slide-slick

Autor: Manoel Santos

em terça-feira, 8 de agosto de 2017

Manoel Flor dos Santos nasceu em Santo Anastácio, interior de São Paulo e, atualmente, mora em Presidente Prudente - SP.  Sempre nutriu uma grande paixão pelas ciências exatas, formando-se em química.  O amor pela literatura, cultivado desde a infância, cresceu e tornou real o sonho de escrever seus próprios livros.  A primeira obra, As Freiras que só ouvem Rock, foi publicada pela Editora Dracaena e alcançou grande repercussão no meio literário O segundo livro, Os Malogrados, foi publicado pela Planeta Azul Editora e, recentemente, O despertar – Uma saga em dois atos foi publicado pela Editora Giostri sob o pseudônimo Maleno Maia, com distribuição também em Frankfurt e Madri.  Além dos três livros citados, participou também de coletâneas de contos e poesias.
Desejo boas vindas ao Manoel e muito sucesso em sua carreira.  Conheçam um pouco mais sobre suas obras e em breve teremos resenhas novas por aqui.

"É evidente que para ser um grande escritor, antes de mais nada, devemos ser grandes leitores; é isso que fui desde a minha infância. Sempre fui um apreciador da literatura e logo percebi que poderia estabelecê-la como uma profissão. Os romances sempre me encantaram e é o meu estilo literário favorito, então pude um dia enfim concretizar um trabalho dessa vertente." (Manoel Santos)

OBRAS 

 1. AS FREIRAS QUE SÓ OUVEM ROCK 

Esse livro pode ser adquirido diretamente com o autor pelo facebook. 


SINOPSE: Em primeiro lugar, o título advém de três jovens moças que participam de um concurso de bandas e adotam o nome de “As freiras que só ouvem rock” para o grupo. Este concurso é celebrado numa festa à fantasia, onde elas vestem-se de freiras e depois participam do evento dançando e cantando músicas de rock. Mas tudo deixa de ser alegria quando na noite da festa, os seus respectivos namorados sugerem que todos eles roubem um bar. O que fica em evidência é o latente desejo em se firmar no mundo da música. E como ficaria a vida dessa garotas após o roubo nos bares? Há uma incógnita nisso, pois a partir desse inconveniente e por se deixarem influenciar por outras pessoas, acabam entrando numa corrida contra o tempo, para se safar dos erros cometidos e pela busca da tão sonhada carreira.

Editora: Dracaena
Classificação: romance policial, aventura, problemas entre pais e filhos. 


2. OS MALOGRADOS 

Gênero: Romance
Ano em que se baseia: 1763
Local: Reino de Cádiz em Castelha
Planeta Azul Editora

Romance que evidencia os obstáculos que as pessoas encontravam no amor, nos desejos e nas conquistas de uma vida prazerosa. Além do mais fala do ser forte e do fraco, delineando seu comportando em várias situações. Fatos envolvendo o sofrimento dos marginalizados da época como escravos, mulheres, cristãos-novos estão bem focados. O tema sobre o Iluminismo e a Inquisição tem grande respaldo, em virtude de apresentar personagens idealizadores da primeira vertente, mas também há aqueles opositores, seguidores árduos da Igreja, como um inquisidor basear-se em premissas defendidas na época da Inquisição da Idade Média; ele passa a manifestar-se numa era de revoluções e transformações, opondo-se aos novos ideais Iluministas e políticos. Em suma, a obra descreve a incessante busca de ideais dos personagens. 
A história tem como protagonista a jovem Marta; moça recatada que presenciou e viveu as turbulências e transformações que ocorreram em meados do século XVIII. Ela era filha de ex-barões, que perderam o condecorado título em virtude de serem acusados de conspiradores, embora os crimes nunca foram comprovados. Apaixonada por Lúcio, o príncipe do reino, passou a travar encontros amorosos com ele sem a permissão do rei e da rainha. Se acaso os soberanos soubessem que eles ainda se encontravam, mandariam matar tanto ela quanto os pais dela. 
A obra ainda tem como pano de fundo a Inquisição, a desordem política do país e a briga feroz e incessante entre ciência e religião. E por isso Marta criou forças não só para lutar por alguém que ama, mas também criar vínculos para a melhora das condições de vida dos mais próximos. 
Com uma gama extensa de personagens, o livro retrata vários fatos de época nos quais Marta é a principal mentora. As dificuldades encontradas entre escravos, mulheres e seguidores de outras doutrinas religiosas é bem relevante. Em suma, a obra descreve a incessante busca de ideais dos personagens, mais precisamente de Marta e do príncipe Lúcio, o homem que ela sempre declarou amar. 

Classificação: Romance épico, história geral, lutas constantes por mudança.

PRINCIPAIS TEMAS ABORDADOS:
Soberania, Arcadismo, Iluminismo, Inquisição, Ciência, Religião, Oposição de Ideais e Busca Incessante de Ideais.

CENÁRIOS:
Palácio Real
A Vila
Prédio do Santo Ofício (Sede da Inquisição)
Eventual Arcádia
Bosque
Taverna
Cadafalso da forca no centro da vila


3. O DESPERTAR – UMA SAGA EM DOIS ATOS

Helga é uma jovem feliz e realizada em seu casamento com Jorge e as duas filhas gêmeas, Helena e Heloísa. Durante uma viagem, eles sogrem com a ação de uma quadrilha e Jorge e Heloisa são separados de helga e Helena. Ariston, um conhecido da família, surge como alguém que pode consolá-la e ajudá-la a esquecer os maus momentos. 
Quinze anos se passam. Helga não consegue esquecer o que lhe aconteceu, e conta com o apoio da mãe, Roseli, para enfrentar sua infelicidade. Helena a esta altura é uma adolescente tímida e retraída, que se contenta em ver os grupos de jovens de sua idade da janela de seu quarto ao invés de ir juntar-se a eles como seria mais esperado e muito mais prazeroso. Até que uma grande reviravolta acontece na vida da família – uma vez mais

Editora Giostri
Classificação: Aventura, Dramas familiares, Saga no mundo artístico, que envolve teatro, dança e música. 

Neste livro há uma simbiose entre ficção e realidade. Ele foi escrito numa estrutura que imita os espetáculos de ópera ou de dança, pois nele atribui a ideia de que a vida imita a arte. 

Contatos do Autor:

 https://www.facebook.com/manoel.santos.167


FanPage

As freiras que só ouvem rock 
 https://www.facebook.com/AS-FREIRAS-QUE-S%C3%93-OUVEM-ROCK-203127419737753/

Os Malogrados
https://www.facebook.com/OS-MALOGRADOS-205664196152880/

O Despertar - Uma saga em dois atos
https://www.facebook.com/O-Despertar-Uma-Saga-em-Dois-Atos-101231559974986/



36 comentários:

  1. Oi, Evandro!
    Puxa, foi muito bom abrir esse post e conhecer mais um autor nacional e suas obras. Vou anotá-las e procurar mais informações pelos links deixados na postagem! Obrigada!
    Abraços,
    Drica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Drica. Obrigado pela presença. É maravilhoso conhecer tantos talentos na nossa literatura.

      Excluir
  2. Que prazer tomar conhecimento de mais um autor nacional e que, aparentemente, tem um talento incrível! A obra que mais chamou a minha atenção foi Os Malogrados, fico imaginando o quão conflitante pode ser uma história que se baseia em uma época de choque de pensamentos com consequências até mesmo mortais, quero muito saber o desfecho. Se fizer alguma resenha sobre esse me avise por favor.
    Abraços 😊

    ResponderExcluir
  3. Olá Evandro, tudo bem?
    Eu não conhecia o autor, mas amei a indicação. Deve ser tão bacana ter o seu trabalho reconhecido em outros lugares também né? Parabéns ao Manoel, que ele alcance a cada dia mais sucesso. Gostei muito do último livro "O despertar – Uma saga em dois atos" e vou procurar saber um pouco mais dele.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. ola tudo bem ? gostei de saber um pouco do Manoel e de suas obras, entre elas estou pensando em ler as freiras que só ouviam rock, se deixaram levar pelos outros e quase poem fim na carreira tão sonhada. como vão sair dessa só vou descobrir lendo .bjssss

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia ainda o Manoel Santos e só consigo me perguntar "por quê?". Eu fiquei MUITO curiosa com o livro As Freiras Só Ouvem Rock! É totalmente o meu estilo, me chamou demais a atenção e parece ser muito bom. Assim todos as outras obras dele. Muito bacana você nos apresentar talentos brasileiros assim, pois com certeza muita gente como eu irá conhecer mais e apreciar os ótimos trabalhos. Adorei

    ResponderExcluir
  6. olá!
    Não conhecia este autor, adorei conhecer um pouquinho das obras dele. A história "AS FREIRAS QUE SÓ OUVEM ROCK" me despertou a curiosidade, vou procurar para ler. Adorei sua indicação.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Olá Evandro, tudo bem?

    Eu adoro seus posts, pois sempre saio daqui muito interessada nos autores nacionais que você nos apresenta. Não conhecia o autor em questão, mas fiquei bem curiosa, pois suas obras são muito diferentes uma da outra, o que já é um grande diferencial. Fiquei muito curiosa com "As freiras que só ouvem rock" e "O Despertar", pois as capas e premissas estão incríveis!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi tudo bem? Eu adorei as indicações, esse primeiro livro que você fala (as freiras que só ouvem roc)k logo de cara ja fiquei curiosa para ler esse livro, parece bem interessante, fiquei curiosa pra saber mais e quero ler esse livro com certeza. Sucesso

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse autor, mas gostei muito das sinopses dos livros dele. Desejo que a parceria de vocês seja bastante promissora, viu?

    ResponderExcluir
  10. Oi, Tudo bom?
    Eu não conhecia o autor, mas foi uma surpresa muito agradável esse novo conhecimento, fiquei interessada em As freiras que só ouvem Rock, parece bem interessante.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  11. Os Malogrados é um romance.Eu tenho muita curiosidade para ler esse livro. Agora que estou vendo a foto do autor, ele é um jovem muito talentoso, esse livro é muito popular no meu bairro. Parabéns, eu amei te conhecer Desejo muito sucesso.

    ResponderExcluir
  12. Caramba, já 4 livros publicados! Muito bom! Parece ter obras muito interessantes.
    Um abraço do Marcelo Júnior do Mistérios Literários

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Muito bom saber que hoje em dia as pessoas estão conseguindo publicar seus livros, gostei muito de conhecer um pouco sobre o autor e os livros são bem interessante, adorei as freiras que só ouvem rock.

    http://fabiisanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Estou louca para ler o primeiro livro, sei lá, me chamou atenção. É gratificante saber quando autores nacionais conseguem lançar seus livros.

    ResponderExcluir
  15. Adorei conhecer mais um bom autor nacional! Acho que devemos cada vez mais valorizar o que temos de bom em nosso país! Confesso que o livro das freiras me atraiu muito! Achei muito legal!

    ResponderExcluir
  16. Olá Evandro!

    Sempre a trazer-nos e a divulgar escritores do seu país. Acho isso extraordinário!
    E concordo com o Manoel quanto à necessidade se se ser grande leitor (ler muito e saber apreciar o que se lê), se se quer ser escritor (já nem digo grande!) ;)
    Desejo um enorme sucesso ao Manoel Santos e para o seu blog (AtraenteMente)também!Continue com este seu bom trabalho!

    Abraços aqui de Portugal
    A maga

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda não conhecia esse autor, mas tem obras que parecem muito boas. Esse as freiras que só ouvem rock achei que era terror pela capa hahahaha, parece ótimo.

    ResponderExcluir
  18. Amei a indicação de mais um autor nacional que eu ainda não conhecia.
    Achei muito interessantes as obras dele e já quero começar lendo Os Malogrados.
    Amo romances e essa historia me conquistou , achei a capa bem intrigante e muito interessante.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  19. Nossa, pelas sinopses gostei muito do O despertar.
    Gosto muito dos teus posts, sempre muito bem escritos e claros.
    Ótimo conhecer bons escritores nacionais.

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Sempre defendo que a literatura nacional é incrível e é marvailhoso conhecer novas pessoas, novas histórias!

    Fiquei interessadas nos livros e já anotei os nomes aqui

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Olá! Que bom você trazer essas indicações. ainda não conhecia o autor, nem os livros. Dos três, gostei da história de As freiras que só ouvem rock e de O Despertar - Uma saga em dois atos. Achei elas bem interessantes! Abraços

    www.biashaina.com.br

    ResponderExcluir
  22. Que prazer conhecer mais um autor maravilhoso o Manoel Santos, é muito bom quando conhecemos um autor nacional. Gostei bastante das obras do Manuel Santos, esse rapaz tem talento, fiquei bastante interessada no livro O Despertar - Uma saga em dois atos a ´história é incrível, abraços.

    ResponderExcluir
  23. amados adorei conhecer e que vontade ler sao meus favoritos AS FREIRAS QUE SÓ OUVEM ROCK e o despertar

    ResponderExcluir
  24. Adorei conhecer o autor Manoel Santos!fico maravilhada a cada visita,pois conheço mais um talento da nossa literatura,sucesso ao Manoel Santos e para você!Bjss

    ResponderExcluir
  25. Olá muito legal o seu blog.
    Gostei dessa dica e sobre um pouco da história desse autor que não eu conhecia. Fiquei curiosa para ler as freiras que só ouvia rock e o despertar me chamo muito atenção.

    ResponderExcluir
  26. Olá, adorei a dica, eu não conhecia nenhum livro e nem o autor. Tenho certeza de que eles são muito bons de ler.

    ResponderExcluir
  27. Amado eu ainda não conhecia o Manoel Santos! que prazer conhecer mais um autor Brasileiro, parabéns pela parceria, beijinhossssssssss

    ResponderExcluir
  28. Oi tudo bem ?
    Eu não conhecia o Autor e nem as obras, mais adorei as dicas.
    Parabéns pela parceria.
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Oi Evandro,boa noite!
    Parabéns por mais uma parceria de sucesso em seu blog!
    Eu também não conhecia o autor nem suas obras,claro,mas que bom que aqui em seu blog estamos sempre sendo apresentados a novos autores e novas possibilidades de leitura!Obrigada!Abraço.

    ResponderExcluir
  30. Oi Evandro ,bom dia!!!
    Eu sinceramente ainda não conhecia o autor,mas se vc está indicando sei que vem coisa boa ...
    Valeu pela dica...

    ResponderExcluir
  31. Primeiro parabéns pela parceria, muito bom poder conhecer mais um autor brasileiro. Dos livros que postou a sinopse fiquei curiosa para ler "As freiras que só ouvem rock" e "O despertar" parecem histórias super interessantes.

    ResponderExcluir
  32. Essa parceria tem tudo para da certo e espero que seja um sucesso ainda mais para os dois, quanto aos livros, o que me deixou bem curioso em ler é "AS FREIRAS QUE SÓ OUVEM ROCK", por curtir rock vou querer achar um tempinho para ler esse livro

    Abraços
    Rafael

    ResponderExcluir
  33. Gostei muito das suas postagens porque amo livros já li vários, mais estes da sua postagens não li ainda, mais me despertou a vontade de ler O DESPERTAR.
    parece bom parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  34. Oi, Evandro. Tudo bem?
    Ainda não conhecia o autor, fiquei feliz de saber mais sobre ele e um pouco de cada obra dele. Já fiquei curioso para saber um pouco mais sobre as histórias. Vou aguardar ansioso para ver em breve resenhas aqui no blog sobre as obras.

    Abraço!

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir
  35. Não conhecia esse autor, achei interessante o nome as freiras que só ouvem rock, achei diferente, gostei de saber um pouco sobre esse autor.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo