slide-slick

Resenha: A Caverna Cristalina Vol. 2 - O Desafio do Labirinto - Christiane C. de Murville (TocaLivros)

em quinta-feira, 9 de novembro de 2023

É verdade que a gente vê no outro o que a gente tem dentro da gente. 


O Desafio do Labirinto é o segundo volume da trilogia A Caverna Cristalina, da autora Christiane Couve de Murville, que está em sua 2ª edição publicada pela TodaLivros.  Os misteriosos desaparecimentos que ocorreram na Caverna Cristalina, na charmosa vila de Igatu, localizada na Chapada Diamantina - Bahia, assustaram os moradores e atraíram jornalistas e turistas para o local.  

O livro dá seguimento às aventuras com os integrantes do grupo do professor Samuel, que tenta entender os fenômenos que acontecem na Morada do Altíssimo, uma caverna que funciona como um portal capaz de transportar as pessoas para outras realidades através do tempo e espaço.   Enquanto uns retornam, outros acabam embarcando na espiral luminosa, guiados por suas emoções particulares que os levam  a cenários e níveis de realidade aos quais cada um se impõe. 

Existem duas formas de compreender a vida.  (...) Achar que a realidade se desdobra única e exclusivamente a partir do plano material e da experiência do corpo físico, ou se perceber parte de um todo maior, com algum princípio organizador da vida, transcendendo o visível e concreto.


Cada personagem que passa por essa viagem acaba enfrentando grandes apuros, gerando desconfiança e enfrentando emboscadas e perigos em uma época dominada pelo poder e violência.  A experiência para quem mora na vila se mostra ainda mais complicada, afinal voltar ao passado e encontrar seus antepassados é um grande estímulo para tentar mudar a história; e qualquer interferência mudaria drasticamente a realidade de onde saíram.

Além de tentar compreender o funcionamento dos portais dimensionais, será preciso descobrir o poder da pedra misteriosa dada pelo índio Acauã que, aparentemente conhece muitos segredos sobre as viagens no tempo, tendo um papel importante para guiar nossos amigos através dessa jornada.  Em uma Igatu dominada pelo medo e ganância, onde os poderosos impõem suas regras, eles terão que sobreviver ao lado do jovem e destemido João Astolfo e enfrentar as terríveis maldades de Laerte, sabendo que será muito difícil desfazer os laços feitos no passado e que refletirão no tempo futuro.

(...) estamos sempre mudando. (...) Aquele que você encontrou hoje não é mais o mesmo no dia seguinte.  É preciso cuidado para não aprisionar o outro em alguma ideia nossa, pessoal, sobre ele, que é do passado, e procurar olhar para o mundo como se apresenta no presente. 


O título O Desafio do Labirinto parece uma analogia entre os túneis estreitos da velha mina de diamantes em que viveram no passado e as escolhas feitas por cada um, que refletirão nos caminhos trilhados, levando-os a diferente níveis de energia, influenciando sua trajetória individual.  A autora relaciona o tema de viagens no tempo com espiritualidade, mostrando a importância de rever prioridades e descobrir novos valores. 

Essa 2ª edição foi revisada, com adição de novas ilustrações que retratam trechos importantes do livro.  Tive a honra de deixar um comentário na orelha desse lançamento a convite da autora, o que foi uma tarefa muito especial, já que sou um grande admirador de seu trabalho.   A TocaLivros e a Christiane se dedicaram para deixar a trilogia linda em nossa estante, e não decepcionaram.  

Narrado em 3ª pessoa, com 352 páginas, folhas amareladas, fonte e espaçamento confortáveis, O Desafio do Labirinto conta com 69 capítulos.   As ilustrações dão um charme ainda maior à leitura, enriquecendo a obra, destacando os multitalentos da autora.   Os cenários e personagens são bem desenvolvidos, e os capítulos curtos ajudam na fluidez do texto.  É o tipo de leitura que agrada vários tipos de leitores.


Tenham uma ótima leitura!


Confiram outros trechos:


(...)  nada é para sempre, que tudo um dia se deteriora, acaba ou se transforma. 

É muito fácil perder a convicção, a certeza do que se está fazendo. É fácil se deixar levar pelo que outras pessoas pensam, pela mídia, pelo que diz um ou outro sujeito de destaque.  As pessoas vão juntando um monte de ideias, pensamentos, suposições, que acabam acreditando ser delas mesmas, ser elas mesmas. Nem sabem mais quem são de fato.  Na verdade, estão muito longe de si próprias, pois pensam e agem como outros e acham que aquilo que todo mundo está fazendo é legal, o normal, o certo.

O governante reflete o governado. (...) Um líder autoritário não se materializa se as pessoas não forem como ele, do mesmo jeito que ele, acreditando e lutando pelas mesmas coisas que ele.  Não tem como, não tem sustentação para outro tipo de energia que seja diferente da do próprio povo.

Ninguém precisa mandar um mestre fazer nada.  Ele sabe quem é e, simplesmente, faz o que veio fazer, se ligou à vontade original, cumpre aquilo que já foi determinado antes. 

Estamos em um universo de passagem e a beleza do processo é conseguir observar isso. 

(...) a caminhada em direção a si mesmo compreende obstáculos e provas a transpor e exige humildade, capacidade de doação e limpeza pessoal em todos os níveis de realidade (...)

O desastre não é fazer alguma bobagem na vida, mas esquecer-se de quem se é. 

(...) a vida, na verdade, era como uma onda no oceano, que em algum momento se formava, para depois se misturar novamente à imensidão de água.

Pairava sobre o grupo o sentimento de ter ficado preso no passado, confinado em uma realidade que alguns ainda supunham não lhes pertencer.

E, na hora em que você se olha no espelho, também se percebe 
desdobrando-se nessas mil realidades.

De forma semelhante, cada um teria que beijar o seu leproso, abraçar o seu pior inimigo, catalisando o mal e transmutando-o em bem, como o pavão que come lixo e exibe beleza.

 Neste tempo em que estamos e no futuro também, somos constantemente visitados por seres de outros tempos e espaços.
  
Não sei.  Talvez não volte, sinto muito, não sou desse tempo.

A ideia do labirinto não diz respeito a alguma coisa que existe fora da gente, 
mas a algo que acontece dentro de cada um.

Vivendo no labirinto da rocha, o pessoal começava a entender que, no fundo, não fazia sentido considerar o mal como um inimigo a ser caçado ou aniquilado, cabendo apenas compreendê-lo como um elemento que faz parte do movimento da vida, que estimula o retorno para o bem.  Por outro lado, descobriam também que o bem, de modo semelhante, aponta o mal, fazendo-o se manifestar.  Portanto, o que eventualmente se considera bem ou mal é, na verdade, apenas uma das faces da mesma moeda.  Quando se percebe a moeda em sua totalidade, integrando-se bem e mal em cada nível de realidade, o julgamento deixa de existir.


 Caverna Cristalina - Vol. II - O Desafio do Labirinto
Autora: Christiane de Murville
Editora:  TocaLivros
2ª Edição (2022)
Número de páginas: 352
ISBN: 978-65-88452-34-9





Onde Comprar:


Físico em diversas livrarias online


Sobre a Autora:

Christiane Couve de Murville é doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo, com especialização em psicodrama e orientação profissional, e também é bacharel em Ciência da Computação pela USP. Publicou a trilogia "A Caverna Cristalina", o "A vida como ela é" e a série "Até Quando?", no Brasil e na França,  "O Pequeno Príncipe visita a Chapada Diamantina" e "Colorindo com o Pequeno Príncipe a Chapada Diamantina",  além de livros e artigos acadêmicos. Dedicou a carreira ao atendimento psicológico individual e grupal de crianças, jovens e adultos, e ofereceu oficinas de teatro espontâneo em contextos variados. Tem experiência artística em escultura, desenho e pintura e faz as ilustrações de seus livros.




* Livro gentilmente presenteado pela autora

Um comentário:

  1. Muito obrigada, Evandro, como sempre suas resenhas são fantásticas. Agradeço imensamente a sua companhia ao longo de minha trajetória literária. Uma honra ter um comentário seu na orelha dos meus livros!!!! Beijo e ótimas leituras!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo