slide-slick

Zezinho, o dono da Porquinha Preta

em sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Zezinho, o dono da porquinha preta é um clássico da Coleção Vaga-lume.  É realmente uma história carregada de aventuras e muitas emoções.  O autor é Jair Vitória.
Zezinho é um menino que vive com quatro irmãos (Orlando, Chiquinho, Ondina e Olívia) e os pais (Odilo e Leonor), que são lavradores, em uma fazenda do interior.  Um belo dia, ele vê sua felicidade ameaçada, mas não desiste de lutar por ela.  O motivo da tristeza do menino era o desejo do pai de Zezinho em vender Maninha, sua porquinha de estimação, criada na mamadeira por ele desde muito pequenininha.  O menino faz de tudo para impedir essa separação, em um cenário onde criança nunca tem vez. 
O livro retrata a vida na zona rural, as surras com varas e cinturão, os meninos que estudam na escolinha rural, tomam banho no córrego e correm pelas matas com seus estilingues matando inhambu.    Puts! Não gostei dessa parte de matar os passarinhos!!!
O mundo do menino Zezinho, sua luta para salvar Maninha, e toda a dura realidade onde o pai manda e os filhos devem obedecer, fazem de Zezinho, o dono da porquinha preta um dos livros mais emocionantes da coleção.
Digamos, que esse livro, é o tipo de livro que se lê com o coração na mão.  E quanto ao final, não me perguntem, mas posso adiantar que muita emoção te espera.  Vale à pena ler.

(por Evandro de Oliveira)
Autor :  Jair Vitória
Edição : 3ª – 1982
127 páginas

14 comentários:

  1. Olá, Evandro e Fábio! Vi o comentário (de vocês) lá no LPL, e vim conhecer o blog. Fiquei investigando o arquivo de posts, e vocês me despertaram muitas lembranças felizes quando encontrei o link para essa postagem!
    Quando tinha mais ou menos uns 9 anos e estava na terceira série, tive uma professora muito legal, a tia Vera. Para incentivar a leitura, ela sempre lia para os alunos antes de "começar" a aula propriamente dita. Escolhia um livro adequado, e ia lendo um capítulo por dia, até terminar e começar outro. Nesse momento, pedia que os alunos se sentassem no chão, ao redor da cadeira dela (eu até levava um tapete pequeno pra sentar em cima, porque o chão era gelado).
    Lembro de ela ter lido "Zezinho, o dono da porquinha preta" pra gente durante aquele ano. Eu não me lembro de quase nada da história, apenas que o Zezinho amava demais a Maninha. Mas esse foi um dos contatos que eu tive com a leitura, e é uma lembrança muito feliz. Obrigada por terem trazido isso à tona na minha memória!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, minha história com a vaga-lume também começou na escola. Eu tinha vários livros da coleção, mas depois passei pra frente. Agora estou comprando alguns títulos em sebos, pq nas livrarias estão bem caros. Zezinho foi um que eu tinha e agora comprei novamente. Muito obrigado pelo carinho!

      Excluir
  2. A história de Zezinho me lembra muito as histórias que a minha vó me conta da infância dela e dos filhos na roça.
    Me interessei pelo livro.

    Beijo! ❤

    http://umtooquedemulher.blogspot.com.br/?m=0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs, verdade, Vitória, meu avô também contava muitas parecidas. Deu até saudade, agora que você falou. Esse livro é muito legal, e muitas partes tristes também.

      Excluir
  3. Nossa... li alguns dos livros desta coleção...são fantástico, esse não cheguei a ler, mas com certeza é emocionante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma história bem forte e emocionando. Fala de amor aos animais, de pais autoritários que não respeitam os direitos dos filhos. Recomendo muito ler quem puder.

      Excluir
  4. Poxa! Emocionante assim e esse. Eu não li. :(
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsr Esse é de chorar, Marcia rsrs Ainda mais quando se trata de animais de estimação.

      Excluir
  5. Esse foi um dos livros da Série Vaga Lume que eu nunca li. Ótima dica, ainda mais que agora tenho uma filha de 4 anos, daqui a pouco é a vez dela descobrir essas pepitas. Abraços, ótimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos legal, Fabio. Eu aprendi a gostar de livros com HQs e série vagalume. O universo da leitura é um dos mais valiosos presentes que poderá dar a ela.

      Excluir
  6. Livros assim mechem com nossa imaginacao.. nos levam ao ambiente como se fosse real né! Bem bacana.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo