slide-slick

Resenha: Entre dois amores - Edna Guedes

em domingo, 25 de março de 2018

 De repente, me vi entre dois amores.  E tinha que escolher um.


Em seu livro Entre dois Amores, publicado pelo Clube de Autores, a autora Edna Guedes mistura bons ingredientes para contar um enredo de amor.  Seria possível se apaixonar por duas pessoas ao mesmo tempo e com a mesma intensidade?   Essa e outras questões surgem quando conhecemos Laura, Miguel e Eduardo.

(...) os amigos não se abandonam.

É possível existir amizade entre um homem e uma mulher?  Laura e Miguel se aproximaram ainda muito novos, durante um desastroso e engraçado acaso na época da escola.  O tempo que se passou só fortaleceu a amizade entre os dois, que se tornaram mais que irmãos, tamanha a cumplicidade que existia.  Para Laura, Miguel Luna sempre fora o mais lindo, inteligente, atencioso, solícito, o melhor amigo.  Laura passou a adolescência se sentindo tímida e insegura, mas para  Miguel ela era a mais linda e inteligente, uma mulher que despertava o desejo dos homens com seu sorriso encantador e lhe enchia de ciúmes.

O tempo passa muito rápido, a ponto de não percebermos, 
e muitas vezes ficarmos parados esperando que algo aconteça.

Agora, com 30 anos, Miguel é um competente Promotor de Justiça, e Laura, com seus 23 anos, também se sente realizada profissionalmente trabalhando em uma ONG. Ao longo dos anos, Miguel acabou se apaixonando por Laura, mas por vários motivos nunca confessou esse sentimento. Agora ele resolveu que abriria seu coração...   Mas ele não poderia prever que os bons momentos, o companheirismo, a cumplicidade, tudo isso corria um grande risco de se transformar.   

As paixões são efêmeras (...)

Nesse mesmo dia, Laura conheceu Eduardo, um esforçado médico, cheios de planos, moreno  muito alto, cabelos negros e lisos e um olhar, profundo e hipnotizador. Ela percebeu na hora que ele era diferente de todos os outros que já havia conhecido e uma química os uniu desde o primeiro momento.  Claro que isso foi um grande choque para Miguel, que resolveu lutar com todas as forças para despertar o amor na mulher que amava.   Isso seria somente o início de muita confusão na vida de Laura e, obviamente, mudaria o destino dos dois homens que disputavam seu amor.

Ainda sinto medo da rapidez com que estão acontecendo as coisas (...)


Eu queria que você sentisse alguma coisa por mim, que lutasse por mim (...)

Acompanhar o enredo de Edna Guedes é se envolver, tornando-se íntimo dos personagens.  Em cada acontecimento é quase impossível não fazer um julgamento, analisando erros e defeitos das pessoas envolvidas.   No decorrer das páginas é praticamente irresistível não tomar partido, acusar ou apontar o dedo.  A verdade é que muitas vezes odiamos e em outras admiramos cada um deles, dificultando fazer uma escolha definitiva.  Sem contar que ninguém garante que o final será feliz depois de tantos desencontros.   A necessidade de falar e repetir os sentimentos, o desespero de ser compreendido e aceito, foi bem explorado pela autora.  Quem aqui nunca fez isso?!

Senti medo por perceber que talvez fosse o início do fim.

O romance de Edna Guedes tem foco principal no relacionamento dos três personagens principais e nas situações criadas entre eles, discussões, imprevistos, indecisões, ciúmes, etc.  O enredo tem um toque de humor, mesmo que em alguns momentos contenha situações mais tensas.   No geral, a forma como é narrado faz do livro uma deliciosa comédia romântica que agradará aos fãs do estilo.  Os personagens de apoio tem papel importante em alguns momentos e são essenciais para o desenvolvimento da trama. 

Eu o amo e não espero que ninguém compreenda esse sentimento.

A autora desenvolveu as cenas mais quentes com maestria, são altamente sensuais e de bom gosto.  Edna Guedes soube criar um clima de sedução durante todo o enredo, evidenciando uma certa tensão sexual que paira no ar a cada página.   Há um amadurecimento dos personagens ao longo do livro, o que é de extrema importância durante a trama.


(...) é como se o amor que sentimos nos prendesse (...)

Com 276 páginas, folhas brancas e letras confortáveis, Entre dois Amores é dividido em 40 capítulos narrados em 1ª pessoa, em sua maioria por Laura.  Em alguns capítulos acompanhamos a narrativa pelos olhos de Miguel e Eduardo, um artifício importante para enxergarmos o mesmo fato por outras perspectivas.   Muitas vezes eles acabam travando uma batalha com a própria consciência, analisando seus erros e acertos.    É um romance que foca em relacionamentos, seja de amor, paixão ou amizade. E então, já tem a resposta para as perguntas no início do post?

Sonhos se acabam, mudam.  Meus sonhos agora são outros.


Autora: Edna Guedes
Clube de Autores
276 páginas
Edição: 2 (2015)
ISBN: 978-85-65588-81-2
Formato: A5 148x210


Conheça outros livros da Edna Guedes 
através das resenhas aqui no blog:


Para saber mais sobre a autora, clique AQUI  
e leia uma entrevista exclusiva.



Onde encontrar os livros da Autora:

Formato Físico


(...)  sabia também que o tamanho do amor que ele sentia 
poderia se transformar em ódio num piscar de olhos.

63 comentários:

  1. Olá!
    Não conhecia esse livro. Amei a capa e mais ainda a história. rsrsrs
    Tô aqui imaginando a confusão que é a vida da Luna, e curiosa para saber como ela resolveu tudo isso. Dois amores, dois caras especiais... Aff, não queria tá na pele dela não. Já quero muito que ela fique com o Miguel! Ótima dica!
    Bjos

    www.momentosdeleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pollyanna. Pois é, como eu disse a gente acaba tendo preferências também e querendo interferir na escolha de Laura (nem sei se podemos chamar de escolha), afinal ninguém sai completamente ileso de uma situação assim. Obrigado pela visita.

      Excluir
  2. Oi Evandro!

    Tudo bem? Não conhecia o livro e nunca li nada da autora, mas entendi que a vida da protagonista é uma bagunça e isso provavelmente gera as cenas mais divertidas.

    Bom, fiquei bastante curiosa para conhecer um pouco mais da história por causa do seu comentário sobre o livro focar nos diversos tipo de relacionamento. O único problema são as folhas brancas, realmente me incomodam bastante.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também prefiro as folhas amareladas, se bem que a letra nesse é de um tamanho bastante adequado e a espessura do papel não deixa dar aquela transparência que dificulta ainda mais em alguns livros. Dá pra ler tranquilamente.

      Excluir
  3. As suas fotos ficaram bem bonitas mas já não curto quando tem estas coisas de cenas quentes e apesar de eu acreditar em amizade entre um homem e uma mulher, parece que aqui não foi o caso. Mas não sei se eu leria a obra, apesar de que o roteiro é interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gleice. Essa questão de amizade é realmente algo bastante relativo e complicado, depende de todo um contexto. Quanto às cenas mais quentes, não se preocupe, foram muito bem elaboradas sem nenhum exagero.

      Excluir
  4. Oie, que resenha linda, adorei! Não conhecia a obra e sua resenha foi muito tocante, fiquei realmente curiosa para conferir um pouquinho mais sobre a história, eu que sou fã desse tipo de enredo não vou perder a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Dayhara, que bom que gostou. Se gosta do gênero, com certeza vai gostar do romance.

      Excluir
  5. Oi! Não conhecia a autora ou o livro, e fiquei com o pé meio atrás quando li que um cara de 17 anos desenvolve uma amizade, que depois vira outra coisa ao longo dos anos com uma menina de 11. Franzi as sobrancelhas. E sinceramente, por mais haja uma história de amor, e tudo, acho que eu não leria. Fiquei reticente durante a resenha toda por causa dessa diferença de idade em quando o relacionamento dos dois começou. Mas obrigada pela dica!
    Bjoxx - http://www.stalker-literaria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline. Não se preocupe, eles se conheceram ainda muito novos, mas nunca aconteceu nada além da amizade. O amor veio com o tempo e só aflorou quando ela já tinha 23 anos. Para não contar muito sobre o enredo, talvez não tenha ficado muito claro. Obrigado pela visita.

      Excluir
  6. Eu confesso que não é um gênero que me atrai muito, mas achei interessante a forma como você falou sobre o livro. Embora talvez eu não vá buscar, porque eu realmente não sou chegada em triângulos amorosos e também uma distância tão grande de idade que me sugestiona pedofilia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, obrigado pela visita. Existe sim a diferença da idade, mas em nenhum momento a autora sugere assuntos relacionados à pedofilia. Os dois personagens se conheceram ainda muito novos, mas o sentimento de amor aconteceu ao longo do tempo, não necessariamente quando ela ainda era uma criança ou adolescente, e isso só é revelado quando ela já tem seus 23 anos.

      Excluir
    2. Acredito que ela tenha buscando uma maneira romancista de expressar como aqueles que vemos antigos de reinados e tal, so que a diferença de idade a partir do mundo moderno fica um pouco deslocado

      Excluir
  7. "Acompanhar o enredo de Edna Guedes é se envolver, tornando-se íntimo dos personagens. Em cada acontecimento é quase impossível não fazer um julgamento, analisando erros e defeitos das pessoas envolvidas. "- Gosto disso. Para mim, um escritor é isso. Se não for assim não faz sentido!

    Adorei o seu blog. Muito organizado e criativo! Bom estar aqui para ler com calma um pouco mais do que está rolando na literatura!

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita. Fique à vontade para ler e participar dando suas opiniões. É sempre muito bem vindo por aqui.

      Excluir
  8. Creio que ainda estamos aprendendo o que realmente é amar, apesar de sermos seres com um poder ilimitado, sendo descoberto dia após dia, por obra do amor universal.
    www.unalome.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Realmente o amor é um aprendizado. Muito obrigado pela visita.

      Excluir
  9. Olá, tudo bem?
    Eu não conheço essa autora, mas confesso que não fiquei interessada em conhecer essa obra com mais profundidade, pois não gostei muito desse relacionamento de três personagens, mesmo que a autora tenha aparentemente trabalhado isso bem, não me sinto confortável para ler esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna. Obrigado pela visita e pela participação. Essas confusões no amor são realmente complicadas, mas a autora soube fazer um desfecho de forma coerente que me acabou me agradando.

      Excluir
  10. Caramba. Não conhecia essa autora mas agora eu quero conhecer, fiquei curioso kkkk, fiquei curioso pra ver o final desse triango no que termina kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Bruno. Eu também fiquei bem curioso pelo final e claro que tinha minhas preferências e fiquei na torcida.

      Excluir
  11. Ao ler a resenha fiquei imaginando o dilema da protagonista. Minha curiosidade foi aguçada, preciso ler esse romance para saber qual a escolha da Laura!! Acredito que vou gostar da escrita da autora. A capa é de uma delicadeza incrível!!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cidália. Também acredito que vc irá gostar da escrita da autora. Se tiver oportunidade leia sim.

      Excluir
  12. Oi, Evandro, interessante a abordagem que a autora deu a esse triângulo amoroso que, mesmo não sendo original, tenho certeza que gerou uma história envolvente como bem descreveu na resenha. Muito bem mesmo, fiquei interessado. Ótimo saber que os autores nacionais estão ousando e buscando novas narrativas de velhas questões.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rob. Os velhos triângulos amorosos sempre estão em moda com novos enredos e roupagem. A autora explora tipos diferentes de amor e a intensidade de cada um.

      Excluir
  13. A história do livro é incrível pode uma pessoa se apaixonar por duas pessoas ao mesmo tempo, é uma decisão difícil para a Laura, é um romance bem intenso. O livro deixa uma curiosidade pra saber como vai terminar essa história eu já fiquei bastante curiosa, Evandro abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucimar. Que bom que gostou. Se tiver oportunidade não deixe de descobrir como termina essa estória. Obrigado pela visita.

      Excluir
  14. Mias uma dica de leitura bem legal,parece ser uma história bem interessante,muito boa a resenha,abraços.

    ResponderExcluir
  15. Evandro!
    Você acompanha lá no blog e sabe o quanto amo romances.
    Não conhecia a autora, mas gostei demais do livro, viu?
    E pode sim existir amizade entre homem e mulher...kkkk
    “Não cruze os braços diante de uma dificuldade, pois o maior homem do mundo morreu de braços abertos!” (Desconhecido)
    BOA PÁSCOA!
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA ABRIL – ANIVERSÁRIO DO BLOG: 5 livros + vários kits, 7 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudy. Sim, sempre estou acompanhando seu trabalho maravilhoso no blog e todo apoio que você dá aos nossos autores. Obrigado por estar aqui.

      Excluir
  16. Olá
    Infelizmente tenho um problema sério com romances principalmente quando o assunto é triangulo amoroso, nossa acho que não tem coisa que me deixa mais irritada que isso.
    Sobre amizade entre homem e mulher, da minha parte existe sim, nunca me apaixonei por nenhum de meus amigos por mais grudada que eu fosse com eles, meu marido tornou-se meu amigo porque acho que temos de ser amigos alem do amor para poder conviver em harmonia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniela, obrigado por participar. Concordo com vc que amizade e amor tem que caminha juntos quando resolvemos compartilhar nossa vida com alguém. Também acredito que possa existir amizade sem outros interesses envolvidos.

      Excluir
  17. Gostei muito do texto referente ao livro , porém fiquei um tanto intrigada pela começo ter relatado do desastroso fato fato da escola e depois nos apresentar uma diferença etária de 7 anos entre Laura e Miguel. Acredito que neste espaço tempo de conhecimentos seria bem improvável um tipo de relacionamento, mesmo de amizade, por que os interesses seria bem distintos. O que seja mais natural ocorrer na vida adulta talvez por isto um encantamento pelo médico seja mais natural.

    Porém sem alguns pontos analíticos da estoria acredito que seja um bom romance para se passar o tempo. gostei da abordagem do tema. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luma. Obrigado pelo comentário. Na vida adulta, onde realmente o enredo acontece, esses sete anos não parecem fazer tanta diferença; quando mais jovens sabemos que cada ano parece uma eternidade em relação ao outro. O evento ocorrido explica de certo modo o nascimento dessa amizade, evitei comentar para não soltar spoilers.

      Excluir
  18. Oie!

    Se não estou enganada já li alguma obra dessa autora e gostei bastante da história criada por ela, essa obra em si não conhecia mas irei anotar a dica aqui para no futuro realizar a leitura, pois acredito que irei gostar *--*

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nay. A autora tem outros três livros publicados, então é bem possível que tenha lido sim. Obrigado pela participação.

      Excluir
  19. Acho um dilema enorme se apaixonar por duas pessoas, gostei da resenha, parece ser um livro muito bom e envolvente.

    ResponderExcluir
  20. Amado que lindo é este? que resenha maravilhosa! adorei fiquei muito curiosa para ler mais!foi muito tocante! amo romance, quero ler, saber de tudo, não é fácil se apaixonar por duas pessoas! beijinhosssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rubia, não é fácil mesmo. Até a Laura entender o que estava acontecendo foi bem confuso e complicado. Obrigado pela visita.

      Excluir
  21. Olá!!!
    Sinceramente, eu acho que se apaixonar você pode se apaixonar por várias pessoas e de forma diferentes. Mas amar é outra coisa, então é possível se apaixonar por duas pessoas ao mesmo tempo.
    A história é bem fofinha e envolvente, e no final você fica querendo saber com quem a personagem irá ficar no final de tudo.
    Achei a diagramação linda e espero um dia poder ler a mesma ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá Evandro!Imagina ter que escolher entre dois amores?que difícil hem.
    Não conhecia a autora,certamente com este livro ela vai prender os leitores pois é uma história bem envolvente e aguça nossa curiosidade quanto ao fato.
    É possível existir amizade entre um homem e uma mulher?é possível sim,com certeza existem amizades verdadeiras e as vezes um homem pode ser um amigo bem mais fiel que algumas amigas.Excelente post!Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria. Pois é, é sim um enredo envolvendo até porque envolve um sentimento muito verdadeiro (e um conflito também) por parte de laura. Também concordo com vc que pode existir amizade. Muito obrigado pelo carinho.

      Excluir
  23. Olá,

    ao ler sua resenha imaginei que esse enredo daria um bom filme de comédia romântica! haha Não conhecia a autora, mas não é muito a leitura que me interessa. Apesar de me ver nessa situação, como você comentou, quem nunca passou por isso de gostar de duas pessoas ao mesmo tempo, não é?

    https://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carolina. Pois é, situações assim acontecem e podem gerar muita confusão. Nossos sentimentos se misturam e se confundem. Obrigado pela visita.

      Excluir
  24. amado ja conheci pessoas que gostavam de 2 pessoas e meio conturbado mas eo que atrai na leitura

    ResponderExcluir
  25. Acredito que os sentimentos de amizade e amor possam andar juntos, além de serem confundidos, é claro. Apesar da estoria ter se iniciado com os mesmos ainda muito jovens, o triângulo só começa mesmo quando ambos já têm se tornado adultos. Com quem será que a Laura resolve ficar, será que com os dois??? Fiquei curiosa.
    Foi uma ótima resenha Evandro, obrigada por compartilhar.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Angela. Muitos sentimentos se confundem mesmo e quem resolver acompanhar esse enredo verá que não é nada fácil, sem contar que amor pode se transformar em amizade e vice-versa. Obrigado pela visita.

      Excluir
  26. Oi Evandro!!
    Não conhecia o livro e nem a autora, mas achei a proposta do livro muito interessante. Eu não tenho gostado com livros com triângulos amorosos porque sempre penso que estou vendo mesmo, sabe? Mas, eu fiquei curiosa com quem Laura vai ficar rs
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pois é. Muita coisa acaba acontecendo e as escolhas nem sempre são simples. Obrigado pela visita.

      Excluir
  27. Huuuu!! O romance esta no ar. Confesso que não curto a leitura do genero, nada contra aos amantes inveterados da literatura romântica, mas gosto de ação magia, cultura, historia e ciências e ficção cientifica!! Mas você escreveu a postagem muito bem. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Midian. Eu gosto de tudo um pouco rsrs Acho que depende muito do momento.

      Excluir
  28. A resenha ficou excelente!!!Parabéns!!!Fiquei curiosa sobre esse livro, vou adicioná-lo na minha lista de leitura com certeza.

    ResponderExcluir
  29. oLÁ
    Simplesmente amo um bom romance. Não conhecia esse título, sua resenha me deixou muito curiosa e intrigada para lê-lo.
    bjs

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro e nem a autora, amei. É uma temática que poucos conseguem abordar com perfeição. E eu adorei o fato que apesar de ser um triângulo amoroso, quero ler. Não conhecia a autora e fiquei feliz em ter acesso ao seu trabalho. Amei a resenha e as fotos, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita. Fico feliz que tenha gostado do blog. Volte sempre.

      Excluir
  31. Olá,amigo!!
    Que linda essa história,amei a sua resenha!!
    Romances são bem vistos pelas pessoas.Eu gosto muito.
    Não conhecia a autora, mas percebi uma sensibilidade dela em suas palavras.Parabéns pela resenha.Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Magda. Ela tem outros três romances já publicados. Tem resenha de mais dois aqui no blog.

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo