Naquela pequena cidade, onde todos sempre sabem tudo sobre os outros, qualquer pequeno detalhe toma uma proporção gigantesca.   A ilusão de que o passado turbulento havia passado e que havia encontrado o tão sonhado aconchego lhe deixava em paz.  Nesses momentos a felicidade parecia tão real.  Mas então as questões fervilhavam em sua cabeça e a cruel ausência de respostas sempre surgia novamente.

Não creio que a raiva seja algo pela qual eu deveria me sentir culpado.  Meu campo emocional sempre foi frágil, sensível, descontrolado...  Um pequeno estímulo era capaz de mudá-lo de estado, de lugar e fazer com que a ternura que eu alimentava pelas pessoas se transformasse instantaneamente em maldade.

Muitos amigos ficaram pelo caminho.  Frustração, desilusão, decepção e arrependimentos.  A tristeza o levou a um abismo, o único conforto eram os textos que escrevia.  Os sentimentos obsessivos dominavam seus pensamentos nos momentos de dor.  Eram desabafos, sentimentos que jamais ousou revelar.  Mas, Nenhum segredo é eterno.  A nós, leitores, não cabe fazer julgamentos, mas perceber a angústia do seu ângulo de visão.


Seria mais difícil esconder, acredite.

Com 362 páginas, folhas brancas, letras confortáveis, o livro contém algumas fotos do autor.   Occello Oliver, o editor, fez uma merecida homenagem na apresentação da obra, e nos emociona com esse belo e respeitoso trabalho.  Quantos amores Gabriel poderia ter vivido?  Quantas pessoas vivem os mesmos dramas?  Quantas vezes ignoramos a dor alheia?  Essas são somente algumas perguntas que nos fazemos.  Não se trata de uma biografia, mas de sentimentos estampados em cada página.  Ninguém poderia nos contar essa história de outra forma com tanta intensidade.  E que Gabriel possa saber, de alguma forma, em algum lugar, que a sua ausência deixou um enorme vazio no coração de muitos que ficaram.

Eu continuo fazendo o que sempre fiz por você.  Me calando, sentindo no silêncio para que você não se culpe por se sentir errado.  Porque ainda é errado e será apenas enquanto você não for forte o bastante para mim.

Quando o AMOR que eu sentia por ele foi negado, o ÓDIO foi minha única forma de reagir.  O ÓDIO caminha de mãos dadas com o AMOR, e os dois brigam para se apossar do ser humano.  Quando um enfraquece, o outro domina.  Foi o que aconteceu comigo.  Eu fiz tudo de mal que eu poderia fazer, pois se ele não era capaz de me amar, odiar ele poderia, e muito bem.  No fim das contas o perdi.


Páginas : 362
1ª Edição (2020)
Dimensão : 14x21cm
ISBN : 978-85-68209-20-2


Onde Comprar:


Sobre o Autor:

Gabriel Myslinsky nasceu em Madre de Deus de Minas (MG).  Foi descoberto pela Cultura em Letras Edições em uma seleção de autores para o livro de contos "Cultura, letras e contos", lançado em 2014.  Devido à espontaneidade de seu texto, foi convidado para participar da antologia seguinte em 2015, para o livro "Contos dos Deuses".  Porém, ao acaso do destino, Gabriel faleceu precocemente, aos 25 anos, meses antes do lançamento, deixando seu texto inacabado.  Seu capítulo foi reservado, cabendo à Cultura em Letras homenageá-lo na obra.  Para manter viva sua memória, lançamos esta coletânea de textos de Gabriel, que demonstra sua voracidade em todos os ciclos de sua breve vida.

* Livro enviado gentilmente pela Cultura em Letras Edições.

18 comentários:

  1. 👍🏻 Uma dica bastante interessante!
    🏠 Que façamos do nosso lar, um local sagrado e cheio de luz.
    15 de maio, dia internacional da família.
    ☕ Força, fé, casa e café!

    ResponderExcluir
  2. Esse é um dos livros que são forte, é uma história que pode acontecer com qualquer rapaz, um rapaz que amava mais se sentia usado, é um livro marcante, uma ótima indicação de livro, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente vê o sofrimento que ele guardava pra ele e só desabafava na escrita. É triste saber que o final foi assim.

      Excluir
  3. oi!
    Eu gostei da sugestão de livro não conhecia o trabalho do autor, a historia é bem interessante...

    ResponderExcluir
  4. Olá! Achei o tema bem forte né? Geralmente a gente vê esse tipo de tema com mulheres e dessa vez parece que os papéis se inverteram. Eu gostei demais, uma ótima dica de leitura. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Julli. Os dramas pessoais, que muitas vezes levam ao suicídio acontecem com homens e mulheres sim. Obrigado pela visita.

      Excluir
  5. Nao conheci o livro. Mas parece uma trama sensacional e forte. Infelizmente muitas pessoas nao sabem respeitar a diferença do outro.
    Bjus❤😘

    ResponderExcluir
  6. Olá Evandro !
    Lendo sua resenha sinto o desespero de Gabriel da angústia pelo pai não o aceitar , pela família e pela cidade saber que ele era gay e parece que ele vivia intensamente pois não ligava de andar de maos dadas e beijar na rua. Acho que todos nós vivemos amores bandidos e Gabriel viveu porém desistiu de viver por não aguentar sofrer pelas pessoas . Triste isso. Muito triste... Adoraria ler q apesar de tudo ela foi vitorio, mas me deparo com um garoto de 25 anos que desistiu de sua vida por conta das pessoas erradas . Hj ele teria 30. E tenho certeza como aconteceu comigo que ele teria uma outra cabeça e não desistiria da vida. Ótima resenha. Amei!!! Bjs e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Karina. Muito triste. São coisas que acontecem com todos nós em alguma fase da vida, mas cada um encara de um jeito. Por trás de um garoto aparentemente forte e seguro de si, achava-se um garoto frágil que não suportou suas dores.

      Excluir
  7. Querido como sempre sua resenha é ótima, não li ainda, achei muito interessante o livro, sabe é muito triste pensar que estamos em 2020 e ainda tem pessoas que não sabe respeitar a diferença dos outro, beijinhosssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Rúbia. Não sabemos a dor que às vezes uma palavra causa a outra pessoa.

      Excluir
  8. Resenha bem feita que fala? interessante essa história, confesso que não conhecia mas despertou o meu interesse para conferir.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse autor, mas só de ler a resenha vi que o trabalho dele é maravilhoso. Amo livros que abordam histórias fortes.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo