slide-slick

Resenha: A Morte Cala - Maleno Maia (Luva Editora)

em sábado, 1 de agosto de 2020

Até onde isso iria levá-lo novamente?


A Morte Cala, de Maleno Maia, foi publicado em 2020 pela Luva Editora.  Um enredo ágil que mistura diversos elementos, criando uma trama  assustadora. O presente pode se revelar ainda mais cruel quando resgata as lembranças do passado.

Já nas primeiras linhas do prólogo, o autor nos choca com o desfecho de seu enredo.  Falar sobre bullying não é fácil, imagina narrar as consequências de um reencontro, anos depois, entre a vítima e seu agressor!?

Talvez esse seja o início do fio que tece essa história, mas, sem dúvidas, muitos outros temas importantes e polêmicos estão envolvidos nesse livro.   Com apenas 80 páginas, Maleno Maia explora várias questões como violência, rejeição, estupro, perseguição e, as consequências na vida de cada personagem.


Felipe era um jovem bonito e de bem com a vida.  Adepto de uma vida saudável, buscava o corpo perfeito assim como tantos outros rapazes.  O fato de ser o proprietário de uma rede de academias de grande sucesso  aumentava ainda mais sua lista de admiradores.

Mas seu coração foi flechado por Fernanda, uma jovem obstinada a começar uma nova vida.  Depois de terminar um relacionamento abusivo com Bruno, um dos homens mais influentes da cidade, ela estava certa de que Felipe seria a pessoa certa para estar ao seu lado.

Mas as coisas não seriam tão fáceis assim!  Bruno era um homem violento e faria de tudo para atrapalhar os planos de Fernanda, que tentava esquecer o passado que tanto a fez sofrer.   O relacionamento tóxico que haviam vivido, cheio de chantagens emocionais, agressões e ciúme, por pouco não havia acabado de vez com sua autoestima.

Eu não sou igual a você!


Se não bastassem todos os problemas desencadeados pelo encontro desses três, uma revelação acabaria trazendo para o presente os velhos fantasmas do passado que assombravam a vida de uma dessas personagens.  Como lidar com as cicatrizes das feridas que a muito custo haviam se curado?  O pesadelo estava prestes a recomeçar!

Outros nomes também se destacam nessa trama.  Bárbara e Mauro são os pais de Fernanda, sempre cuidadosos e preocupados com a felicidade da filha.   A história flui ágil, com linguagem simples e dinâmica. 

Outro fator interessante para o leitor é descobrir o real papel de cada um dentro da história.  Cada personagem parece não ser exatamente como se apresenta.  Um ponto obscuro ronda a presença de cada um no jogo assustador que vai se formando a cada página.


Embora o contexto suportasse uma trama mais complexa, que renderia muitas outras páginas, o autor optou por um texto mais dinâmico e limpo, suprimindo conflitos paralelos, focando na ideia principal do enredo, sem se ater nas nuances.  

Com 80 páginas, folhas amareladas e fonte confortável, A Morte Cala tem prefácio, prólogo e treze capítulos. É uma leitura rápida e extremamente fácil de acompanhar.  A cada capítulo novas peças são apresentadas para confundir o leitor.  A edição está muito bonita, contendo uma ilustração na abertura.  A capa, de Vitor Uchôa retrata, em meio à escuridão, um rosto com respingos de sangue, fazendo sinal de silêncio.  A contracapa estampa uma caminhonete, diretamente ligada ao enredo. E então?! Ficou curioso para saber o que exatamente acontece em A Morte Cala?  Bora fazer a leitura! 

Até a próxima!


Autor:  Maleno Maia
Editora:  Luva
80 páginas
1ª Edição (2020)
Dimensão:  14x21cm
ISBN 978-85-93350-52-8


Onde Comprar:




Sobre o Autor:

Maleno Maia, anastaciano, começou a se interessar pela literatura durante a adolescência e aos dezesseis anos rascunhou suas primeiras linhas.
Formado Licenciatura em Química, é integrante da Associação Prudentina de Escritores, da cidade de Presidente Prudente.
Participou de diversas antologias, entre elas, Paralysis Somni (Luva Editora).
É autor de vários outros livros:  As Freiras que só ouvem rock, Os Malogrados e o Despertar.


* Livro enviado gentilmente pelo autor.

Um comentário:

  1. Evandro!
    Sou fã do autor. Já tive oportunidade de ler alguns livros dele e fiquei bem surpresa com essa novidade.
    Bom ver vários temas abordados e que tem relevância.
    E saber que mesmo com um texto enxuto, consegue transmitir todo sentimento que vem do passado, mostrando eprsonagens que não são exatamente o que aparentam ser.
    Sucesso para o Maleno em mais esse livro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo