slide-slick

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Resenha: A vida como ela é - Christiane de Murville (Janela da Palavra)


O livro A vida como ela é, de autoria de Christiane de Murville, foi publicado em 2014 pela Janela da Palavra.  O enredo é atual e faz críticas ao consumismo desenfreado e à busca pelo poder a qualquer preço, onde o materialismo é exaltado em detrimento de valores essenciais do ser humano.  Por outro lado a autora mostra um estilo de vida em plena sintonia com todo o universo.  Um duelo entre o SER e o TER, e as consequências na vida de cada um dos personagens.

O cumprimento entre os dois havia se reduzido a um aceno de cabeça 
e eles seguiam em silêncio até a garagem.

Grande parte da estória se passa dentro do um elevador de um prédio de classe média, onde os personagens principais se encontram logo pela manhã quando saem para o trabalho.  A partir desses rápidos diálogos, conhecemos detalhes da vida de cada um deles e de como isso, mesmo indiretamente, influencia em suas vidas

Estava convencido de que as pessoas  são a sensação que deixam para trás, nos outros, 
depois de um encontro com elas.

http://www.atraentemente.com.br/2016/11/falagalera-olha-so-novidade-que-o-blog.html#more
Ruffle Johnes e João Astolfo tinham a mesma idade, trabalhavam como vendedores; o primeiro morava no décimo andar e  o outro no décimo primeiro.  Eles tinham o mesmo carro e até vagas vizinhas na garagem, mas as semelhanças paravam por aí.  Enquanto o carro de João Astolfo era bem básico, o carro  de Johnes era envenenado, tinha um som possante,   película escurecedora e detalhes no escapamento.  Se João esbanjava entusiasmo e alegrava os compradores com seu talento na loja de instrumentos musicais; Ruffles entediava-se com as vendas na loja de departamento e esperava exausto pelo fim do expediente.

João Astolfo não entrava mais em discussões sobre pontos de vista nem dava justificativas para suas ações.  Simplesmente observava a vida acontecendo à sua volta e agia como sentia e sabia que devia agir.
 
Johnes estava iniciando um projeto ambicioso com os amigos Stinfon Milles e Josney, enquanto João Astolfo tentava o concurso para entrar na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Se João Astolfo tinha em seu apartamento móveis e acessórios essenciais e significativos, Johnes beirava o exagero, sempre com as últimas tendências da moda (e acreditem, nem sempre era o suficiente).

Pois, via de regra, aquele que um dia fala muito bem de alguém é o mesmo que no dia seguinte não perde a oportunidade de criticá-lo.

A vida se mostrava generosa com ambos e era evidente a forma diferenciada que cada um encarava suas conquistas.   Ruffles estava de olho em Gisele, a garota do primeiro andar, com roupa de grife e curvas impecáveis.  Já João preferia o bater forte do coração quando encontrava Fiorella, e vivenciava sem pressa a sintonia desses encontros.

Pouco importava se deixavam escapar uma imbecilidade a cada frase naquele momento de ligeiro nervosismo.  Sim, estavam um pouco tensos.  Ele, porque abordava a menina pela primeira vez; e ela, porque estreava os peitos novos.

Ruffles travava diariamente um batalha pelo poder e isso, basicamente, significava ter sempre mais que o outro.  Para João Astolfo a satisfação vinha de levar sua música às outras pessoas. Um sentia-se constantemente angustiado e o outro, sempre feliz.  Surpreenda-se com a estória desses dois que a partir de suas escolhas percorrem caminhos tão diferentes até um emocionante e surpreendente desfecho.



 Pois aquele que se deixa levar pelo mundo 
acaba inexoravelmente sendo engolido por ele.

Christiane de Murville nos mostra como projetamos nossos desejos, compartilhando com as pessoas a mesma sintonia, tanto para o bem quanto para o mal.  Cada um é responsável por suas escolhas, fazendo com que reflitam na própria vida e nas pessoas ao redor.   Espalhamos nossas energias,  nossas intenções e sentimentos, assim como captamos as energias das pessoas e ambientes.   Em suas 144 páginas, A vida como ela é se apresenta como um espelho, onde acabamos por nos enxergar em seus personagens em vários momentos durante a leitura.  Fica difícil não repensar a vida depois desse livro.

Se você se interessou pela estória, participe do nosso SORTEIO.  A autora Christiane de Murville enviará um livro autografado diretamente para o ganhador.  Não perca essa chance!


Vendas diretamente com a autora:

Super promoção :  Livro A vida como ela é  (autografado)
por apenas R$ 25,00 (com frete incluso)
Válido para todo o Território Nacional.
   
                                           Audio Book
Editora:  Janela da Palavra
Número de páginas: 144
Edição: 1(2014)
ISBN: 978-85-66400-05-2
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 90g
 




56 comentários:

  1. Já ouvido falar mas não imaginava que a história se dava assim, achei tão criativo! Anotado na lista e salvando os links.
    Beijos

    Blog Coisas da Juu Participe do Top Comentarista: livros nacionais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por participar, Juliana. A ideia do enredo é realmente muito criativa, e a forma como a autora expande a estória para não torná-la cansativa.

      Excluir
  2. Ótima resenha, Evandro! Pude perceber através das suas palavras que esse livro passa uma mensagem importante aos leitores. Existem muitas pessoas como o Johnes, que querem sempre mais, que estão sempre insatisfeitos, que se preocupam com o status. Vou participar do sorteio!!
    Sucesso à autora!
    Abraço,
    Cidália (Contos da cabana)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por participar, Cidália. Realmente existem muitas pessoas assim por aí, mas que bom que também temos algumas como o João. Boa sorte!

      Excluir
  3. Obrigada por me apresentar a autora, não conhecia o trabalho dela. Gostei da sua forma de escrever. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beta. Eu que agradeço sua participação. É um prazer poder mostrar um trabalho tão dedicado, cheio de talento e de qualidade como o da autora Christiane.

      Excluir
  4. OI, tudo bem?
    Ouvi vagamente falar desse livro, mas não tinha parado para prestar muita atenção. Agora que li a resenha achei o assunto abordado no livro muito interessante e atual. Gostei da dica.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma estória atual, onde cada dia mais estamos ligados ao consumismo desenfreado, deixando de lado pequenos prazeres como um bate papo pessoalmente ou olhar nos olhos um do outro. Obrigado pela participação.

      Excluir
  5. Olá,
    Já tinha ouvido falar da obra, mas nunca tinha lido uma resenha que aprofundasse os temas tratados na obra.
    Adorei sua explanação e fiquei bem curiosa para conferir todas essas diferenças entre esses dois vendedores.
    Não lembro de ter lido nenhuma obra que abordasse sobre o consumismo por isso me interessei por essa e já anotei a dica.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a obra é bem legal porque a autora não faz do ato da compra um crime e sim a forma como você encara o consumo. É um enredo muito interessante

      Excluir
  6. Nossa, eu adoraria ler este livro. Ainda não conhecia, mas parece muito bom. O tema me desperta interesse.
    Atualmente estou lendo O Império do Efêmero, por Gilles Lipovetsky. Ele proporciona reflexões sobre o consumismo também.
    Vi que tem sorteio rolando aqui no blog, participarei, Evandro.
    Grande abraço.

    Fala CR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Carlos. É um tema bem atual. Ainda não conhecia O império efêmero, vou procurar por ele pra saber mais. Participe sim, e boa sorte pra vc.

      Excluir
  7. Ooi!
    Desconhecia a obra, mas com sua resenha pude conhecer e até me interessar. Parece ter um enredo bem reflexivo. Fiquei curiosa para sabe o desfecho da história de Ruffles e João... Dica anotada!
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Catrine. Fico feliz que tenha se interessado.

      Excluir
  8. Gostei muito da resenha, e fiquei muito interessado pelo livro.

    http://www.lendocomdaniel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Evandro primeira vez que ouço e leio algo sobre esse livro e a editora, confesso que fiquei bastante convencida e instigada a querer ler uma obra dessas, é um gênero que amo.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Morgana. Essa editora eu também não conhecia. Leia sim, você vai gostar. Participe também do sorteio que está rolando.

      Excluir
  10. Nossa, muito interessante, o livro propõe uma reflexão essencial quanto ao excesso de materialismo no mundo. Não conhecia a autora, nem a editora, mas parece ser um excelente livro, bem moderno na abordagem do tema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o primeiro livro que leio com essa abordagem, Susy. Foi uma experiência muito interessante. Obrigado pela visita.

      Excluir
  11. Não tinha ouvido falar, achei a história interessante e apresenta uma espécie de reflexão sobre o materialismo do mundo. Enquanto um era feliz com o que tinha o outro sempre angustiado e querendo mais. Deve ser uma ótima leitura.
    Abraços

    www.biashaina.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beatriz. O livro traz um enredo envolvente e não tem como não sugerir nosso posicionamento em um mundo tão globalizado e consumista. Obrigado pela visita.

      Excluir
  12. Não conhecia a obra, é um livro interessante, daqueles que nos fazem pensar sabe? Se já gosto de filmes assim, com certeza devo me identificar com o livro.

    Ótima resenha e ótimo post.
    Bjs
    Lét
    https://ddreamsoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Evandro. Tudo bem?
    Nossa, achei bem interessante a estória desse livro. Acho que ele dá a oportunidade para nós repensarmos nossos caminhos. Imagino o quanto de aprendizagem que alcançamos diante de dois personagens com personalidade e estilo de vida tão contrastante. Fiquei morrendo de curiosidade para saber o desfecho do livro. Quero muito ler o livro, por isso mesmo não vou deixar de participar da promoção e torcer para ser o sortudo da vez. Seria uma grande honra ter um livro da autora, ainda mais autografado. Obrigado pela dica.
    Abraço!

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho, Leandro. Eu e a autora agradecemos muitíssimo. Desejo toda sorte pra vc no sorteio.

      Excluir
  14. Adorei o post, muito bem feito! Me deu até vontade de ler o livro!!!

    ResponderExcluir
  15. oi!
    Gostei da estória desse livro, é muito interessante.
    Amo livros que nos fazem refletir...
    Vou ler com certeza :D
    bjo

    ResponderExcluir
  16. O livro fala de uma coisa que se passa muito nos dias atuais, pessoas querem o poder, dinheiro a qualquer preço, o ser humano não se domina, quanto mais tem mais ele quer. Só que o dinheiro, o poder não é tudo na vida, muitos fazem a escolha errada, excelente o livro falando desse assunto, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso, Lucimar. Todos nós queremos estar antenado nas novidades, mas é preciso ter consciência de nossos valores em primeiro lugar. Obrigado pela visita.

      Excluir
  17. Eu amei a resenha desse livro depois vou ver se compro ele bjus..

    ResponderExcluir
  18. Um livro para refletir. Ótimo, adorei. O melhor é o preço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente esse preço está ótimo e já com frete incluso, melhor ainda. Obrigado pela visita, Nathy.

      Excluir
  19. Amo esse tipo de leitura, e fiquei admirada com o valor do livro super em conta em relação a muitos que vemos por aí ... Gostei da indicação Evandro e com certeza vou tentar minha sorte no sorteio!

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Minda. Temos que sempre dar uma chance à sorte, porque uma hora ela chega.

      Excluir
  20. Acho mega válido quando livros trazem coisas para que possamos refletir, então curti bastante sua resenha quando fui lendo e vendo como a história se passava. Adorei a capa também, mas admito que não conhecia o livro, ainda assim lerei quando tiver a oportunidade, você escreveu muito bem suas impressões!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Lilian. É um prazer tê-la por aqui. Volte sempre!

      Excluir
  21. Eu ainda não conhecia o livro e achei a premissa dele muito interessante. Acho que esse ponta pé inicial do livro deve dá uma vontade enorme d continuar lendo para ver aonde tudo vai dá. Gostei de ver a sua opinião sobre a leitura e achei a capa bem bonita também, parece combinar muito com a história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Beatriz, a capa se encaixa perfeitamente no enredo. Obrigado pela visita.

      Excluir
  22. Olá!
    Não conhecia esse livro, mas adorei a história e como ela é contada. O mais interessante para mim nesse livro é que ele está bem ligado à realidade e eu adoro isso nos livros.
    Adorei sua resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a dinâmica do livro é bastante interessante. E a estória é bem atual.

      Excluir
  23. Olá,
    Bela resenha sua Evandro, já fiquei aqui refletindo sobre várias coisas citadas apenas na resenha, me imagino lendo o livro. Essa crise existencial tratada no livro é um ponto forte para a leitura, encantadora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Mairton, se não já passamos por ela, sempre conhecemos alguém que passa. Então em bem fácil se identificar com muitas situações.

      Excluir
  24. Olá
    Não conhecia o livro,achei bacana a maneira como você foi explorando os personagens para nós mostrar um pouco da essência que o enredo trás.Creio que o livro deva ser até um pouco reflexivo ao final.A leitura parece ser fluida.Só a capa que eu não gostei muito.O legal é que as situações do livro são bem parecidas com a do nosso cotidiano.Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, depois de ler, a ideia da capa faz todo sentido, assim como retrata os encontros no elevador, mostra os sobe e desce da vida. Obrigado pela visita.

      Excluir
  25. Pra ser bem sincera, quando comecei a ler sua resenha, não estava muito interessada, mas depois de ler mais pra frente, me parece que a história tem uma dinâmica bem atrativa e fiquei bem curiosa com toda essa diferença entre os personagens. Já vou participar do sorteio, quero conhecer a história.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Nayara. Obrigado pelo comentário e muito boa sorte no sorteio.

      Excluir
  26. O que achei realmente interessante foi o fato de grande parte da história se passa dentro de um elevador, acho que nunca li algo do tipo. Mas não sei se gostaria de ler. Sim, acredito na importância das escolhas e das energias que mantemos, mas o enredo mesmo não me interessou muito. Mas pode ser que eu mude de ideia, e o livro é bem curtinho, então talvez seja boa ideia encaixar entre leituras maiores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Ju. Sim, é um livro curto, a leitura é feita rapidamente. Quem sabe uma hora não sobra um tempinho e vc dá uma conferida. Obrigado pela visita.

      Excluir
  27. Olá, tudo bom? Dentro do elevador sério? Achei um máximo. haha Confesso que não tinha ouvido falar desse livro, mas super me encantei. Parabéns pela resenha mara.

    bjs <3

    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  28. Não conhecia o livro e realmente é triste ver como as pessoas deixam o que realmente importa de lado, se preocupando apenas com as aparências. Inusitado o fato dele se passar em grande parte no elevador.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, muitas vezes acabamos valorizando umas coisas e deixando de lado outras.

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.