slide-slick

Resenha: Ainda sou eu - Jojo Moyes (Intrínseca)

em quinta-feira, 10 de novembro de 2022

O segredo era saber que sempre se poderia dar um jeito de se reinventar mais uma vez. 


 

Ainda sou eu, de Jojo Moyes, foi publicado pela Intrínseca em 2018.   Esse é o último livro da trilogia Como eu era antes de você, e finalmente vamos descobrir o que o destino reservou para a doce e inesquecível Louisa Crark.

 

O primeiro livro, Como eu era antes de você, foi adaptado para o cinema e conquistou inúmeros fãs. Foi ali que conhecemos, sorrimos e sofremos junto com a encantadora Lou, a garota pobre de roupas excêntricas, que se apaixonou pelo irônico e amargurado Will Traynor, um milionário que havia desistido de viver após tornar-se tetraplégico.   

 

 

 

Em Depois de você, o segundo livro, descobrimos o quanto Louisa Crark se esforçou para seguir os conselhos de Will: viver intensamente a vida e encontrar a própria felicidade.  Enfrentando o vazio causado pela perda e pela própria existência, vivendo em um pequeno apartamento em Londres, Lou finalmente se envolve com Sam Fielding, um paramédico que também tenta curar suas próprias feridas.  Mas a verdade era que ela precisava seguir em frente.  Depois de conseguir um emprego em Nova York a convite do amigo Nathan, Lou deixou a expectativa, no livro anterior, se realmente entraria no avião, deixando para trás o homem por quem estava se apaixonando.


Sim!  Ela decidiu partir.  E agora, diante da nova vida, em uma cidade totalmente desconhecida, ela se viu cercada por pessoas diferentes e com outros valores.  A família Gopnik era extremamente rica e poderosa.  Contratada pelo milionário Leonard, seu dever era acompanhar a todos os lugares a jovem esposa Agnes, uma ex-massagista que não era aceita pela alta sociedade e nem pelos familiares do marido.

 

 Há tantas versões de nós mesmos que podemos escolher ser.

 

A grandiosidade de tudo era assustadora, parecia cada vez mais distante do que ela realmente era.  Diante de uma vida de luxo, guardando segredos que não eram seus, ela se sentia deslocada e perdida.  Era apenas uma sombra ou um mero objeto em um ambiente onde outras pessoas eram as protagonistas em um mundo assustador e frio.  Sua essência parecia esvair-se como grãos de areia escorrendo pelas mãos.  E o que havia acontecido com todos os seus sonhos?  Como estariam as pessoas que amava e que haviam ficado para trás?  

 

(...) todos nós temos nossos obstáculos.

 

É nesse universo que se esbarra com Joshua Ryan, um homem sedutor que reacende as lembranças do passado.   Poderia o romance a distância com Sam sobreviver aos encantos de uma nova e possível paixão?  Lou precisava descobrir qual caminho escolher, e a decisão não parecia ser fácil.

 

A relação de Louisa Clark com a  Sra. Margot De Witt, na minha opinião, é algo especial dentro do livro.  Sem contar com a simpática, e às vezes nervosa, presença do pug Dean Martin, que acaba conquistando nosso coração.  Outras personagens secundárias aparecem, como Ashok, Meena, Tabitha, Michael, Ilaria; e velhos personagens também fazem suas aparições, mesmo que sem grandes destaques.   Surpresas, perdas e revelações com discussões sobre questões importantes e temas necessários mostram ao leitor que os ciclos realmente estão se encerrando no último livro.

 Ninguém consegue ter tudo.

 

Muitas emoções marcam o último livro da trilogia Como eu era antes de você. Narrado em primeira pessoa, com 398 páginas, 34 capítulos, folhas amareladas, fonte pequena e espaçamento confortável; Ainda sou eu nos proporciona muitas aventuras, alegrias, tristezas e romance.   Louisa descobriu muitas coisas, mas precisava perceber que ela sempre deveria ser a pessoa mais importante.   Cada pessoa que passou por sua vida indicou, a seu modo, o caminho a seguir.   Sua essência precisava florescer para o mundo, pois foi isso que a tornou tão encantadora e inesquecível.  Ela era forte sim, e ninguém jamais duvidaria disso.

 


Sei que ninguém pode ter tudo.  E nós, imigrantes, sabemos disso melhor do que ninguém.  Estamos com um pé em cada lugar.  Nunca conseguimos ser felizes de verdade porque, no instante em que partimos, somos duas pessoas e, onde quer que estejamos, uma metade nossa está sempre pensando na outra.  Esse é nosso preço, Louisa.  É o custo de ser quem somos.

 
Ainda sou eu (#3)
Autora : Jojo Moyes
Editora Intrínseca
1ª Edição (2018)
Páginas 398
ISBN 978-85-510-0281-0


 


 Sobre a Autora

Jojo Moyes nasceu em 1969 e cresceu em Londres. Trabalhou como jornalista por dez anos, nove deles no jornal The Independent, de onde saiu em 2002 para se dedicar integralmente à carreira de escritora. É autora de mais de dez livros, entre eles A última carta de amor, Como eu era antes de você, A garota que você deixou para trás e Um mais um, publicados pela Intrínseca. Como eu era antes de você, seu romance de maior sucesso, vendeu mais de oito milhões de exemplares em todo o mundo, ocupou o topo da lista de mais vendidos em nove países e foi adaptado para o cinema com Sam Claflin (Jogos vorazes) e Emilia Clarke (Game of Thrones). Uma das poucas escritoras no mundo a ter emplacado três livros ao mesmo tempo na lista de mais vendidos do The New York Times, Jojo mora em Essex com o marido e os três filhos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo