slide-slick

Resenha: O outro lado da lua - Sérgio Danese (TopBooks)

em domingo, 29 de março de 2020

O Mundo para o qual eu não queria voltar ficava à minha frente, não atrás daquela porta. 


O outro lado da lua, de Sérgio Danese, foi publicado em 2017 pela Editora Topbooks.  Uma novela curta que mostra como um simples encontro pode transformar a vida de uma pessoa.   A improvável amizade entre um homem e um cachorro poderá mudar os rumos dessas vidas e reescrever suas histórias.

Um publicitário de prestígio e bem sucedido vê sua vida se transformar em um verdadeiro caos.  O fim do casamento acaba desencadeando um penoso processo de divórcio, sempre postergado por ele.  Mas esse é somente o início de uma crise pessoal que parece crescer a cada dia.  As saídas noturnas, regadas a bebidas e mulheres, começam a virar rotina.  Talvez o fato de nosso personagem não conseguir enxergar sua real situação seja o grande conflito do enredo.

Para piorar ainda mais a situação, após deixar em segundo plano todas as suas responsabilidades profissionais, ele perde o emprego tão desejado por muitos.   Embora tenha uma vida confortável e uma bela quantia guardada nos bancos, o declínio de sua posição social parece não estar longe de acontecer.   Os bons restaurantes, os melhores pratos e a bebida cara estão com os dias contados.

No meio de toda essa confusão, um simples encontro na entrada de seu prédio está prestes a mudar o rumo das coisas.  É exatamente nesse ponto que entra para a história o grande destaque desse enredo:  um West Highland White Terrier. Ou, simplesmente, um terrier branco, um lindo cachorrinho de focinho preto, orelhas pontudas e perninhas curtas.

O pequeno cachorrinho chega para mudar a vida do protagonista, mostrando que a vida pode ter um outro sentido.   Que as coisas podem ser mais leves, dependendo do ângulo pelo qual olhamos.  À medida que a rotina do publicitário começa a mudar, as coisas a sua volta também parecem diferentes.   Tudo parece ganhar um novo valor.

É um enredo que fala da amizade entre um homem e um cãozinho que aparece em seu caminho.  Um encontro que possibilita a redescoberta de pequenas coisas e o resgate de valores esquecidos.   O surgimento de uma amizade genuína, o amadurecimento de um homem, que parece ressurgir do caos, descobrindo-se feliz com coisas simples. 

O lado desconhecido de cada um de nós, o lado escuro, O outro lado da lua  nem sempre reserva as melhores surpresas.  Decepções, perdas, alegrias e superação são temas encontrados nessa trama.  Com 160 páginas, 44 capítulos, folhas amareladas, letras confortáveis, o enredo mostra que é possível se reinventar.  A narração é em primeira pessoa, e o foco é muito mais no narrador do que no próprio cachorro.  Sérgio Danese conduz o leitor por uma trama simples, que mostra que um homem pode escolher seus próprios caminhos e se tornar feliz.   Boa leitura!

O outro lado da lua
Autor:  Sérgio Danese
Editora:  Topbooks
Páginas:  160
1ª Edição (2017)
ISBN 978-85-7475-268-6






Onde Comprar
http://www.topbooks.com.br/sinopses1.asp?chave=405&topico=O+outro+lado+da+lua


Sobre o Autor

Formado em Letras Modernas pela USP, Sérgio França Danese (São Paulo, 1954) é diplomata de carreira: em 2015, após dois anos e meio no cargo de Subsecretário-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, tornou-se Secretário-Geral das Relações Exteriores, equivalente a Vice-Ministro no Itamaraty, e em junho de 2016 foi nomeado embaixador do Brasil na Argentina. Sérgio Danese é também autor de dois livros publicados pela Topbooks – Diplomacia presidencial: História e crítica (1999) e A sombra do meio-dia (2003), sua estreia na ficção – e em 1994 ganhou o prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil por A história verdadeira do Pássaro-Dodô.

* Livro recebido gentilmente da Topbooks.

13 comentários:

  1. Evandro!
    Adoro livros que trazem essa vibe de mudança na perspectiva de vida e mostra como o amor verdadeiro e incondicionaal, pode mudar as perspectivas de uma nova vida.
    Lindo livro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto bastante do tema, às vezes precisamos amadurecer, mesmo que seja à duras penas. Estamos acostumados a olhar as coisas por um ângulo só, talvez esse seja nosso grande erro.

      Excluir
  2. Olá!! A história parece ser bem envolvente e cheia de detalhes que a enriquecem, né? Adoro histórias que contam sobre amizades entre seres humanos e cachorro, então certamente eu gostaria desse livro, hahaha!

    ResponderExcluir
  3. Querido você sabe que amo suas resenhas, está está maravilhosa, não li ainda mas uma historia que tem cachorro deve ser tudo de bom, como sempre parabéns pela resenha, beijinhossssssss

    ResponderExcluir
  4. oi!
    Eu adorei a resenha :) não conhecia o autor,a historia é bem interessante ja coloquei na lista de leitura..

    ResponderExcluir
  5. Olá Evandro !
    Amei essa resenha a cada linha de sua resenha mostra que apesar de todos os problemas que a gente tiver mesmo que as vezes estejamos no barraco ainda esperanca e é nas coisas simples da vida é que a gente ver a luz... Bjs e sucesso

    ResponderExcluir
  6. Oie, Obrigado por mais uma ótima indicação de leitura... Cães tem esse super poder de mudar nos ensinarmos a ser seres humanos melhores.... rs..

    ResponderExcluir
  7. Ai Amei quero ler, gosto desse tipo de leitura. Parece suave e emocionante!

    ResponderExcluir
  8. Muito bacana o post! Parece ser um livro interessante!

    ResponderExcluir
  9. Adoro essas resenhas e esse livro parece ser bem interessante pra colocar na lista de livros dessa quarentena. Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Ainda não conhecia o livro, mas já fiquei bem animada depois de conhecer o enredo, que parece ser uma delícia. Gosto bastante de histórias que abordam essa relação do ser humano com os animais, creio que torne tudo ainda melhor, pois é um laço muito forte. Anotei a dica e espero ler nesta quarentena!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Evandro,

    Eu vi essa capa e imaginei uma história totalmente diferente, mas sua resenha ficou ótima, e mostra a essência da história, infelizmente nem todos conseguem administrar seus sentimentos, as perdas e mudanças que ocorre na vida. Mas achei interessante o autor colocar um bichinho para fazer a diferença. Vou colocar na lista.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Oi Evandro,
    Eu ultimamente estou querendo ler histórias mais posiitivas e pela sua resenha essa história me cativou pela relação do homem e do cachorro. Adorei a dica!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo