slide-slick

Resenha: Orixás no Terreiro Sagrado do Samba - Claudia Alexandre (Aruanda)

em terça-feira, 18 de maio de 2021

Em todas as formas de brincar em folguedos, participar de festas religiosas e ganhar as ruas, os negros carregavam a relação com santos e orixás, um elo entre o samba e religião que nunca foi desfeito.  

 


 

Orixás no Terreiro Sagrado do Samba - Exu & Ogum no Candomblé da Vai-Vai, da jornalista Claudia Alexandre, foi publicado em 2021 pelo selo Fundamentos de Axé da Editora Aruanda. O carnaval, um dos maiores espetáculos do mundo, mostra a sutil relação entre o samba e a religiosidade.  A alegria da festa esconde o preconceito e a violência que ainda mancham e violam a essência de um povo.


A intolerância surge com o desconhecimento, com a não aceitação das coisas que, de alguma forma, se mostram diferentes da realidade criada por cada um. É necessário aprender a enxergar a vida por outros ângulos, perceber os fundamentos, descobrir novas culturas, e principalmente, respeitar a diversidade.

 


O livro apresenta um estudo sobre a relação do samba com as religiões afro-brasileiras.  A autora explora, em panorama geral, o início da religiosidade africana no Brasil e os primeiros batuques que nos remetem ao samba como conhecemos hoje.   Na época da escravidão, com uma cruel segregação racial, muito se fez para evitar as manifestações religiosas e culturais dos africanos. 


Infelizmente o preconceito ainda existe, sendo visível em pequenos detalhes ou em graves situações.  Sempre houve um enorme esforço para separar o samba, o batuque, a macumba e a capoeira.   Isso ocorre por ignorância ou fanatismo, esbarrando em outras nuances de formação do caráter. A melhor arma para combater  a discriminação é o conhecimento e a empatia. 

 


A autora destaca em seu estudo a acolhedora e diversificada São Paulo e mergulha nos bastidores da Vai-Vai, uma das principais agremiações carnavalescas da cidade.  O Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Vai-Vai foi quinze vezes campeão no grupo especial.  A escola sempre preservou os valores religiosos de seus ancestrais, mas a forma de expor os rituais acabou sendo diferenciada a cada novo presidente.

 

Uma intensa pesquisa mostra desde o surgimento do samba até os grandes desfiles da atualidade, destaque em todo o mundo.   A mistura de festas religiosas e profanas foi aos poucos moldando o carnaval como conhecemos hoje.  Quando o carnaval se tornou um grande espetáculo da mídia, os detalhes foram adaptados para agradar o grande público, fazendo as apresentações perderem a espontaneidade inicial, diante da busca por patrocínios e a disputa pelo pódio.

 


A Vai-Vai nasceu como cordão carnavalesco em 1930.  Seu Terreiro do Samba se localiza no tradicional bairro Bixiga em São Paulo.  A escola nunca se afastou de sua essência, mesmo diante da diversificada crença de seus componentes e visitantes. Há discordâncias em manter a religiosidade tão abertamente ou de forma mais reservada.   A religiosidade da Vai-Vai permite em seu espaço altares de santos católicos, assentamentos de orixás, festas afrorreligiosas e práticas rituais de candomblé, tudo convivendo de forma harmoniosa. 


Além de trazer fatos curiosos sobre o samba, Claudia Alexandre reúne informações sobre Candomblé, Umbanda, Espiritismo e Catolicismo, mostrando os significados e ligações entre as religiões.   Vale o destaque de dois grandes nomes femininos no carnaval da Vai-Vai, Dona Marcinha e Dona Nenê. Além disso, a autora traz em anexo o calendário de festas religiosas da Escola. 

 


Com 208 páginas, folhas amareladas, fonte pequena e espaçamento confortável, Orixás no Terreiro Sagrado do Samba - Exu & Ogum no Candomblé da Vai-Vai, mostra de forma isenta que religiosidade e samba caminham juntos.  A capa é linda com uma imagem do ilustrador Capim.  O livro contém fotos em preto e branco de  cerimônias, desfiles, eventos e integrantes da Vai-Vai. É um livro que indico, um material muito rico, que mostra que diante do glamour dos desfiles, o culto aos Orixás ainda se manifesta.


Boa leitura!

 

 
 
 

Orixás no Terreiro Sagrado do Samba - Exu & Ogum no Candomblé da Vai-Vai
Editora Aruanda
Selo: Fundamentos de Axé
Autora: Claudia Alexandre
Páginas: 208
Edição: 1ª (2021)
Dimensão: 22,8x15,6cm

 

Onde Comprar

Editora Aruanda

E em outras livrarias.

Disponível em formato impresso e digital.


Sobre a Autora

 

Claudia Alexandre, jornalista e apresentadora de Rádio e tv, é especialista, mestre e doutoranda em Ciência das Religiões pela PUC-SP. Foi assessora especial da Fundação Cultural Palmares (MinC) e assessora de comunicação do Museu Afro-Brasil e da União das Escolas de Samba Paulistanas (uesp). Como locutora da Transcontinental fm, despontou como a principal voz feminina negra das rádios paulistanas. Em 2018, criou a plataforma digital br Brazil Show (@brbrazilshow), onde produz conteúdo e apresenta o programa “Papo de Bamba”. É colunista do programa “O Samba Pede Passagem” (USP FM) e foi comentarista de Carnaval da Globonews SP (2019–2020). Afroempreendedora, dirige a agência Central de Comunicação. Integra a Comissão dos Jornalistas pela Igualdade Racial SP (Cojira) e os coletivos “Acadêmicas do Samba” e “Mulheres do Axé do Brasil”. É autora dos livros “Na fé de Vivaldo de Logunedé: um pouco do Candomblé na Baixada Santista (Secult Santos) ” e “Vai-Vai: orgulho da Saracura (AB Editora) ”. Também pesquisa a vida de Hilária Batista de Almeida, a Tia Ciata. Conheça mais sobre a autora em @claualex16.


* Livro recebido da @sicomunicacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo