slide-slick

Resenha: Tempo Incerto 2 - Não faça isso! - Mauro Franco (Cultura em Letras Edições)

em segunda-feira, 25 de maio de 2020

Não existe nada tão poderoso quanto o destino.


Tempo Incerto 2 - Não faça isso!, de Mauro Franco, foi publicado em 2019 pela Cultura em Letras Edições.  Viajar no tempo pode parecer fascinante, mas visitar o passado tem seu preço.  É impossível interferir na história e não sofrer as consequências do destino.

Sandra é filha de Fábio, personagem principal do primeiro livro.   É com ela que os leitores viajarão no tempo nesse novo enredo.  Disposta a buscar respostas e confirmar as histórias contadas pelo pai, a moça acaba chegando à Lavanderia dos Escravos no Parque Lage, no Rio de Janeiro.  O lugar é um dos elementos principais no enredo de Mauro Franco, um portal que possibilita transitar no tempo, embora esconda riscos que podem alterar toda a realidade conhecida.


Dessa vez vamos conhecer a história de Diara, a avó de Sandra, capturada ainda criança na África e trazida em um Navio Negreiro para o Brasil.  As agruras vividas por ela em uma fazenda de engenho do Século XVII tem como desfecho o envio de seu filho Fábio para o Século XX, como acompanhamos no primeiro volume.  O passado de Benedito, o homem mais  misterioso desde o início da trama, é revelado em detalhes.  Alias, ele é a personagem mais emblemática dessa história, já que Sandra parece confusa e instável durante todo o livro, talvez reflexo das viagens de seu pai Flávio no passado.


No ano de 1690, Sandra mergulha em uma atmosfera completamente diferente de seu universo.  Acompanhada de Diara e Benedito em um antigo quilombo, a moça acaba se apaixonando pelo guerreiro Cauê, um índio tamoio sobrevivente de uma das tribos que habitavam a região.  Mesmo disposta a abandonar tudo em nome da grande paixão, a moça é convencida a retornar ao seu tempo presente devido ao risco de interferir na linha de sua história, alterando toda a realidade conhecida.

O grande dilema da personagem é encarar a realidade que encontra ao retornar.  Seria possível assumir o novo destino encontrado e esquecer para sempre o seu amor do passado?  "Não faça isso!" é o único conselho ouvido do velho Benedito.  Mas, talvez, uma forte paixão fosse motivo suficiente para se arriscar em mais uma viagem no tempo em busca da felicidade que parecia tão próxima.


O livro transita por vários anos, evidenciando 1690 e 2016.  Também temos acontecimentos de 2000 e 2015.  É sempre fascinante imaginar a possibilidade de transitar entre passado, presente e futuro.  O enredo também explora, mesmo que superficialmente, a ideia de uma realidade espelhada.   Tempo Incerto 2 - Não faça isso! mexe com nossa imaginação.  Outro ponto positivo é ter o Rio de Janeiro como cenário, uma cidade sempre fascinante.   Nesse enredo o destaque é para a Lagoa Rodrigo de Freitas, além do Parque Lage e do Jardim Botânico.

Com 228 páginas brancas e letras pequenas, Mauro Franco mais uma vez nos mostra o fascínio das viagens no tempo misturando realidade e fantasia.  O livro é narrado em 1ª pessoa por Sandra, contendo 6 fases.  A gravura da capa reproduz a obra Curumim, óleo sobre tela, de Vera Lucia Gonzales Teixeira, presidente da Academia Brasileira de Belas Artes.  A imagem retrata a Lagoa Rodrigo de Freitas, e nos remete a um importante trecho do livro.

Boa leitura!

(...) a volta no tempo sempre altera o futuro.


Tempo Incerto 2 - Não faça isso!
Autor:  Mauro Franco
228 páginas
Edição: 1ª (2019)
Dimensão:  14x21 cm
ISBN:  978-85-68209-21-9




http://www.culturaemletrasedicoes.com.br

 https://www.instagram.com/culturaemletrasedicoes/https://www.facebook.com/culturaemletrashttps://twitter.com/CulturaemLetras

  https://www.skoob.com.br/usuario/2039572-cultura-em-letras-edicoes



Onde Comprar


Livro Físico

http://www.culturaemletrasedicoes.com.br/loja-virtual-assessoria-para-autores/



Sobre o Autor

Mauro Franco é jornalista e turismólogo, editor dos jornais de bairro Posto Seis, de Copacabana (RJ), e VIA, que engloba outros bairros, também da zona sul.  Entre suas publicações, estão o livro "Conversa de Botequim - críticas do Barão do Posto 6" e o guia "Rio Turístico".  Mauro é grande incentivador das artes plásticas, tendo realizado exposições de datas comemorativas do bairro de Copacabana, entre outras.  Por sua contribuição às artes, recebeu reconhecimento de vários órgãos, inclusive em Portugal.  Participa ativamente de movimentos sociais cariocas, sendo agraciado pela cidade do Rio de Janeiro com o conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto.


Contatos do Autor

https://www.facebook.com/dylan.ricardohttps://twitter.com/DylanRicardohttps://www.instagram.com/_dylanricardo_/



* Livro gentilmente cedido pela Cultura em Letras Edições.

9 comentários:

  1. oi amigo,eu gosto de histórias que tem essa transição de tempo,presente/passado.E essa livro me deixou muito curiosa sobre o destino dos personagens,parece que promete várias surpresas.Adorei a resenha viu,bjus.

    ResponderExcluir
  2. Gosto de história que se passam em cidades brasileira , como essa mais especificamente no parque lage no Rio de janeiro. A transição do passado , presente e futuro e essa realidade espelhada faz essa história uma magnífica obra .

    ResponderExcluir
  3. O livro tem uma história bem intensa, muitas pessoas talvez quisesse voltar ao tempo para consertar algo que deixou pra trás, achei interessante a história pois passa em épocas diferentes, muito boa a indicação de livro, gostei bastante da resenha, abraços.

    ResponderExcluir
  4. Querido vou te contar uma coisa, gosto muito de história de viagens no tempo misturando realidade com fantasia, este livro me deixo com muita vontade de ler, maravilhosa dica, parabéns pela resenha como sempre maravilhosa, beijinhosssss

    ResponderExcluir
  5. Olá Evandro!Que livro incrível,viajar no tempo pode ser sedutor,porém tem toda repercussão em torno desta viagem.
    Parabéns ao autor Mauro Franco por mais uma maravilhosa obra! Adorei conhecer o livro e fiquei fascinada com a história.
    Uma excelente resenha!Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá Evandro!
    Adorei a resenha do livro! Parece ser bastante interessante uma viagem ao tempo passado e presente e vc poder conhecer algo que já passou a mais de 300 anos, seria maravilhoso se podemos voltar o tempo e mudar as coisas, mas infelizmente nada pode ser mudado... bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Amei a resenha e sem dúvidas fiquei curiosa para ler. É como voltar no tempo.

    ResponderExcluir
  8. Taí algo que eu gostaria de fazer (se pudesse é claro) viajar no tempo, o livro me pareceu incrível, pensa na curiosidade para ler? Sim fiquei curiosa ...

    ResponderExcluir
  9. Que livro interessante. Essa sua resenha detalhada faz a gente querer ler essa história inusitada. Fiquei curioso!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo