slide-slick

Resenha: Natal Ecológico - Flávia Fernandes (Editora Buqui)

em terça-feira, 31 de outubro de 2023


Natal Ecológico
, da autora Flávia Fernandes, foi publicado em 2023 pela Editora Buqui.  Nos últimos anos o mundo tem enfrentado vários desastres naturais que foram gerados ou agravados pela forma como interagimos com o meio ambiente.  Nós adultos temos uma responsabilidade direta quando o assunto é consciência ambiental, pois somos responsáveis pelas nossas atitudes e também em educar as novas gerações, estimulando conhecimento e debate para que no futuro não sejam afetadas pelos atos irresponsáveis de hoje. 


A autora Flávia Fernandes é formada em Tecnologia Ambiental e pós-graduada em Biotecnologia Ambiental.  Por amar a natureza e todos os seres que nela habitam, resolveu usar sua outra paixão, a literatura, para criar um conto que ajudasse crianças, adolescentes e adultos a compreender melhor a importância de preservar e respeitar o mundo em que vivemos. 


De forma lúdica conhecemos o Projeto Gente da Prainha, que fica em uma comunidade simples na praia de Pedra Rosa.  Através da coordenadora Dona Bolonha, o leitor é convidado, junto com as crianças e adolescentes do projeto, a receber duas visitas muito ilustres que contariam um pouco sobre as maravilhas e problemas que enfrentavam em seu habitat. 



A Dona Jaguatirica nos trouxe muitas curiosidades sobre a Mata Atlântica onde vive, enalteceu suas belezas e nos contou, inclusive, sobre estudos com as plantas para fins medicinais, que podem no futuro significar a cura para muitas doenças.  No entanto, ela também falou sobre a contaminação do solo, das queimadas e do desmatamento sem nenhum controle; e ainda comentou sobre a caça indevida, que junto a outros fatores são responsáveis por deixar vários animais sob o risco de extinção. 


Já o Sagui Quincas, morador do bosque da cidade, deu uma verdadeira aula sobre Ecologia, falando sobre a interação dos seres humanos com a natureza.  Explicou direitinho sobre os 5 Rs da sustentabilidade (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar), e também destacou a importância da coleta seletiva, sem contar que mostrou como descartar nosso lixo corretamente nas lixeirinhas coloridas que encontramos em alguns locais públicos (deveriam ter mais).  Antes de se despedir, nosso amigo Sagui ainda nos informou sobre quanto tempo diversos materiais demoram para se decompor na natureza.



As crianças e adolescentes ainda tiveram o prazer de conhecer a Sereia Bell que sabe tudo o que acontece nos mares e oceanos e disse coisas terríveis que acontecem quando lixos, redes, linhas, combustíveis e esgotos sem tratamento adequado são jogados nos mares e rios.  Foram muitas conversas e ela esbanjou simpatia.


Diante de tanto conhecimento o Projeto e a turminha resolveram fazer um Natal diferente, totalmente responsável e ecológico, o Natal Tropical.  Claro que toda a animação e conhecimento só podiam trazer alegria para a população e para o prefeito da cidade.  Todo esse clima de festa traria muitos turistas para a região e ajudaria toda comunidade.  Os enfeites foram feitos com materiais reciclados e a árvore ficou linda, linda!  A comida era farta e muitos quitutes foram preparados com cascas e talos de frutas e legumes, evitando todo o desperdício. 


Com 24 páginas, folhas com brilho, fonte e espaçamento de excelente tamanho, Natal Ecológico é um livro que eu recomendo para os tempos atuais. As crianças e a juventude podem transformar a realidade e, consequentemente, garantir um futuro melhor.  Flávia Fernandes consegue trazer temas muito sérios de uma forma acessível, tornando as informações interessantes e enxutas para o tipo de público que se destina.  As ilustrações do artista Stracioni são perfeitas e estão em total sintonia com o texto.  Com certeza, essa alegria e toda a aventura não termina por aqui.  A cidade e o meio ambiente agradecem e a qualidade de vida de todos só irá melhorar na comunidade. 


Tenham uma ótima leitura!




Editora : Buqui
Páginas :  24
Edição : 1 (2023)
ISBN:  978-85-8338-694-0



Clique aqui para comprar

e em outras lojas digitais



Sobre a Autora


Flávia Fernandes do Nascimento nasceu em Campinas em 29 de maio de 1973.  É casada, tem uma filha, duas gatas e uma cachorrinha caramelo.

Formada em Tecnologia Ambiental e pós-graduada em Biotecnologia Ambiental, preocupa-se com o meio ambiente e, por gostar de escrever, surgiu a ideia de escrever o conto "Natal Ecológico", com o intuito de informar crianças, adolescentes e até mesmo adultos sobre a importância de preservar e conservar a natureza.

Na infância, achava que seria bióloga ou escritora, então o livro é a realização de um sonho. 


* Livro recebido da autora


2 comentários:

  1. Que amor. Adoro histórias para criança e que tenham crianças como protagonistas. Sempre acho que tem tanto para ensinar.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Monique. Sempre podemos aprender muito com as crianças, basta olhar com atenção e carinho.

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo