slide-slick

Resenha: Vão Livre - Tomas Rosenfeld (Reformatório)

em terça-feira, 1 de outubro de 2019

Esse plano nunca foi nosso.

 
Vão Livre é o segundo livro de Tomas Rosenfeld, e foi publicado pela Editora Reformatório em 2019.  As nuances que constroem e desconstroem o relacionamento humano.  O vazio que insiste em corroer os sentimentos e dar novas perspectivas na vida de um casal.  E quando se descobre que os sonhos não são mais suficientes?

Andamos de mãos dadas pelos cômodos imaginários.

Um casal holandês decide largar uma vida confortável em seu país e  se mudar com as duas filhas pequenas para o Brasil.   Depois de se encantar com o projeto arquitetônico do MASP e seus enormes vãos entre as colunas, eles acabam escolhendo São Paulo para iniciar essa nova fase em suas vidas.  A oportunidade de conhecer outra cultura e construir uma casa dos sonhos para a família, a princípio parecia revigorar a relação que, aos poucos, foi se mostrando instável aos olhos do leitor. 


Kess era um jovem milionário quando se apaixonou por Karin, mas a pedido dela, antes mesmo do casamento, ele doou quase todo o dinheiro da venda de sua empresa, ficando apenas com o necessário para que pudessem viver uma vida confortável e construir uma casa que seria o lar perfeito. Dessa forma, ganhariam o sustento do próprio trabalho, e possivelmente, seriam felizes sem excessos.

Kess era um homem de negócios e Karin era designer de joias.  Para ele, planejar e construir a casa perfeita era uma grande aventura.  Para ela, uma forma de compensá-lo pelo dinheiro doado.  Desde os primeiros rabiscos no projeto, passando por cada etapa na construção, até o assentamento do último tijolo, acompanhamos também os movimentos na vida do casal.

Construir juntos era um ato de intimidade extrema. 

O vazio na relação se torna evidente com o novo país.  A necessidade dela em preencher o vazio se torna sufocante.  Cada um vive em seu universo particular, e reage de formas diferentes à cultura de um novo país.   O que era emocionalmente confortável, sofre o desgaste diante do impacto das diferenças que se tornam evidentes.  Diante da possibilidade das possíveis frustrações, a ideia da casa tomando forma transforma-se em uma prisão.

Nossos sorrisos não eram propriamente falsos, mas vazios.

Esse é o segundo romance do autor,  Tomas Rosenfeld, que  foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura na categoria autor estreante, com seu primeiro romance, Para não dizer que não falei de Flora (7Letras, 2015).  Em Vão Livre, o projeto arquitetônico que daria forma à casa dos sonhos do casal, se torna símbolo das movimentações delicadas e das transformações vividas por eles nessa nova fase da vida.  Aos poucos, cada um começa a vivenciar seu papel na relação e a refletir sobre o  que espera do futuro, que se apresenta como um roteiro já escrito. 

Um lugar para se sentir livre parece um bom sonho (...)

O livro é dividido em 5 partes, em que os protagonistas se alternam na narrativa, em 1ª pessoa, dando a oportunidade para que o leitor enxergue por ângulos distintos alguns acontecimentos. As páginas são amareladas e folhas pretas separam cada uma das partes.  O livro é de leitura rápida e fluída.  O texto é repleto de simbolismo e há muitos detalhes sugeridos nas entrelinhas.




http://reformatorio.com.br/Vão Livre
Autor: Tomas Rosenfeld
Editora Reformatório
Edição 1ª (2019)
Páginas:  184
Dimensão:  14x21cm
ISBN:  978-85-66887-52-5




https://www.youtube.com/channel/UCBoEPNh2Q97kT2N0-SbvYkwhttps://www.instagram.com/oasyscultural/https://www.facebook.com/oasyscultural/




Onde Comprar:


http://www.tanlup.com/vao-livre-de-tomas-rosenfeld-1209977



Sobre o Autor:

https://www.facebook.com/tomas.rosenfeld.9


Tomas Rosenfeld nasceu em São Paulo, em 1986.  É formado em Relações Internacionais pela USP e desde 2009 trabalha com temas ligados à inovação social.  Para não dizer que não falei de Flora (Editora 7 Letras, 2015), seu primeiro romance, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura.
(Foto:  Flávia Borger)




* Livro gentilmente cedido pela Oasys Cultural.

25 comentários:

  1. Amei a resenha
    O livro parece ser muito interessante!

    Beijos
    Preguiça literária

    ResponderExcluir
  2. olá Evandro , gostei muito da maneira que voce descreve a escrita do Tomas , esse segundo livro do autor fala sobre um assunto que gosto muito , relacionamentos humanos pois há sempre conflitos pelos quais algun dia passamos. Quero conhecer conhecer um pouco mais da primeira obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os relacionamentos humanos sempre rendem boas histórias. Obrigado pela visita Márcia.

      Excluir
  3. O livro do Tomas é um livro enriquecedor quando se fala de relacionamentos, conflitos, família, casamento, o livro faz o leitor mergulhar dentro do casal na união deles diante das frustrações, o livro tem uma história bonita, excelente a resenha abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Lucimar. As relações são quase sempre complexas.

      Excluir
  4. Muito interessante a premissa do livro. Parace uma história envolvente. Fiquei curiosa para saber o que acontece ao longo da construção da casa!

    Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito interessante a forma como o autor desenvolveu a trama colocando em paralelo com o projeto da construção da casa. Obrigado pela visita.

      Excluir
  5. O autor usa grande sabedoria ao escrever seu livro, uma realidade que acontece com muitos. Um casal holandês que sonha com conquistas, mas a verdade é que a conquista não pode terminar quando o trabalho é concluído, é uma conquista e não o fim dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Acontece com muitos de nós, disfarçar nossas fraquezas na expectativa do sonho realizado.

      Excluir
  6. oi
    Eu gostei da resenha :D o livro é ótimo tem é uma bela história,gosto muito da forma que o autor escreve bem leve e sutil...

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada, querido Evandro, pela leitura e resenha. Abração,

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Ainda não conhecia essa obra, mas já me vi bem interessada por todo o se conteúdo. Eu gostei do fato de saber que o autor vai relatar esse vazio que vai aparecer com as diferenças despontam. É interessante ver como cada pessoa lida com tal vazio e como tenta preenchê-lo. Já anotei a dica e espero poder ler em breve!

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um tenta preencher os vazios de uma forma diferente. Por isso é um assunto que rende tantos enredos. Obrigado pela visita.

      Excluir
  9. Olá, tudo bem? Não conhecia a obra mas achei a premissa muito interessante, parece ter um conteúdo maravilhoso!
    Vou procurar saber mais sobre ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma premissa muito interessante sim. Para quem curte enredos que lidam com as relações humanas é uma ótima pedida.

      Excluir
  10. Parece interessante o livro, conflitos culturais pessoais com mudanças, da para se aprender muita coisa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As leituras sempre nos trazem algum aprendizado. obrigado pela visita.

      Excluir
  11. Gosto de historias que se alternam na narrativa pra conhecer outros pontos de vistas, gostei da resenha e fiquei interessada na leitura.

    ResponderExcluir
  12. resgatar uma relação depois de tanto tempo e tantas coisas que aconteceram é um pouco difícil. Fiquei com vontade de ler o livro para saber o desfecho. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nati. Pois é, nem sempre é fácil preencher as lacunas. Obrigado pela visita.

      Excluir
  13. Olá!

    Esse parece ser um livro bem interessante Evandro, gostei da sua publicação/resenha e fiquei instigado a saber mais sobre a obra do Tomas.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo