slide-slick

Resenha: A Era do Abismo - O Torneio dos Campeões - Bernardo Stamato - (PenDragon)

em sexta-feira, 1 de outubro de 2021

 (...) quando as trevas se alastram, os  heróis se erguem.

 


A Era do Abismo - O Torneio dos Campeões, de Bernardo Stamato, foi publicado em 2018 pela Editora PenDragon.  Em um mundo devastado pelas trevas, um grupo de heróis surge para confrontar o mal e fazer renascer a esperança. 


A Liga Prateada, onde a trama se desenvolve, é uma região do Éden, um mundo extenso e perigoso.  Há muito tempo a Aniquilação aconteceu como resultado de uma guerra mortal entre o Paraíso e o Abismo.  Uma batalha sangrenta e cruel que acabou dizimando os Celestiais, marcando a vitória dos Abissais.  Desde então, homens e criaturas vivem sob a atmosfera assustadora dos Vícios, mas há os que acreditam que as Virtudes não foram completamente extintas.

 

Nem todas as lutas são do bem contra o mal (...)

 

 

Um grupo improvável de guerreiros acaba se reunindo em torno de uma missão arriscada para ajudar um elfo desconhecido.  Cada um tem o próprio objetivo, mas o destino parece guiá-los para um ponto em comum:  O Torneio dos Campeões.   Nessa jornada, nossos amigos terão que enfrentar muitos desafios e lutarão contra goblins, orcs, aswangs, necromantes, bruxas, minotauros, mortos-vivos, monstros, e encontrarão muita magia pelo caminho.

 

Draco logo se destaca como um possível líder aos olhos do grupo, mas talvez a verdadeira liderança se apresente de forma mais sutil.  Gladius, seu melhor amigo, o acompanha em muitas aventuras, buscando salvar o mundo de criaturas perigosas e mortais.  Juntos, os bravos guerreiros, tentam encontrar o assassino de seu Mestre, e assim vingar sua morte, que ainda se faz um mistério.  



Marcus é o brutamontes que busca glória e fortuna; enquanto o anão Alberich, foi enviado pela Ordem dos Paladinos, acompanhado do íbex chamado Barão, seu companheiro fiel.  Todas as personagens femininas são fortes e se destacam como grandes incógnitas.  A enigmática Zhi Wu jamais revela seu rosto, a cartomante Rosa tem um passado misterioso, e a sacerdotisa elfa Ravenlla surpreende pelos poderes místicos.

 

Acaso não faz heróis. 

 

Diversos elementos contribuem para que a leitura prenda o leitor do início ao fim.  Além do enredo bem construído, cenários interessantes e personagens bem elaborados, Bernardo Stamato desenvolve uma escrita fluída e cheia de nuances, misturando humor, mistério, romance e, claro, muita ação.  As cenas de lutas e batalhas são constantes e ricas em detalhes, sem que o ritmo da narrativa se perca.

 


Outro ponto positivo do livro é que a cada capítulo um dos personagens assume o ângulo de visão, tornando-se o narrador em 1ª pessoa.  Dessa forma, vamos conhecendo detalhes e descobrindo um pouco mais sobre cada um.  Além dos pontos chaves da trama, imaginados pelo leitor para o grande ápice, encontramos diversas aventuras e desafios que nossos heróis encontram pelo caminho, como se fossem pequenos contos dentro da própria história.  

 

Heróis são aqueles que se sacrificam. 

 

Não há como deixar de mencionar o grande cuidado com a edição. Um mapa ajuda o leitor a acompanhar a trajetória do grupo nos reinos da Liga Prateada.  Cada capítulo é personalizado para seu narrador, estampando o símbolo de cada um dos personagens.   No final, há  um códex que reúne informações sobre o universo criado pelo autor, especificando aspectos geográficos e políticos, assim como detalhes sobre alguns reinos.  Há também informação sobre raças, magias e sobre as divindades do Éden, e temos ainda uma linha do tempo.


 

Com 364 páginas amareladas, fonte e espaçamento confortáveis, A Era do Abismo - O Torneio dos Campeões surpreende pelo texto ágil e  criatividade ao lidar com temas constantemente explorados pelos autores de fantasia.  Bernardo Stamato domina esse universo fantástico e, por fim, mostra que ainda há muito a ser contado.   Em seu mais recente livro, Crônicas do Éden, o autor traz novas aventuras nesse universo para a alegria dos  leitores.


Boa leitura!

 




A Era do Abismo - O Torneio dos Campeões
Autor: Bernardo Stamato
Editora: PenDragon
1ª Edição (2018)
Páginas: 364
ISBN: 978-85-9594-088-8


 Onde Comprar

 E em outras lojas.

 

Sobre o Autor

 



O autor carioca participou do concurso cultural "Eu, Criatura", ficando em primeiro lugar.  Desde então, escreve contos, se tornou crítico literário e instagrammer Mochileiros do Multiverso, com mais de 12 mil seguidores.  Além desse romance, os leitores podem desbravar mais fábulas d'A Era do Abismo através dos contos gratuitos no Wattpad.


* Livro gentilmente enviado pelo autor.

2 comentários:

  1. Eu amo esse livro e nem é só porque estou nos agradecimentos. A narrativa é fluida e bem emocionante. Gostei da forma que você resenhou o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um ótimo livro para quem curte fantasia. Eu também gosto demais!

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo