slide-slick

Resenha: Refúgio (A Lenda de Drizzt Vol. 3) - R.A. Salvatore (Jambô)

em quinta-feira, 18 de março de 2021

 Como se define o bem e o mal?

 


Refúgio, de R. A. Salvatore, publicado pela Jambô Editora, é o terceiro volume da Trilogia do Elfo Negro.   Nessa nova aventura, Drizzt enfrentará as ameaças de um mundo desconhecido, enfrentará inimigos, mas também encontrará novos aliados que o ajudarão nesse desafio. 


Drizzt Do'Urden, um dos personagens mais marcantes dos cenários de RPG e literatura fantástica, surgiu há pouco mais de 30 anos.  Ele é um velho conhecido dos Reinos Esquecidos (Forgotten Realms), um dos cenários de Dungeons &  Dragons. De um mero coadjuvante, o elfo negro logo se tornou o protagonista de muitas histórias, conquistando uma infinidade de leitores e jogadores por todo o mundo.  

 


Sua primeira aparição foi no livro O Fragmento de Cristal, que cronologicamente se tornou o quarto livro da série que já conta com 36 livros publicados nos Estados Unidos, tornando-se best-sellers do New York Times.   Aqui no Brasil, a Jambô Editora já publicou 6 livros da coleção, com tradução de Carine Ribeiro, sendo que mais um volume já está sendo preparado para futuro lançamento.  Confira os livros publicados pela Jambô:


Vol. 1 - Pátria (Resenha no blog)
Vol. 2 - Exílio (Resenha no blog)
Vol. 3 - Refúgio
Vol. 4 - O Fragmento de Cristal
Vol. 5 - Rios de Prata
Vol. 6 - A Joia do Halfling (em tradução)
Vol. 7 - Legado

As trágicas lembranças de Menzoberranzan e do subterrâneo não tiraram dele a esperança de encontrar um lar, onde verdadeiramente pudesse ter amigos e aliados confiáveis.  Em Refúgio, Drizzt chega à superfície fugindo de seu passado cruel e sangrento.  Diante da perseguição e das perdas mostradas nos dois primeiros volumes da série A Lenda de Drizzit, o elfo negro nutre a esperança de uma nova era de paz e tranquilidade, mas não é exatamente isso que encontrará nesse novo mundo.  

 


Para sobreviver, teria que se adaptar.

 

Drizzt aprendeu a controlar seus impulsos instintivos e violentos, o que favorecia sua própria sobrevivência.  Agora, seu lado sombrio era parte de si, mas convivia com suas convicções e anseios.  Ao se deparar com uma família de camponeses, o elfo percebeu que talvez pudesse reviver o sonho de ser parte de uma comunidade, mas outra vez se viu sozinho e perseguido injustamente, contando apenas com a pantera negra Guenhwyvar como companheira.

 

Agora, cercado de muitos inimigos desconhecidos, Drizzt Do'Urden se confronta com um de seus mais obstinados oponentes, Roddy,  um humano caçador de recompensas.  O assassino solitário perseguirá o drow de forma implacável,   tentando de todas as formas eliminá-lo.   Com a desvantagem de estar em um lugar desconhecido, o elfo negro terá que enfrentar muitas batalhas, sendo que suas armas aos poucos vão perdendo a magia dos elfos diante da luz do sol. 



Eu vi a paz e eu vi a guerra (...)


 Muitas criaturas fazem parte dessa aventura:  Goblins, Orcs, elfos, humanos, dragões, anões, entre outras.   Nesse enredo, Drizzt fortalece e amadurece suas convicções.  O autor encerra a trilogia, moldando o personagem para aproximá-lo do que conhecemos hoje.  É fascinante ver a forma como R.A. Salvatore soube conduzir a trilogia que mostra a origem do herói que conquistou uma legião de admiradores ao longo dos anos. 



Muitos momentos se tornam inesquecíveis para os fãs dessa série, assim como outros acontecimentos ocorridos nos livros anteriores.   O encontro de Drizzt com Montólio, o ranger cego, foi essencial para que o drow reavaliasse seu passado e encontrasse novos caminhos.  Foi através de seus ensinamentos e da rica convivência com o velho eremita, que o elfo negro se tornou um ranger e assumiu o papel de protagonista de sua história, traçando sua própria jornada, que o levou ao Vale do Vento Gélido.  


O pavor é uma emoção estranha (...)


Depois de andar na companhia dos Frades Penitentes e enfrentar a fúria de um poderoso Dragão Vermelho, Drizzt Do'Urden conhece a menina Cattibrie, filha do anão Bruenor Martelo de Batalha, mas o futuro desse encontro já é história para os próximos livros. 

 


 A história do jovem drow me conquistou completamente.   Conheci o personagem pelas páginas do livro, prova de que é uma leitura indicada para todos que curtem fantasia, e não somente para a galera do RPG.  Os cenários são perfeitamente construídos, os personagens consistentes e ricos em detalhes, o enredo é envolvente e consegue a harmonia entre emoção e ação.   Mesmo que a ideia da trilogia seja contar a origem de Drizzt, a história não se torna cansativa como algo introdutório, pois a trama é ágil e cheia de elementos interessantes. 

 

 (...) mas a vaidade é uma fraqueza, não duvide (...)

 

Com 384 páginas, folhas amareladas, fonte e espaçamentos confortáveis, Refúgio encerra com emoção essa trilogia, na certeza que a saga do elfo negro continua.   Além dos muitos desafios enfrentados nesse novo mundo pelo drow e pela pantera Guenhwyvar, sua companheira fiel,  outro tema se torna evidente no livro, o preconceito pelo qual o elfo é julgado, considerando sua origem.  Não deixe de ler!



Leia a Resenha de Pátria

1º Volume da Saga


Leia a Resenha de Exílio

2º Volume da Saga
 
 


Autor:  R.A. Salvatore
Tradução :  Carine Ribeiro
384 páginas
Edição: 1ª (Ago/2018)
Dimensão : 15,5x23cm - Brochura
ISBN : 978858913487-4


Onde Comprar a versão digital e a física:
* Livro recebido em parceria com a Editora Jambô.

Um comentário:

  1. Olá Evandro
    Adorei a resenha, essa aventura com fantasia deve ser ótima essa triologia, deve uma hora vc falando da resenha eu percebi que um personagem estava trabalhando o verdadeiro eu dele e tentando esquecer o passado e ser um novo ser ou como a gente sempre fala uma nova pessoa. Como sempre sua resenha foi perfeita! Parabéns! Bjs e sucesso!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo