slide-slick

Resenha: Atravessando a pandemia - José Leonídio (Autografia)

em quinta-feira, 13 de janeiro de 2022


Atravessando a pandemia
, de José Leonídio, foi publicado pela Editora Autografia no final de 2021.  Um vírus extremamente contagioso e com um alto índice de mortalidade mudou nossos hábitos, deixando uma grande lacuna em nossas vidas.  O que parecia o roteiro de um filme de ficção se tornou real, obrigando a população mundial a isolar-se dentro de casa e seguir normas rígidas de segurança. 

 

Os dois últimos anos foram muito difíceis. Diante de um cenário ainda pouco conhecido por médicos e cientistas, foi preciso se reinventar para não mergulhar no pânico que acabou se alastrando pelo mundo.   A doença se espalhou rapidamente, perdemos parentes, amigos e conhecidos.  O medo se tornou real e pesou sobre cada um de nós a responsabilidade de proteger àqueles que amamos, além de garantir o próprio bem estar.

 


Naquele primeiro momento, José Leonídio, médico por formação e escritor por devoção (como ele mesmo se intitula),  assim como muitas outras pessoas, se afastou do convívio social, tentando se preservar do contágio altamente perigoso.  Durante esse tempo, sua arte se fez viva e amenizou os dias tortuosos do isolamento.  A escrita tornou-se um bálsamo diante do inevitável, e as redes sociais simbolizavam  um oásis para diminuir a saudade de amigos e familiares.

 

O livro Atravessando a pandemia reúne crônicas escritas durante esse período e publicadas em sua maioria na internet.  São temas do cotidiano e reflexões sobre assuntos do momento atual.  Em suas páginas encontramos política, família, sociedade, religião e muito amor à cidade do Rio de Janeiro.  Realidade e ficção se misturam para contar sobre um tempo que ficará para a história.


 

Assim como muitos negaram a pandemia, recusaram as vacinas, outros sonharam com o dia que tomariam a primeira dose.  Muitos outros nem mesmo tiveram a oportunidade de se vacinar, pois a doença levou 620.251* pessoas somente no Brasil.   Hoje, dois anos depois, com várias vacinas autorizadas ainda percebemos que a ignorância de alguns nos impede de vencer mais rapidamente esse vírus.  Ainda temos esperança em dias melhores, de nos reerguer, não como vencedores, pois não há vencedores nessa guerra, mas como sobreviventes.

 

 

Com 164 páginas, folhas amareladas, com fonte e espaçamento confortáveis, o livro nos mostra que a esperança pode renascer nesses dias difíceis.  A obra contém 31 textos divididos em partes:  Sumário, No início, Cotidiano, Reflexão, Durante, Tempo, Religião, E agora? -  É possível reinventar-se diante do inevitável!  Os últimos anos nos deram a oportunidade de refletir, reestruturar e ressurgir mais fortes.   A COVID-19 provou o quanto somos vulneráveis diante da vida, e o quanto cada minuto é precioso para ser perdido com futilidades.  É preciso amar e viver intensamente cada segundo de nossa existência.   Boa leitura!


Atravessando a pandemia

Autor: José Leonídio
Editora: Autografia
Páginas: 164
1ª Edição (2021) 
Dimensão:  14x21
ISBN: 978-85-518-2837-3
 
 
 
 


Onde Comprar



Sobre o Autor

 

José Leonídio é médico por formação e escritor por devoção.  Deu os primeiros passos nas letras com enredos para escolas de sambas e blocos. Atravessando a pandemia é seu sexto livro.  Em 2001, publicou o primeiro romance,  A Raposa do Cerrado, que recebeu Menção Especial da União Brasileira de Escritores e Prêmio Érico Veríssimo.  É autor dos livros Portais da Liberdade - lançado em 2018 - e Os Guardiães - de 2019 -, os dois primeiros da pentalogia " A Casa dos Deuses".  Também em 2019 publicou os livros Enredando ilusões e Facebookeando.  No prelo, está Safiras de Candinho, romance sobre o bairro do subúrbio da Guanabara, sua paixão e área de estudos há 20 anos.


620.251* - dados do dia 11/01/2022

 Livro recebido gentilmente através da agente literária Andrea Drummond.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo