slide-slick

Resenha: Espiral - Contos e Vertigens - Luciana Chardelli (7Letras)

em quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

 Algumas tristezas são impenetráveis.

 


Espiral - Contos e Vertigens, de Luciana Chardelli, foi publicado em 2020 pela Editora 7 Letras.   A vida se apresenta em constante movimento, girando em curvas que se desenrolam a partir de um ponto central.  Cada um de nós é o centro de nossa própria história, e muitas vezes a sensação distorcida do deslocamento à nossa volta nos dá a falsa sensação de rotação, oscilando e desvirtuando os acontecimentos.

 

Vê-lo nadar me afoga, mas é assim que me mantenho viva. Ele nada pelas ruas e madrugadas, eu coleciono silêncios.

 


Ler as primeiras páginas de Espiral foi como me deparar com personagens solitários em um palco vazio com foco de luz fosca em meio à escuridão.  O texto é construído em formato bem direto, nos lembrando diários, cartas, pequenos desabafos.  O tom é confessional, e quase sempre as palavras surgem repletas de dor, mágoas e desalentos.  


No fundo, não obstante a uma certa tristeza que carrego, gosto de quem sou agora, não tenho mais nenhuma certeza tampouco faço planos, basta-me o dia  e suas pequenas ofertas.



 

Dos textos contidos no livro, Caracol é o que ocupa maior número de páginas, mostrando a vida presa em seus movimentos.  Diante da vertigem do abandono é difícil distinguir o real do imaginário.  Devaneios ou realidade?  A personagem se perde em seus próprios lamentos, fazendo do leitor cúmplice de sua solidão.   A dor do abandono (ou não) pode tornar-se uma tortura com repetições que dilaceram corpo e alma.  É como romper o ciclo que nos apresenta sempre um recomeço, mas uma força insiste sempre em uma nova história. 

 

Há o exato momento em que tudo começa.  O fim tem sempre um começo. 

 


Luciana Chardelli passeia pelas palavras e domina o próprio tempo.  Se as letras se estendem sem pressa em alguns textos, em outros saltam ligeiro pelas páginas. Diante dessa nuance, a autora cria um universo que se equilibra entre o real e a insanidade, como em O diário de Maria.  Sutil e emocionante,  A caixa carrega a intensidade em poucas linhas.  O menino onda nos choca a cada palavra ao lidar com um assunto extremamente delicado, revelando por fim um abuso cruel.   

 

Algumas coisas te mudam para sempre.  

 


Caminhando pela angustia, as horas se debruçam nos minutos, que escorregam pelos segundos, e se dissolvem entre os dedos.  É assim, navegando pelas palavras que Luciana nos faz mergulhar no íntimo de cada personagem.  Os contos se apresentam com suas verdades, devaneios, dor intensa e loucura.   Um livro aparentemente simples e delicado, mas que carrega nas entrelinhas a complexidade humana diante da solidão. 


Inexplicável como a solidão que me mata me transforma (...) 


Com 128 páginas, 8 contos,  folhas amareladas, fontes e espaçamento confortáveis, Espiral - Contos e Vertigens é intenso em seus espectros e recordações.  Seus contos se aproximam do leitor com texto fácil e poesia natural.  A autora soube criar uma completa intimidade entre nós e as personagens.  Livro mais que indicado para quem curte esse estilo de leitura.   Eu adorei!   Boa leitura!




Querido Ninguém,

 

Avise-me de algum modo que você tem recebido minhas cartas.  Mando-lhe cartas, porque num dia qualquer de um mês qualquer de um ano inesquecível, prometi escrever-lhe.

 

Você, como quem desconhecesse dores, perguntou-me por que eu havia sumido; respondi-lhe em letras coloridas e breves:  "ainda  aqui.  Te escreverei".

 

Foi um ainda aqui coberto de até breve.  Mas nosso breve ficou longo demais.  Ficamos longe, mais longe que as estradas que não percorremos. 
 
 

 
 
Espiral - Contos e Vertigens
Autora :  Luciana Chardelli
Editora 7 Letras
128 páginas
1ª Edição 2020 
Formato:  15,5x23cm
ISBN 978-85-421-0863-7 

 
Onde Comprar



Sobre a Autora

 

Luciana Chardelli Nunes nasceu em 1968 no Rio de Janeiro.  Cursou jornalismo e posteriormente formou-se em direito.  É advogada, pós-graduada em direito penal e direito processual penal pela Universidade Cândido Mendes.  É autora do romance Penso, logo insisto:  um desencontro (editora Multifoco, 2010)



https://www.youtube.com/channel/UCBoEPNh2Q97kT2N0-SbvYkwhttps://www.instagram.com/oasyscultural/https://www.facebook.com/oasyscultural/
 
* Livro recebido gentilmente da Oasys Cultural.

3 comentários:

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo