slide-slick

Resenha: O silêncio das palavras - Gabriel Myslinksy e Fernanda Antonelly (Cultura em Letras Edições)

em segunda-feira, 31 de agosto de 2020

 Enquanto eles continuam fingindo, eu vou colecionando fantasmas.

 


O Silêncio das Palavras
, dos autores Gabriel Myslinksy e Fernanda Antonelly, foi publicado em 2020 pela Cultura em Letras Edições.   Na vida real, a dor pode ser maior que a esperança, e nem todo desfecho é feliz.  E isso às vezes assusta!

 

 Naquela manhã, eu acordei com a sensação de que alguma coisa havia mudado.  Despertei de uma noite de sono tranquilo - coisa rara de acontecer - e percebi que o mundo não era o mesmo daquele onde eu vivia no dia anterior.   

Será que estou surtando de novo?  Não pode ser!

 

No dia 13 de Julho de 2015, aos 25 anos, Gabriel Myslinksy, um jovem rapaz como tantos outros, deixou que a esperança por dias felizes se esvaísse como grãos de areia pelas mãos, escorrendo pelos dedos, e resolveu por fim à própria vida.   Talvez muitos possam ter dito que ele simplesmente desistiu, que o fardo foi pesado e a pressão insuportável.  Outros podem ter a certeza de que foi um ato de loucura, covardia, sei lá.  Eu prefiro acreditar na poesia de seus pensamentos...  Talvez assim, seus sonhos possam florescer em tantas outras histórias parecidas com a sua.  

 


  Sim, algo mudou!

 

Nesse livro, Gabriel nos apresenta Fernanda Antonelly, sua melhor amiga. Além de ajudar na organização da obra, a jovem cantora sertaneja, que também mora em Madre de Deus de Minas, compartilha com o leitor seus sentimentos em um capítulo especial.  Ao ler suas confidências, percebemos a mesma sensibilidade que tantas vezes permitiu que o jovem Gabriel se ferisse e se magoasse.

 

A escrita de Fernanda é carregada de verdade, estampando sonhos, pensamentos, dores e desejos, assim como os outros textos do livro.  É como se os jovens autores desnudassem a alma em cada palavra.  Tão parecidos, tão próximos, e ao mesmo tempo com desfechos tão diferentes.  

  


Ninguém entende e nunca vai entender!

 

Gabriel escrevia de forma espontânea e intensa, expondo sua indignação perante um mundo que não reconhecia como seu.  A cabeça sempre cheia de perguntas e questionamentos, fervilhava feito um vulcão prestes a entrar em erupção.  A realidade que conhecia se confrontava com a idealização construída para um mundo justo, onde cada um pudesse viver com liberdade e buscar a própria felicidade.   Seu caminho, sempre cheio de obstáculos, se tornou algo tortuoso e totalmente desconhecido.  Sentia-se um estranho neste mundo.


Um dos desejos do jovem autor era que seus textos chegassem a outras pessoas.  Assim, mantinha um blog na internet e planejava publicar livros, que só foram lançados depois de sua morte.  Aqui, em O Silêncio das Palavras, seus desabafos servem de alerta e, com certeza, nos ajudarão a perceber que cada um enfrenta suas dores de uma maneira própria.  Nunca devemos ignorar a dor do outro.

 


(...) sinto que não pertenço a este lugar.

 

Gabriel não conseguia esquecer o passado, e isso lhe impedia de entregar-se a novas oportunidades.  Todas as lembranças transformavam-se em dor e ódio, sangrando como feridas que não se curavam.  Seu sofrimento tornou-se martírio constante, e explodiu em um grito que silenciou-se com sua partida.

 

Sim, Gabriel.  Podemos aprender com suas histórias.  Podemos perceber que somos responsáveis pelo outro, por suas dores e alegrias.  Podemos nos culpar pelas vezes que apontamos o dedo para o que nos é diferente, e fazer certo daqui pra frente. Não devemos julgar a beleza das diferenças.  Seu sonho era tão simples:  Ser feliz.  Isso lhe era suficiente! 

 

Preciso confessar agora que sempre me dei melhor com a solidão (...)

 

Com 216 páginas, folhas brancas e letras confortáveis, O Silêncio das Palavras traz fotos do arquivo pessoal do autor no início da maioria dos 17 capítulos.  O livro reúne textos soltos, postagens do Facebook, alguns contos e arquivos do blog mantido por Gabriel ao longo dos anos.   Sua escrita é um retrato fiel de sua dor e de suas decepções.  Os sonhos ficaram para trás, mas o autor nos ensina muito com suas experiências.  Confira também a resenha de Nenhum Segredo é Eterno, publicado pelo selo Aliança Cultural Edições.

 


 O maior medo hoje é o medo de viver intensamente, pois antes, quanto mais intensos foram os momentos, mais dolorosas se tornaram as lembranças que hoje tento suportar, sem nada poder fazer.


O Silêncio das Palavras
Autores : Gabriel Myslinksy e Fernanda Antonelly
Cultura em Letras Edições
1ª Edição - 2020
Páginas : 216
ISBN : 978-85-68209-25-7

 



Onde Comprar:


Sobre o Autor:

Gabriel Myslinsky nasceu em Madre de Deus de Minas (MG).  Foi descoberto pela Cultura em Letras Edições em uma seleção de autores para o livro de contos "Cultura, letras e contos", lançado em 2014.  Devido à espontaneidade de seu texto, foi convidado para participar da antologia seguinte em 2015, para o livro "Contos dos Deuses".  Porém, ao acaso do destino, Gabriel faleceu precocemente, aos 25 anos, meses antes do lançamento, deixando seu texto inacabado.  Seu capítulo foi reservado, cabendo à Cultura em Letras homenageá-lo na obra.  Para manter viva sua memória, lançamos esta coletânea de textos de Gabriel, que demonstra sua voracidade em todos os ciclos de sua breve vida.

* Livro enviado gentilmente pela Cultura em Letras Edições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo