slide-slick

Resenha: Jantar Secreto - Raphael Montes (Companhia das Letras)

em terça-feira, 26 de agosto de 2025

Toda comida tem um preço (...)



Jantar Secreto, de Raphael Montes, foi publicado pela Companhia das Letras em 2016.   Será que as dificuldades financeiras justificariam ultrapassar todos os limites, mesmo que desnudasse o pior do caráter humano?


Após serem aprovados no vestibular, quatro amigos do interior do Paraná resolvem dividir um apartamento na cidade do Rio de Janeiro.  Cheios de sonhos, sem nenhum dinheiro no bolso, os jovens rapazes querem provar que conseguem sobreviver por conta própria em um amplo apartamento localizado em um prédio antigo no Posto 3 de Copacabana


Aqui, não se paga apenas pela comida, mas pela experiência (...)


Dante é quem nos conta essa história anos depois.  Ele já estava formado em Administração, mas trabalhava em uma livraria no Leblon; Miguel se formou em Medicina e fazia residência em um hospital público; Hugo era formado em Gastronomia e ganhava uma mixaria como assistente de cozinha; e, por fim, Leitão, que acabou não se formando, passando o dia trancado no quarto navegando na internet e comendo biscoitos e salgados.  


A vida profissional não alavancava e as dívidas só aumentavam.  O aluguel estava com meses de atraso e já haviam recebido uma ordem de despejo.  Inspirados no enigma da carne de gaivota, os amigos resolvem organizar o primeiro Jantar Secreto para um seleto grupo de excêntricos convidados.  Tendo a carne humana como ingrediente principal, os eventos começaram a atrair um grande número de admiradores e milionários.  


Às vezes, a ignorância é, sim, uma bênção.


Com o sucesso do jantar macabro, os jovens acabam mergulhando em um pesadelo que colocará em prova a amizade que os unia.  A cada novo prato, eles estarão mais envolvidos em uma perigosa rede de mentiras, crimes e ambição, onde a morte se esconderá em cada esquina.  Qual será o limite da ganância?


Com uma escrita direta e visceral, o autor consegue colocar o leitor dentro das situações e ambientes, causando desconforto e nojo.  Os personagens são bem desenvolvidos, valendo também o destaque para Cora, uma garota de programa que sonha em publicar livros de poesia.  O final, mesmo que já esperado por mim, funciona dentro do contexto. 


Com 368 páginas, Jantar Secreto surpreende pelo horror que representa o lado sombrio da natureza humana.  É uma leitura pesada, embora a trama demore para deixar explícito os bastidores da crueldade que o  homem é capaz.  A leitura é perturbadora em alguns momentos, com descrições violentas e repugnantes, o que pode incomodar alguns leitores.  Por fim, vale pela reflexão sobre a sociedade e seus impulsos doentios para satisfazer seus próprios interesses.


Tenham uma boa leitura!


Estou aqui para garantir que tenham a melhor noite de suas vidas.  Espero que se divirtam.




Jantar Secreto
Autor:  Raphael Montes
Editora:  Companhia das Letras
Formato: 14 x 21cm
ISBN: 978-85-3592-835-8



Sobre o Autor


Raphael Montes nasceu em 1990, no Rio de Janeiro. Escritor e roteirista, publicou os romances Suicidas, Dias perfeitos, O vilarejo, Jantar secreto e Uma mulher no escuro, vencedor do Prêmio Jabuti 2020. Seus livros estão traduzidos em mais de 25 países e têm os direitos de adaptação vendidos para o teatro e o cinema. Escreveu os filmes Praça Paris, A menina que matou os pais e O menino que matou meus pais. É criador, roteirista-chefe e produtor-executivo de Bom dia, Verônica, série de sucesso na Netflix, vencedora do Prêmio APCA 2020 nas categorias melhor ator, melhor atriz e melhor dramaturgia. (Fonte: Companhia das Letras).


* Imagem criada com ajuda de Inteligência Artificial

* Leitura feita no Kindle        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo