slide-slick

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Recebidos: Itaú Cultural


Hoje vou mostrar os livros que recebi da Coleção Itaú Cultural.  Eu adorei!   As crianças, com certeza, irão adorar também.  Com esse projeto o Itaú convida você a mudar o mundo através da leitura.  Ler para as crianças é muito importante para despertar a criatividade desde cedo, assim como criar o hábito da leitura.  Os autores dessa coleção tiveram contato com livros desde a infância e sabem bem a importância da leitura no desenvolvimento das crianças.

Confiram comigo os livros recebidos:

Em cima daquela serra
Eucanaã Ferraz

Vamos juntos ver o que se passa em cima daquela serra?  Às vezes parece que lá só tem boi.  Será?  Neste livro, outros bichos e outras coisas andam em cima daquela serra.  Entre uma coisa e outra, passa boi, passa boiada...  E, às vezes, não passa nada!  Só o tempo.

Ilustração: Yara Kono
40 páginas
Companhia das Letrinhas
1ª Edição - 2013
Prêmio 30 melhores livros infantis do ano - Crescer 2014





O Menino Azul
Cecília Meireles





Ter um bichinho é o sonho de quase toda criança.  E não é diferente com o menino deste poema de Cecília Meireles.  Ele quer um burrinho para ser seu amigo de todas as horas e que o acompanhe na descoberta do mundo.

Ilustrações:  Elma
24 páginas
Global Editora
3ª Edição - 2013



 


http://www.euleioparaumacrianca.com.br/

Esse ano os pedidos da Coleção Itaú Criança foram encerrados, mas você pode acessar online mais de 3.200.000 livros e ler onde você quiser.  Eu já testei no meu celular e não precisa instalar nenhum app, os livros são abertos diretamente no navegador.  É super fácil fazer a leitura!  Não deixem de conferir, pois tem títulos variados e maravilhosos. Clique em uma das imagens abaixo.

http://www.euleioparaumacrianca.com.br/

http://www.euleioparaumacrianca.com.br/

Dicas para Leitura com as crianças

COMO INCENTIVAR O HÁBITO DA LEITURA

Assim como brincadeiras ao ar livre, jogos de tabuleiro e outras atividades lúdicas, o momento de leitura pode acontecer de um jeito muito divertido para todas as crianças. Veja as dicas:

Deixe os livros em fácil acesso
Procure ter livros de diferentes capas, modelos e tamanhos. Organize-os em locais agradáveis e de fácil acesso para que as crianças possam visualiza-los e pegá-los sempre que quiserem.

Explore o universo

Busque conhecer alguns autores e ilustradores, e apresente livros com diferentes temas e gêneros, como contos, fábulas e poesias. Descubra com a criança o tipo de leitura que mais agrada a vocês e deixe que ela mesma escolha as histórias que vai ouvir. Também é importante deixa-la livre para explorar o livro – sentar em cima, bater na capa, morder e, ao escutar uma história, poder ficar sentada, deitada ou em pé.

Os assuntos de interesse dos pequenos vão mudando conforme eles crescem, por isso, e também para ampliar o repertório, procure atualizar e diversificar os temas dos livros que você lê para eles. Lembre-se de não alterar o que o autor escreveu. É importante que as crianças escutem a história da maneira como foi criada, pois as palavras estranhas e diferentes ampliam seus conhecimentos.

Leia do seu jeito

É sempre legal conhecer o livro antes de começar a leitura. Assim, você consegue transmitir melhor o ritmo do texto e se prepara para lidar com alguma questão que possa gerar dúvidas para criança. Mas não se preocupe tanto com regras! Existem vários jeitos de ler um livro, e o melhor certamente é o seu.

Aproveite o momento

O momento da leitura também é de carinho. Este é um espaço para o adulto demonstrar afeto, conversar e mostrar as coisas do mundo. Escutar histórias na voz de pessoas queridas todos os dias cria laços nas crianças e muda de verdade o mundo delas, além de fortalecer a relação entre vocês – uma ligação que pode durar para sempre.

Ler para crianças não requer treinamento, apenas a sua dedicação para oferecer a leitura de forma espontânea, favorecendo com que elas desbravem o mundo e façam descobertas. E isso pode ser feito em qualquer hora e local, desde que vocês estejam confortáveis e disponíveis para a experiência :-)

OS BENEFÍCIOS DE LER PARA UMA CRIANÇA*

Histórias ensinam novas palavras.
Histórias facilitam o aprendizado.
Histórias ajudam a compreender o mundo.
Histórias estimulam a criatividade.
Histórias fortalecem a ligação entre o adulto e a criança.

*Fonte: pesquisa impacto da leitura feita pelo adulto para o desenvolvimento da criança na primeira infância.

Compartilhe sua experiência

Compartilhando sua experiência, você tem um poder encantado: inspirar ainda mais pessoas a lerem para uma criança.

Ler para uma criança proporciona muitos momentos especiais. Cada história traz uma nova oportunidade de conversar, de se divertir e de se emocionar juntos. Poste fotos e vídeos desses momentos com a #euleioparaumacrianca, falando de sua experiência e da importância da leitura nas suas redes sociais. O seu exemplo pode fazer a diferença nessa história e no futuro de muitas de crianças.
 
Era uma vez um filme que falava sobre a importância da leitura infantil na primeira infância. Um filme sobre ler histórias. E mudar histórias. O Itaú apresenta o documentário "Para Gostar de Ler”. Assista. Entenda. Leia para uma criança. 

10 comentários:

  1. olá!
    Maravilhosos os livros dessa campanha do Itaú cultural né? Eu recebo desde a primeira campanha e meu filho adora, sempre um livro melhor que o outro!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Evandro que linda essa iniciativa do Itaú em enviar livros, livros são ótimos para as crianças, os responsáveis devem sempre incentivar os filhos a lerem livros. Gostei muito dos títulos dos livros as crianças com certeza vão amar os livros, que legal que a gente pode ler os livros online, sem precisar baixar nenhum app, gostei muito de saber, bjs.

    ResponderExcluir
  3. olá , tudo bem >? segundo ano que recebo as leiturinha do Itaú cultural para ler com meu Neto ,
    Esse ano meu recebido foi igual ao seu confesso que ainda não folhei o livro estou esperando pelos netos no final de semana para lermos juntos ou ele ler pra mim. As historinha são bem criativa e o livro bem ilustrado tenho certeza que as crianças vão amar , Bjssss

    ResponderExcluir
  4. Euzinha sou uma eterna criança, então meus olhos já se encheram quando vi esses livros e o acervo do Itaú com mais de tres mil livros. É muito importante que mostremos para nossas crianças como é gostoso ler, ainda mais quando temos escritores tão agradáveis como Cecilia Meireles que nos faz encher o coração. Fiquei encantada com esse post, é muito bacana que você propague essa mensagem maravilhosa incentivando a leitura. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem? Que bacana os livros que eles te enviaram! Ano que vem vou me lembrar de pedir para meu sobrinho também, aliás obrigada também pelas dicas de como criar hábito de leitura nas crianças. Eu estava precisando muito! Tô doida para que meu sobrinho crie este hábito, porque ele me vê lendo e sempre fica curioso. Vou utilizar suas dicas para ajuda-lo.
    Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  7. Que projeto lindo esse do Itaú Cultural, né? Hoje em dia é bem difícil fazer alguém pegar um livro, creio que a jornada árdua de trabalho/família tira a vontade dos adultos em ler e isso é ruim porque uma pessoa que não lê não incentiva a outra a criar hábito de leitura também. Nossas crianças mesmo, são as mais influenciadas nisso porque se elas veem que os pais não pegam um livro então não irão pegar também. As dicas de como incentivar a criança a ler são ótimas, assim que minha sobrinha aprender já irei colocá-las em prática. E que bom que tem livros gratuitamente disponíveis no celular, super prático isso. Em pensar que tenho mais livros do que roupas, leitura é a melhor coisa do mundo gente. Amei o post e as fotografias acima, fiquei com vontade de ler os livrinhos também, rs. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Os livros das coleções do Itau são sempre maravilhosos!
    Eu sempre pedia a coleção para ler para os meus sobrinhos, no ano passado e o anterior peguei para ler para os meus netos.
    Esse ano eu demorei e perdi essa coleção de 2017!
    Para ler para o Arthur e para o Rafael eu prefiro livros físicos, eles tem 4 e 5 anos quero que aprendam a ler livros mesmo, chega de internet.
    Mas te confesso que vou ter que ler as historias no site, depois conto a meu modo para eles.
    Acho as capas desses livros ricas em informações e cores para a criançada.
    Amei a sua resenha, fiquei louca para ler o livro "Em cima daquela serra", parece ser um encanto a historinha.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  9. O Itaú sempre dando um passo a frente.Acho importante o processo de leituras para crianças,adorei as dicas de leituras e tenho certeza que será um sucesso.Para quem tem filho o melhor presente sempre é um livro.Grande Beijo!!!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, como vai? Confesso que Desconhecia dos livros dessa campanha da Itaú cultura, mas gostei bastante do seu compartilhamento, e bem como você tenha trazido para nos mostrar os seus recebidos, as crianças devem amar

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.