slide-slick

Resenha: A Besta de Pasadena - Ilmar Penna Marinho Jr (Jaguatirica)

em terça-feira, 14 de maio de 2019


A Besta de Pasadena, de Ilmar Penna Marinho Júnior, publicado pela Editora Jaguatirica, encerra a Trilogia do Apocalipse.  O rastro da besta fez uma grande desordem no cenário político brasileiro, disseminando um poderoso esquema de corrupção.  Com a volta do misterioso quadro ao seu devido lugar no Castelo de Angers, na França, surge a Operação Lava Jato e os primeiros indícios de um dos maiores escândalo de corrupção no país.

A volta do quadro 75, da Besta Aprisionada por Mil Anos, para novamente se juntar à Tapeçaria do Apocalipse, coincidiu com o início de uma das maiores operações que investigou grandes nomes do cenário político e empresarial do país, a Lava Jato. É sobre esse assunto que o autor se debruça para encerrar essa série, que na verdade teve seu grande desfecho com o livro anterior.  O que vemos agora é somente os vestígios da passagem do famoso quadro pelo Brasil, e as consequências do retorno do quadro para o Castelo de Angers, que desencadeou o início de uma nova era em nosso país e os primeiros indícios do maior escândalo de corrupção em nossa história.

Acha mesmo que, quando a Besta esteve no Brasil, fez a cabeça dos políticos e dos governantes?  Semeou a corrupção e banalizou a impunidade?

Ilmar Penna uniu ficção com realidade para desenvolver seu enredo.  O autor fez uma minuciosa pesquisa sobre os últimos acontecimentos no cenário político e criou uma trama repleta de detalhes e segredos.  Personagens fictícios interagem com velhos conhecidos do nosso cenário político que, obviamente, ganharam novos nomes em A Besta de Pasadena, mas que facilmente identificamos a cada página.  Para os leitores que não acompanham em detalhes os acontecimentos da Lava Jato, possivelmente, terão dificuldade para separar o real do imaginário.

O título do livro se refere à refinaria de petróleo de Pasadena, localizada na cidade com o mesmo nome, no Texas, Estados Unidos.  Adquirida pela Petrosil em 2006, a maior empresa do ramo de petróleo no Brasil, essa negociação acabou sendo objeto de investigação pela Polícia Federal, desencadeando várias outras ações suspeitas que envolviam lavagem de dinheiro e grandes esquemas de propina e corrupção.

Vamos sujar as mãos de petróleo.

Os últimos acontecimentos que pipocavam nos jornais pelo país e pelo mundo, deixaram uma sombra negra pairar sobre a então  presidente Éris, autoridade máxima em nosso país.   Denúncias de financiamento ilegal a políticos seriam manchetes diárias.   O mensalão ganhava destaque, revelando negócios escusos.  Os rumores sobre a prisão de um poderoso doleiro, que prestava serviços para influentes figurões da República, seriam somente um pequeno fio de um emaranhado de linhas encontrado por uma grande operação da Polícia Federal que prometia combater a corrupção no Brasil.

Em meados de 2006, quando era presidente do Conselho de Administração da Petrosil, Éris aprovara a aquisição da refinaria de Pasadena, no Texas.  Agora, havia uma minuciosa investigação que suspeitava existir um esquema criminoso de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo a compra milionária da refinaria.  Os bastidores do mundo do poder estavam bastante tumultuados.

(...) a corrupção é uma doença contagiosa (...)

Albertinho era ascensorista no prédio da maior e mais lucrativa empresa do país, justamente a Petrosil. A paixão pela empresa veio desde cedo e o acompanhou ao longo dos anos. No sobe e desce do elevador ouvia discussões e frases soltas que decidiriam os rumos dos negócios e, que muitas vezes, estampariam as páginas dos jornais na manhã seguinte. Esse é um dos novos personagens apresentados por Ilmar Penna.


O advogado Eduardo Jr., a repórter Júlia, o delegado Dirceu e o técnico de informática Flávio, mais conhecido como o hacker The Flash, também estão de volta nessa história.    Eduardo ganhou ainda mais fama, tornando-se um respeitado criminalista que livrava vários figurões de acusações e escândalos. Seu casamento com Júlia, a repórter investigativa, acabaria enfrentando uma crise por diferenças de ideias.

A advocacia não pode ter limites ou não é advocacia.

Júlia viu a forma de jornalismo mudar diante de seus olhos.  As notícias em plena era digital não se restringia mais aos jornais e revistas.  As redes sociais, blogs e sites bombavam a cada novo acontecimento em nosso cenário político.  Ela se reinventou para acompanhar as novidades e, cada vez mais, ganhava confiança e respeito no meio.  

(...) absolutamente ninguém está acima das leis, nem mesmo os mais poderosos (...)


Dinheiro, vingança, prostituição, chantagem, lavagem de dinheiro, corrupção, agressão contra as mulheres, são somente alguns assuntos tratados pelo autor.  Os primeiros acordos e depoimentos que deram início aos processos de delações premiadas também ganharam destaque nas páginas de A Besta de Pasadena.

Não posso deixar de lutar.

Com 368 páginas, o autor encerra essa trilogia deixando uma esperança de que podemos ter dias melhores pela frente.  As folhas são amareladas, com fonte e espaçamento confortável.  Os livros da trilogia são lindos e as capas têm letras em relevo e metálicas.  Uma linda coleção.  A foto da capa é do prédio da prefeitura da cidade de Pasadena.  A diagramação e revisão foram bem feitas.  É uma ótima dica, principalmente para quem gosta de temas políticos, já que esse é o assunto central desse enredo.





Confiram as resenhas dos volumes anteriores:




A Besta de Pasadena (Trilogia do Apocalipse #3)
 https://www.editorajaguatirica.com.br/livros1/ficcao/a-besta-dos-mil-anos/Autor:  Ilmar Penna Marinho Júnior
Editora Jaguatirica
Edição: 1ª (2019)
Páginas:  368
Formato: 14x21cm
ISBN 978-85-5662-195-5



http://oasyscultural.com.br/

Sobre o Autor:


https://www.facebook.com/Ilmar-Penna-Marinho-Jr-Escritor-566237497084880/
Ilmar Penna Marinho Junior é natural do Rio de Janeiro. Passou a infância e adolescência na Europa, aonde aprendeu a apreciar a cultura francesa. Jornalista, formou-se em Direito pela PUC-Rio e diplomou-se em Master of Comparative Law pela Georgetown University, Washigton, DC. Foi Secretário de Administração no Estado do Rio de Janeiro e Diretor da Neclebrás. Diplomou-se no Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra - 1987.  Como advogado concursado da Petrobras, exerceu funções de assessoria de Presidentes e Diretores e gerencial do patrimônio imobiliário da estatal.  Publicou os seguintes livros: "Petróleo - Soberania & Desenvolvimento" (Editora Bloch, 1970), "Petróleo: Política e Poder" (Editora José Olímpio, 1989), "Águas profundas ou o Petróleo é nosso" (Editora Revan, 1998), "O Quinto Poder" (Editora Razão Cultural, 2000) e "A Besta dos Mil Anos" (Novo Século, 2010), primeiro livro da "Trilogia do Apocalipse". Em 2018, republicou o Livro I da Trilogia do Apocalipse e  o segundo livro "A Besta de Lucca", ambos pela Editora Jaguatirica.



* Livro cedido gentilmente pela Oasys Cultural.

20 comentários:

  1. oi!
    Eu não conhecia o trabalho deste autor a Trilogia parece ser bem interessante, fiquei bem curiosa. Já coloquei na lista de leitura...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. O autor fez um ótimo trabalho. Os livros são lindos e o enredo bem interessante.

      Excluir
  2. Uau! Tenho muita atração pelas obras que abordam o tema política, ainda mais sendo nacional! Não conhecia a trilogia, tendo acesso ao título da resenha se hoje fiquei curioso por conhecer mais sobre as outras edições. Aposto que a leitura é sensacional e intrigante, afinal, a história política do Brasil, por si só, parece obra de mentes ultra criativas!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amilton. Os livros da trilogia são bem interessantes. Veja as resenhas dos livros anteriores aqui no blog.

      Excluir
  3. Muito legal o livro abordar assunto de cunho politico nacional.Essa trilogia já tinha ouvido falar, será que foi no seu blog mesmo? De qualquer forma, uma leitura muito bem recomendada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por aqui já tem as resenhas dos primeiros livros. Acho que você já tinha visto mesmo. É um tema bastante atual ne.

      Excluir
  4. Caraca, essa trilogia parece ser bem polêmica. Não a conhecia, mas confesso que fiquei com minha curiosidade aguçada para saber do conteúdo abordado nesses volumes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Os livros são bastante interessantes. No blog tem a resenha dos volumes anteriores.

      Excluir
  5. Qualquer semelhança pode não ser mera coincidência?
    Desconhecia a trilogia, mas pela tua resenha ela é bem interessante, me deixando bastante curiosa em relação a leitura.

    ResponderExcluir
  6. Ausente do Brasil, apresso-me na chegada, em felicita-lo pela excelente resenha postada. Não é sem razão que o seu primoroso texto mereceu o devido destaque no GOOGLE e há de pautar os debates sobre a polêmica proposta temática do romance A BESTA DE PASADENA, tendo despertado muita curiosidade e interesse nas redes sociais. Parabéns! Conseguiu retratar com mestria a densa dramaturgia do thriller de suspense e ação, em que o combate à corrupção e à impunidade é o pano de fundo do romance policial político resenhado, algo de inovador na ficção do entretenimento. Sou muito grato pela consagradora recomendação do ATRAENTEMENTE: “É uma ótima dica, principalmente para quem gosta de temas políticos, já que esse é o assunto central desse enredo”, sem dúvida, diabólico, mas que nele semeio a esperança de um Brasil Novo, quando “absolutamente ninguém estará acima das leis, nem mesmo os mais poderosos”...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, querido autor Ilmar Penna Marinho Junior. É uma grande honra sua participação aqui nos comentários dessa resenha. Conhecer um trabalho inteligente e primoroso como a trilogia do Apocalipse é mais uma confirmação do talento dos autores nacionais, infelizmente ainda muito desvalorizados.

      Excluir
  7. Não conhecia o livro e nem os anteriores, achei interessante e gostei muito de ver que falou um pouco do Ilmar Penna Marinho Junior ao final, é muito interessante saber que ele é aqui do rio!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho bem legal mostrar um pouco do autor. Geralmente entendemos melhor a obra.

      Excluir
  8. Eu não conhecia esse autor, vulgo suas obras. Mas achei legal o livro abordar assunto politico nacional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um tema bastante atual. A forma como o autor inseriu o tema dentro dessa trilogia é bastante interessante e diferente.

      Excluir
  9. Acho bem interessante, essa abordagem política em um romance, é meio que a realidade disfarçada. Um assunto super atual, e necessário. Vou querer ler com certeza. Obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, Evandro! Em 6 de junho, postei a sua excelente resenha de A BESTA DE PA$ADENA no meu FACE https://www.facebook.com/Ilmar-Penna-Marinho-Jr-Escritor-566237497084880/. Alcançou números recordes! Basta dizer que até o momento FACE-Escritor registrou mais 3.500 visitas, 238 comentários e 373 compartilhamentos de sua resenha. Sempre acreditei no sucesso dos blogs literários que amam uma boa leitura e que se dedicam a recomendar bons livros da literatura brasileira e estrangeira. Sempre acreditei no seu talento e no seu dedicado trabalho cultural de divulgar o que há de melhor no mercado livreiro para o seu crescente e fiel público leitor. Minhas felicitações, Evandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz com o resultado alcançado em sua página, Ilmar. Também percebo por aqui um interesse crescente na trilogia do Apocalipse, o que se tornou ainda mais expressivo com esse último volume. É maravilhoso contribuir para divulgar um trabalho tão bem feito que enaltece o cenário literário nacional.

      Excluir
  11. Pode ficar muito contente com os novos resultado alcançados, pois não param as visitas no meu FACE: https://www.facebook.com/Ilmar-Penna-Marinho-Jr-Escritor-56623749708 para lerem a sua ótima resenha literária sobre A BESTA DE PA$ADENA. Além das 3.640 visitas, cresceu o número de comentários para 250 e o de compartilhamento para 407. São números impressionantes, em termos de FACEBOOK! Parabéns, Evandro, vc merece pela sua dedicação e talento na consagração do blog ATRAENTEMENTE!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo