slide-slick

Resenha: Melhor que sexo! - Luiz Cláudio Siqueira (Autografia)

em domingo, 10 de maio de 2020

Nunca um ato de amor fica sem resposta.


Melhor que sexo!, do autor Luiz Cláudio Siqueira, foi publicado pela Editora Autografia em Outubro de 2017.  A vida sempre pode nos surpreender positivamente através das coisas simples.  Com amor, fé, talento e muito bom humor essas crônicas retratam com leveza pessoas e momentos que se destacaram na vida do autor.

O livro reúne 69 crônicas sobre diversos temas,  datados entre 2015 e 2017 (um dos trabalhos é de 2011), mas não seguem ordem cronológica.      Os textos são rápidos e dinâmicos e a leitura flui naturalmente, assim como em seus outros livros já resenhados aqui no blog (confira os links no final do post).  Muitas lembranças do  autor são retratadas em cada página; são momentos felizes e cheios de saudade, ou ainda situações engraçadas vividas ou presenciadas por ele.   Temas sociais também estão presentes.  Algumas crônicas refletem a imaginação e a criatividade do Luiz, sempre divertido e até mesmo irônico.   Outro ingrediente que marca seu trabalho é a fé, que acaba guiando nossos caminhos.  Família e amigos também tem espaço garantido em seus textos, rendendo até algumas homenagens.


Sucesso é sentir e não possuir.

Como já conhecia o estilo do autor, assim que iniciei a leitura, decidi que leria uma ou duas crônicas a cada noite.  Com uma linguagem leve e descontraída seria uma leitura ideal para boas reflexões antes de dormir.  Achei que assim eu aproveitaria melhor a essência de cada texto.  A escrita é espontânea e tem uma atmosfera leve que rapidamente permite a criação de um vínculo com o leitor.  É como uma conversa direta, um bate-papo com alguém que fala a nossa língua.  O objetivo é exatamente esse, acredito que o Luiz Cláudio Siqueira acertou na simplicidade dos textos, afinal a vida é simples e a gente é que complica.

A saudade é o passado que se faz presente.

Através de seus textos acabamos conhecendo um pouco sobre o autor.  O grande segredo para uma vida feliz é perceber que quantidade não é tudo, pois a qualidade é muito mais importante nessa esfera.  Amigos, relacionamentos, cumplicidade, diversão; tudo isso só vale à pena com pessoas que estejam em completa sintonia com a gente.  Alcançar a felicidade pode ser simples quando nos cercamos de pessoas queridas  e que realmente nos querem bem.  Coisas simples são essenciais para que possamos nos sentir plenos e completos.

A lei do retorno é perfeita:  o bem que você faz sempre volta pra você.  Acredite.

Não poderia deixar de falar sobre o título:  Melhor que sexo!.  Acredito que o autor nos apresenta várias situações que se abastecem do amor como combustível, sendo assim, infinitamente melhor que sexo, algo passageiro e de prazer momentâneo. Ao mesmo tempo que funciona dentro da proposta do livro e do jeito irreverente do autor, o título pode assustar aos leitores desavisados que só passam os olhos pela capa sem ler a sinopse.  Foi essa a experiência que tive ao perceber como algumas pessoas se comportavam quando me viam com o livro na mão.  A obra tem pouquíssimas referências que sugerem o sexo do título; assim, talvez uma outra escolha representasse melhor o conteúdo como um todo. 

Eu me sinto um refugiado em meu próprio país.

Algumas crônicas que se destacam:  Melhor que sexo!, que dá título ao livro; Envelhecer; Como conviver com seu analista e ser feliz; O que você diria hoje para o jovem que você já foi um dia?; Pontos e pessoas; Desperdícios; Meu sonho é não sonhar; Eu, ela e a geladeira; Somos todos refugiados; e muitas outras.  O autor passeia por temas variados e nos proporciona momentos deliciosos através de uma leitura leve e divertida. 

Trair é enganar a si mesmo.

Com 184 páginas, Melhor que sexo!  tem folhas amareladas, letras confortáveis e bom espaçamento. As ilustrações de Xande Pimenta, que acompanham cada crônica, enriquecem ainda mais a obra.  Elas estão em completa sintonia com os textos, absorvendo a essência de cada situação.    Luiz Cláudio Siqueira mostra muito de si neste trabalho, de forma que opiniões pessoais e religiosas podem incomodar alguns leitores, como percebi lendo outras opiniões sobre o livro pela internet.  Criando em família católica, o autor é praticante de sua fé, e, naturalmente muito disso reflete em seus textos, que às vezes assume um tom mais conservador.  Pessoalmente, não percebi nada realmente condenável ou desrespeitador, embora também pense diferente sobre algumas situações.  Temas como religião, sexo, e preferência musical, entre outros similares,  sempre podem causar polêmica.   É preciso enxergar a obra do autor como um todo e não necessariamente dar foco a algumas frases ou palavras que possam sugerir outra interpretação.



Confira outras resenhas:




Melhor que sexo!
Autor :  Luiz Cláudio Siqueira
Editora Autografia
Edição: 1ª (2017)
Páginas : 184
Dimensão :  23 x 16cm
ISBN : 978-85-518-0629-6



https://www.facebook.com/Altostextos/




https://www.skoob.com.br/melhor-que-sexo-752030ed755281.html




Onde Comprar:

Diversas livrarias físicas ou lojas online.

Preço padrão R$ 35,00 

https://www.autografia.com.br/produto/melhor-que-sexo/



Sobre o Autor


Luiz Cláudio Siqueira tem 55 anos, nasceu em Campos dos Goytacazes (RJ) e atualmente mora em Niterói (RJ). É formado em Publicidade pela Universidade Federal Fluminense. Já trabalhou como redator para diversas agências de propaganda.  Melhor que Sexo! (2017) foi seu primeiro livro, seguido de Desperte a sua Fé e seja Feliz (2018) e Ria de Tudo Isso! (2019).



https://www.facebook.com/luizclaudio.siqueira.90https://www.instagram.com/luiz_claudio_siqueira_/

 Visite Altos Textos no Facebook

https://www.facebook.com/Altostextos/



* O livro foi um presente do autor.


18 comentários:

  1. Cara, não sei porque, mas eu adoro livros de folhas amareladas!!! ahhaha... Eu acho que, de alguma forma, elas aguçam mais a leitura! Tipo Mac Donalds! kkkk... Sobre as crônicas, que interessante! Curti também o mote do melhor que sexo! Mas devo dizer que, em vias práticas, até hoje não consegui achar nada melhor que isso! kkkkk Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blog Dois Pernods, concordo com você quando diz que sexo é ótimo, mas existem outros momentos bem bacanas também. Que você aproveite tudo de bom que a vida tem para oferecer. Um grande abraço!

      Excluir
    2. Obrigado pela visita. Sexo é ótimo, e através das crônicas vamos ampliando nosso horizonte de coisas boas.

      Excluir
  2. O livro do autor Luiz Cláudio é bastante interessante, já que possui 69 crônicas com diversos temas, é bom ler um livro no qual você pode explorar temas diferentes, o livro vai agradar os leitores, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucimar, o livro é bem interessante porque fala de amor, paz, fé, gratidão, amizade, família, alegria, sempre de forma otimista. Em cada página, uma nova crônica. Tenho certeza de que você também vai gostar. Obrigado mesmo pela atenção. Tudo de bom!

      Excluir
    2. Pois é, Lucimar, o autor explora vários temas e situações nessas crônicas.

      Excluir
  3. Oi
    Gostei da capa te chama atenção, não só pelo nome, mas também pela alegria das cores , a diagramação é perfeita, as ilustrações complementam a obra com a mesma delicadeza descrita em cada crônica.
    É um livro excelente 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a capa chama bastante atenção, é alto astral. As ilustrações dão um charme a mais.

      Excluir
  4. Querido como sempre você sabe que adoro suas resenhas! está está maravilhosa, sabe este é um livro que com certeza eu ler, tem tudo que gosto em um livro, parabéns Luiz Cláudio Siqueira, obrigado, beijinhosssssss

    ResponderExcluir
  5. Eu vou concordar com o comentário ali acima, também sou fã das páginas amareladas elas me trazem uma sensação tão boa. Eu já ouvi falar no liveo e de verdade quero muito ler me identifiquei só de ler os subtítulos que colocou! Suas resenhas são impecáveis. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Oi Evandro,
    Não conhecia o autor e nem a editora, mas achei interessante o livro, eu adoro crônicas, já li bastante do Luis Fernando Veríssimo. Achei interessante você falar sobre o título do livro em relação aos textos. E gosto de título que fazem sentindo com as histórias e não contemple apenas uma. Vou anotar esse livro na lista, e gostei dos outros livros do autor que você resenhou.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Pocket. Eu também adoro crônicas. Que legal que já leu bastante o Veríssimo.

      Excluir
  7. A Crônica e meu estilo de leitura, a capa e o título ficaram perfeitos. A sinopse de um livro é muito importante. O livro "Apresentando resultados", melhor que o sexo! "o trabalho é cheio de curiosidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos ficam mesmo curioso pra saber o que vão encontrar. rsrs Obrigado pela visita.

      Excluir
  8. Oi Evandro!
    Adoro livros de crônicas! é um dos meus tipos de leituras preferidos.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo