slide-slick

Resenha: Malorie - Josh Malerman (Intrínseca)

em quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Não me peça para olhar.



Malorie, a tão desejada sequência do fenômeno mundial Caixa de Pássaros, do autor Josh Malerman, foi publicado no Brasil pela Intrínseca em 2020.  Nesse novo thriller psicológico o perigo parece ainda maior, mas Malorie e os filhos terão que sair de um lugar seguro e enfrentar um desafio ainda mais assustador.


Você pode fazer tudo o que puder para evitar o novo mundo, mas, de um modo ou de outro, em breve ele vai bater à sua porta.


Depois dos perigos enfrentados por Malorie na difícil jornada às cegas pelo rio, lutando pela segurança das duas crianças ainda pequenas,  buscando uma esperança para mantê-los vivos, acompanhamos a chegada deles na Escola para Cegos Jane Tucker, onde finalmente pareciam seguros em um lugar preparado para enfrentar os novos tempos e seus desafios.   Assim terminamos o primeiro livro, e, embora, muitos leitores tenham se contentado com o ponto final, sem imaginar  nenhuma razão para continuar a trama, muitos outros estavam cheios de perguntas, ansiosos para saber o que aconteceu com Malorie e seus filhos, e o que o futuro reservaria para eles nesse mundo sombrio e assustador onde abrir os olhos poderia ser mortal.   Eu, particularmente, estava ansioso por uma continuação, queria saber mais sobre o lugar onde chegaram, e, claro, conhecer mais sobre as terríveis criaturas.



Tudo o que fazemos é sobreviver!


No novo livro, um grande caos obrigou Malorie e seus filhos a fugirem novamente.   Agora, 12 anos depois, eles vivem protegidos em Yadin,  um velho acampamento de verão abandonado em um canto de Michigan, que sempre supriu todas as necessidades; pelo menos até agora.  Malorie aprendeu a sobreviver durante todo esse tempo, fazendo da segurança sua maior prioridade, afinal ela acredita que agora basta ser tocada por uma criatura para perder o juízo e destruir tudo à sua volta.  


Não há passado nem presente atrás da venda.  Nenhuma linha reta.


A rotina apresenta novas dificuldades, afinal controlar Tom e Olympia, agora adolescentes, que já nasceram nessa nova realidade, é impedir que realizem o desejo de conhecer outras pessoas e o mundo lá fora.  Ter na mãe a figura de uma mulher autoritária e controladora, cheia de regras de sobrevivência, gera conflitos maiores do que seriam esperados nessa idade.



Quantas vezes uma pessoa pode fechar os olhos?


Tom é destemido e curioso, sonhando em descobrir uma forma de enfrentar e vencer as criaturas; enquanto Olympia é uma leitora voraz, que passou a conhecer o mundo através dos diversos livros que encontrou pelo caminho.  Enquanto Tom é pura emoção e imprevisível em suas experiências, a menina parece medir as atitudes, analisando cada ação, sendo a balança que equilibra a relação entre os três.  


Às vezes guardar segredos é a coisa certa a fazer.


Tudo muda de repente com a visita de um homem que diz estar realizando um censo, trazendo uma notícia que faz Malorie violar suas próprias regras de segurança.  Valeria mesmo à pena caminhar com os olhos vendados por 50 quilômetros para embarcar em um trem, aparentemente a única forma possível de viajar no novo mundo, simplesmente para buscar um reencontro com o passado que julgava perdido?  E se nada disso fosse real?


O homem é a criatura a ser temida.


Enquanto Malorie planejava com segurança a nova jornada, o jovem Tom sonhava com outra suposta novidade:  a cidade de Indian River, liderada por uma líder chamada Athena Hantz, um lugar onde diziam que alguém havia capturado uma das criaturas.  Se para Malorie, isso poderia ser considerado um grande perigo, para Tom era apenas um lugar onde as pessoas enfrentavam seus medos e não viviam trancafiadas dentro de casa.  Se para ela o melhor era manter distância, para ele era exatamente o lugar onde gostaria de estar. 



E quem pode dizer o que é real no escuro?


Nessa nova viagem, o encontro com a incerteza e o perigo constante, carrega o mesmo clima de tensão, terror e insegurança que fizeram de Caixa de Pássaros um grande sucesso de vendas.  O trem-cego seria um lugar seguro ou traria de volta antigos fantasmas, ainda mais perigosos que as próprias criaturas?  Malorie teme pela segurança dos filhos, Olympia é inteligente e guarda seus segredos, e Tom conhece todas as teorias...  Com as experiências vieram novos aprendizados e descobertas. E se ele pudesse mudar as coisas?  Quem sabe não poderia salvar o mundo?  E se seus caminhos se separassem?


Não estamos sozinhos.


Com 288 páginas, folhas amareladas, fonte e espaçamento confortáveis, Malorie segura o leitor através de uma leitura fluída, marca já registrada do autor, que não se prende em detalhes ou grandes suspenses.  É legal ler o depoimento de Josh Malerman no Epílogo, sobre a forma como escreve seus livros, até para que possamos entender seu estilo.  A tradução é de Alexandre Raposo.  Acredito que o livro cumpre o seu papel, embora algumas perguntas ainda fiquem sem respostas, mas responde-las seria fechar a possibilidade de novos livros no futuro, e embora essa não seja a intenção do autor, sabemos que o mercado é quem dita as regras, movido pelo possível potencial de lucro de uma obra.


Tenha uma ótima leitura!


Autor: Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Tradução: Alexandre Raposo
Edição: 1ª (2020)
Páginas: 288
ISBN: 978-65-5560-025-4


Sobre o Autor


Josh Malerman é autor best-seller do The New York Times, além de cantor e compositor da banda de rock High Strung. Seu romance de estreia, Caixa de Pássaros, serviu de inspiração para o bem-sucedido longa-metragem Bird Box, da Netflix.  Seus outros títulos incluem Piano Vermelho, Uma casa no fundo de um lago e Inspeção, publicados pela Intrínseca.

8 comentários:

  1. Não consigo parar de ler essa resenha, é incrível e já virei fã.

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada do autor mas já ouvi falar super bem, agora fiquei ainda mais curiosa com esta publicação ;)

    https://www.abellaeomundo.com/

    ResponderExcluir
  3. É um livro surpreendente, uma história que deixa o leitor grudado nas páginas, confesso que fiquei muito curiosa.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Evandro, preciso ler esse livro logo, pois, ao ler a resenha e saber a sua opinião, minha curiosidade aumentou!! Li e assisti o filme "Caixa de pássaros", então quero acompanhar o drama da Malorie e seus filhos nessa sequencia. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Eu gostei da sugestão de livro, ainda não li nada do autor é bem interessante 📚

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Eu assisti o filme e na época fiquei curiosa para saber se haveria uma parte 2, a tua resenha atiçou a minha curiosidade em ler os dois livros, pois pela tua resenha devem ser ainda melhor do que pela tela.

    ResponderExcluir
  7. Gostei da sugestão, ainda não conhecia esse autor, mas parece uma boa opção de leitura.

    ResponderExcluir
  8. O assunto abordado no livro é uma trama cheia de suspense, gosto quando envolve psicologia. Ótima sugestão de resenha, permite conhecer um pouco sobre o autor e sua obra.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo