slide-slick

Resenha: Feios - Scott Westerfeld (Galera Record)

em quarta-feira, 29 de março de 2017

 Feios - Em um mundo de extrema perfeição, o normal é feio.

Feios é o primeiro livro da série homônima de Scott Westerfeld, publicado no Brasil pela Galera Record.  Ao todo são 4 livros (Feios - Perfeitos - Especiais - Extras) que se tornaram best-sellers do New York Times.  Ganhei a coleção completa no ig @_aestantemagica e aproveito para agradecer mais uma vez à Dora, que faz um trabalho maravilhoso por lá.  Confiram.

Feios é uma distopia cheia de aventura e ação que se passa em um futuro distante, onde uma comunidade cheia de novas tecnologias, se reconstruiu a partir da destruição da humanidade devido à ganância e exploração exagerada da natureza.  A história demora um pouco para pegar ritmo nesse primeiro volume, mas por fim acabamos envolvidos com todo enredo.  Mesmo entendendo ser necessário nos situar na rotina e universo proposto, acho que o início poderia ser feito de forma mais dinâmica.

Aquelas pessoas haviam se esquecido de como era o  mundo antigo.

Tally não via a hora de completar 16 anos, mas não era por um motivo qualquer.  Ela era uma feia!  Em Vila Feia todas as pessoas ao chegar nessa idade passavam por uma cirurgia que os mudaria quase completamente, seguindo um padrão de beleza previamente estudado e considerado perfeito, e isso é o que mais desejava cada adolescente daquele lugar (ou quase todos).  Depois do processo cirúrgico, altamente avançado, passavam a morar na cidade de Nova Perfeição e fazer parte de um grupo seleto que se divertia em festas e eventos, sem nenhum outro tipo de preocupação.  As noites na cidade, localizada do outro lado do rio que servia de fronteira para os dois mundos, eram sempre enfeitadas por fogos de artifício,  que embalavam ainda mais os sonhos dos adolescentes de daquele lugar.

Fico imaginando por que eles nunca voltam.

O único problema é que Tally agora se sentia sozinha, depois que seu melhor e único amigo Peris tinha acabado de passar pelo processo cirúrgico e nem mesmo voltado para uma visita.  Logo ele, que sempre jurou não abandoná-la.  Enquanto contava os dias para reencontrá-lo, ela alimentava seus sonhos e tudo o que o futuro tinha reservado para sua vida.

Sempre dependemos de alguma coisa.  E, se alguém toma isso de nós, tudo que resta são histórias contadas na sala de aula.


Tornar-se perfeita!  Tally nunca parou para pensar de outra forma, mas quando conhece Shay, que rapidamente se torna a melhor amiga e companheira de divertidos passeios noturnos nas pranchas voadoras magnéticas, descobre que nem todos sonham em seguir as regras.  Confesso que me apaixonei por Shay desde o primeiro momento, pois ao contrário de Tally, parecia madura e consciente.  Tally, só vai amadurecendo no decorrer da estória e isso faz muita diferença, quase cheguei a odiá-la (hehe).   Aos poucos, ela percebe que o mundo vai além dos limites que conhece.  Shay lhe fala dos Esfumaçados, pessoas que se negaram a passar pela cirurgia e fugiram ou até mesmo pessoas que se arrependeram, mas para Tally isso era apenas uma lenda, assim como as estórias sobre os Enferrujados, antigos habitantes do planeta.

Como um veneno ambulante, ela matava tudo ao seu redor.

Narrado em terceira pessoa, Feios faz uma crítica à sociedade consumista, preconceituosa e escrava dos padrões de beleza impostos pela mídia, tudo isso muito bem incorporado dentro do enredo.  Mostrar o quanto ficamos cegos e restritos, perdendo nossa identidade ao seguir padrões previamente estabelecidos é a grande jogada do livro, simplesmente aceitamos as imposições e seguimos o rebanho.  O autor desenvolveu uma ótima trama e personagens, criando vários cenários com grande potencial de exploração nos próximos volumes.   Aventuras, amizades, traições, descobertas e romance são alguns dos ingredientes presentes no livro de Westerfeld.  Tem muitos outros personagens, que não irei detalhar para não estragar a emoção da leitura.

(...) falava de um jeito misterioso, como se citasse as letras de uma canção que ninguém conhecia.

No fim de 2014, para comemorar 6 anos da publicação do primeiro volume no Brasil, a Galera Record anunciou o lançamento de novas capas, que unidas mostram os cenário do enredo.  Ficaram simplesmente perfeitas. (Fonte Blog da Editora)

 
Feios - Livro 1 (Série #Feios)

Autor:  Scott Westerfeld
Tradutor: Rodrigo Chia
Editora:  Galera Record
Páginas:  416
Ano: 2010

15 comentários:

  1. Olá!
    Sou louca pra conhecer mais dessa história!! O enredo parece prender demais e cheio de reflexões que nos fazem pensar sobre a nossa própria sociedade até.
    Vou confessar que prefiro as capas normais, com os rostos, hahah.
    Parabéns pela resenha!

    Abraços
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Comecei a ler a série mas acabei parando no início do primeiro livro haha. Alguma coisa me desanimou, mas depois da sua resenha vou tentar ler novamente.
    P.S: Não conhecia as outras capas, achei lindas!

    Abraço!
    Preguiça Literária

    ResponderExcluir
  3. Oi Evandro
    Eu tenho muita curiosidade para ler esta série.
    Não li nenhum ainda, mas estão na minha lista.
    Achei bem bacana a imagem que forma nas edições novas, mas acho as capas antigas mais bonitas.
    Adoro capas e escolho muitos livros por elas..rs
    Bjs

    www.maeliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Evandro essa série de livros são fantásticos, Feios tem uma história super interessante, o livro faz refletir sobre a nossa sociedade, abraços.

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar sobre essa série de livros e parecem bem interessantes, gosto deste género literário envolto em distopias.
    Agora fiquei com mais curiosidade :)
    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  6. ja tinha proposito de ler a série, alguns comentario de pessoas que leram me deixou meio assim mas depois dessa resenha preciso ler, parece ser otima para nos fazer pensar um pouco mais!
    Belo post, me instigou a ler!

    ResponderExcluir
  7. Para tudo que livro e esse MDS 😱😱😱😱😱😱😱😱

    ResponderExcluir
  8. adorei com certeza vou ler adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  9. Que resenha muito bem feita! Gostei desta série de livros, algo bem reflexivo e atual.Refletimos na conteporaneidade de nossa sociedade, e eu particularmente gosto de livros assim que nos fazem pensar.
    Gostei das capas alternativas tbm!

    ResponderExcluir
  10. Esse livro estava na minha listinha há muito tempo! Mas confesso que nunca tinha lido uma resenha dele hahaha claro que não me arrependi. Já tinha ouvido falar que ele criticava essa ideia de padrões de beleza e a mídia, mas sua resenha me mostrou que a história parece ser bem mais que isso. Gosto muito quando a história fica cheia de mistérios assim. Provavelmente essa cirurgia não é bem o sonho que Tally imagina... Como sou apaixonada por enredos que unem mistérios e algumas críticas sociais, acredito que Feios será uma leitura que certamente vai me agradar! Parabéns pela resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oie tudo bem?
    Olha não vou mentir sou daquelas que julga o livro pela capa e não fui mundo com a cara desse mas a resenha estão incrível dispertou um super interesse pelo livro parabéns por esse seu trabalho maravilhosa admiro muito seu blog !

    ResponderExcluir
  12. Gente, já começa que o nome do livro super me despertou o interesse sobre o enredo dessa história. Ao ler a história eu não acreditei, a premissa parece muito bacana! Mexe com adolescentes e padrões de beleza, algo escancarado a nós hoje em dia. Te entendendo seu quase sentimento de ódio por Tally pois honestamente sou assim tb com personagens do tipo, dá aquela pontinha de nervoso né rsrs. Nossa as novas capas ficam LINDAS! Super curiosa com esse livro, valeu Record, vou procurar! E valeu pela dicaaa!

    ResponderExcluir
  13. já ouvi falar muito bem dessa serie de livros, estou bem curiosa, adorei sua resenha

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro, mas lendo tudo que escreveu, não posso negar que a curiosidade bateu forte ... Mais um pra minha lista de livros a serem comprados .... Valeu pela dica!
    Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo