slide-slick

Resenha: A Joia do Halfling (A Lenda de Drizzt Vol. 6) - R.A. Salvatore (Jambô)

em quinta-feira, 3 de março de 2022

 Vamos descobrir quem é o mais forte!

 


A Joia do Halfling, de R.A. Salvatore, publicado no Brasil pela Jambô Editora, é o sexto volume, considerando a ordem cronológica, da saga de Drizzt Do'Urden.  Nessa nova aventura, nosso herói terá que provar sua lealdade e irá enfrentar grandes perigos para salvar seu amigo Regis e recuperar Guenhwyvar, sua pantera mágica, das mãos de um assassino implacável e cruel.


O livro marca o desfecho da Trilogia do Vale do Vento Gélido, responsável por apresentar o elfo negro que logo se tornaria o principal personagem de uma série de livros que já conta com 37 volumes publicados nos Estados Unidos, tornando-se por diversas vezes best-sellers do New York Times.  O drow que desafia a própria origem é um velho conhecido dos Reinos Esquecidos (Forgotten Realms), um dos cenários de Dungeons & Dragons.


É outra aventura, nada mais. 

 


O assassino Artemis Entreri foi enviado pelo vilão Pasha Pook para recuperar o poderoso pingente mágico de rubi roubado pelo halfling Regis.  Sua missão era resgatar a joia e levar o ladrão de volta a Porto Calim para que sofresse a devida punição.  Durante sua jornada, Entreri se deparou finalmente com um inimigo capaz de despertar seu respeito.  Drizzt Do'Urden, amigo do halfling, era como um reflexo no espelho; a mesma paixão pela luta, a habilidade com as armas, e os movimentos silenciosos e certeiros que pareciam uma dança mortal diante do oponente. 

 

Drizzt, porém, tinha algo que o assassino desconhecia.  O drow possuía uma luz interior que iluminava seus sentimentos e emoções, fazendo com que suas ações fossem um reflexo de suas convicções.  Suas diferenças se consolidavam em suas escolhas, embora ambos fossem guerreiros mortais.  Para Drizzt, a luta não era em vão, e agora ele tinha um motivo para caçar o assassino.  Seus caminhos se cruzariam em um confronto onde apenas um poderia sobreviver. 


Wulfgar, o bárbaro, se une ao elfo negro nessa jornada repleta de perigos, lutando contra o tempo para alcançar Artemis Entreri e resgatar seu amigo prisioneiro.  Ainda frustrados e devastados pelos acontecimentos do livro anterior, os dois tentam evitar a morte do pequeno halfling, evitando que ele seja entregue a seu algoz.  Infelizmente a ilustração da capa entrega um spoiler que estragou uma feliz surpresa durante a leitura.


Você está pronto para uma luta.


 

A jovem Cattibrie, filha adotiva do anão Bruenor,  cresce como personagem, tornando-se uma grande guerreira, fazendo parte de acontecimentos decisivos no enredo.   Várias outras figuras surgem ganhando destaque na trama como o capitão Deudermont no comando de seu navio Fada do Mar, cenário de muitas cenas de ação.  Rassiter e sua guilda de homens-rato e o mago LaValle fortalecem o time dos vilões, acrescentando boas cenas de ação e movimentando as peças do jogo. 

 

O elfo negro mais uma vez vai encarar o preconceito por sua cor e origem, e terá que lutar com seus próprios sentimentos para aceitar que seu passado sombrio não influencia em suas convicções e caráter.  Agora ele terá que escolher entre enfrentar essa realidade e partir para o combate todos os dias, ou esconder-se ocultando sua real identidade.  


Com cenários bem construídos, cidades, deserto, viagens em alto mar e muita magia, a obra apresenta até mesmo um outro plano, sendo bem diversificada.   Muitas aventuras, lutas e emoção conseguem tornar o livro dinâmico e ágil.   Há um leve clima de romance que deixa em aberto o que acontecerá na próxima trilogia.  

 

Todo mundo quer lutar. 

 

 

R.A. Salvatore se destaca na construção de seus personagens e de toda a ambientação do enredo. A escrita é fluída e ágil, facilitando a leitura. As cenas de ação são bem descritas e contém ritmo; técnica essencial para que as lutas e batalhas se tornem reais nesse tipo de narrativa. Os detalhes da história são bem elaborados e os vínculos criados se tornam elementos interessantes dentro do contexto do obra, fascinando o leitor, até mesmo nos ganchos criados para o próximo livro. 

 

Com 352 páginas, folhas amareladas e fonte e espaçamento confortáveis, A Joia do Halfling se divide em 3 partes :  A meio caminho de qualquer lugar, Aliados e Império do deserto.  No total são 25 capítulos, acrescidos de um prelúdio, sendo que há um epílogo para cada uma das partes.  O livro contém um pequeno mapa simples de Sela Longa.   Por fim, depois dessa grande aventura, nos resta a certeza de que Drizzt Do'Urden vai voltar!  Recomendo todos os livros. Boa leitura!

 

Atualmente, no Brasil, os livros são publicados pela Jambô Editora, com tradução de Carine Ribeiro.  São 7 livros publicados.  Confira os livros publicados pela Jambô

 

Vol. 1 - Pátria (Resenha no blog)
Vol. 2 - Exílio (Resenha no blog)
Vol. 3 - Refúgio (Resenha no blog)
Vol. 4 - O Fragmento de Cristal (Resenha no blog)
Vol. 5 - Rios de Prata (Resenha no blog)
Vol. 6 - A Joia do Halfling (lançamento 2021 - Brasil)
Vol. 7 - Legado

 

A luta não acabou.



A Joia do Halfling (#6)
Autor: R.A. Salvatore
Tradução: Carine Ribeiro
Editora Jambô
352 páginas
Edição : 1ª (julho- 2021)
Dimensão: 14,8 x 23cm
ISBN 978658863403-5




Leia a Resenha de Pátria

1º Volume da Saga


Leia a Resenha de Exílio

2º Volume da Saga
 

Leia a Resenha de Refúgio

3º Volume da Saga
 
 
 
Parceria renovada para 2022
 



Onde Comprar a versão digital e a física:
* Livro recebido em parceria com a Editora Jambô.

14 comentários:

  1. É uma história encantadora, é muito bonito ver alguém enfrentando perigos pra salvar um amigo, e o livro ainda tem muitas aventuras, ação, com certeza é um livro que vai agradar muitos os leitores, gostei muito de conhecer abraços.

    ResponderExcluir
  2. Livro de ação é um dos meu favoritos, já estou curiosa para ler, mas pelo que vi é uma trilogia né? Vou ver os outros primeiro! Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  3. oi
    Adorei a resenha, o livro é muito bem escrito e a historia é bem desenvolvida..

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia a série, pela resenha é uma história do que tipo que prende pela sua dinâmica. Ótima dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou preso nesse universo desde que li o primeiro livro. Super recomendo.

      Excluir
  5. Olá amigo! Muito bom ver sua opinião sobre o livro. Eu amo cenas de ação bem escritas, aliás faz tempo que não leio um bom livro do gênero.
    Ótima dica. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Nossa, faz tempo que não leio publicações dessa editora. Mas sempre fico contente em ver algum lançamento. Fiquei impressionada com o tamanho da coleção nos EUA. Creio que vai demorar vir todos para o Brasil. Quanto a aventura, achei bem dinâmica. Os fãs do gênero vão curtir a leitura. As edições são coloridas e bem chamativas o que cativa o leitor. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a coleção já é enorme lá fora. Aqui no Brasil temos 7 livros pela Jambô.

      Excluir
  7. Nossa já está na sexta edição? Estou muito atrasada, já que só li o primeiro livro. Enfim, nunca é tarde para retornar as leituras antigas né 😊 Mega abraço 💙

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo