slide-slick

Resenha : Log#1525 - B. Demetrius (Chiado)

em terça-feira, 11 de julho de 2017


B. Demetrius é o autor de Log#1525,  publicado pela Chiado Editora em 2017.  O enredo de ficção científica que marca a sua estreia na literatura vem recheado de referências geek, deixando explícita sua paixão por tecnologias, viagens espaciais, videogames, séries de ficção, rock'n'roll, entre outros.  É uma bela homenagem  que, certamente, muitos leitores se identificarão ao longo das páginas.

O eterno anoitecer desse planeta me deixa tenso.
 
Depois de abandonar o serviço burocrático, enfrentar rigorosos treinamentos, estudar tecnologias avançadas e se preparar para conhecer  lugares inóspitos, tudo o que o Major queria era curtir grandes aventuras como membro de uma grande Companhia Espacial.
 
Droga, acho que estou ficando paranóico!

Sua mais recente missão, juntamente com outros tripulantes,  à bordo de um moderno supercagueiro, tinha como destino Oork-Clarke-Amazonas, uma base espacial na periferia do Sistema Solar.   A rota era conhecida e segura, e a nave contava com recursos e equipamentos avançados.  Dessa forma, todos os tripulantes passavam por longos períodos adormecidos em hipercubos especiais até o destino final.

O eterno anoitecer desse planeta me deixa tenso.

Tudo corria bem, até que, diante de um risco iminente para a missão, um protocolo de segurança foi ativado pelo sistema.  A rota havia sido desviada e a nave foi guiada por um programa de emergência para um desconhecido planeta Classe M.  Com o pouso forçado os tripulantes foram  injetados em Pods de salvamento na superfície do planeta.

Escuridão total cria alucinações, 
faz a mente mostrar o que tem escondido nos seus recantos mais profundos.

Assim que o Major despertou do sono controlado, percebeu que estava sozinho e não tinha ideia do que havia acontecido.  Contando apenas com BORIS (Bio Operational Resource Interface System), um implante cerebral ativado pela situação crítica, com interface contínua com o sistema da nave, o Major precisa restabelecer a comunicação com a Companhia e lutar pela sobrevivência.  Esse é o início de suas desventuras em um lugar totalmente desconhecido, onde o confronto com seus próprios medos poderá levá-lo à loucura.

Estou ouvindo elas respirarem, ofegantes, barulhentas.

O grande trunfo do autor é a forma genial com que transformou BORIS em um segundo personagem.  Embora suas falas não sejam explicitamente reveladas, pois toda a comunicação acontece dentro do cérebro do Major, conseguimos captar toda a essência dos diálogos e até desenvolver admiração pelo CHIP.  A química entre os dois é responsável por ótimos momentos no enredo, com direito à variações de humor e DRs.  Tudo muito bem desenvolvido por Demetrius, fazendo a leitura fluir naturalmente.

Eu sei que está lá, posso ouvir a respiração.

O cenário é um planeta gelado, fora do sistema solar, onde a noite parece constante.  Explorar o imenso deserto de gelo será apenas um dos desafios que o Major enfrentará.  Aparentemente sozinho, ele precisa se confrontar com os próprios medos e descobrir o que aconteceu com a tripulação.  Ao longo das páginas conhecemos, junto com o Major, tanto o novo planeta quanto os mistérios que envolvem os acontecimentos  após o pouso. 

O que data de centena de anos terrestres nesses logs, 
para mim foi um cochilo.

O livro é dividido em 15 lotes de dados.  São Logs curtos, registrados em primeira pessoa pelo Major, descrevendo cada passo de suas atividades, descobertas, medos e desespero.  As páginas são amareladas, com letras e espaçamentos confortáveis.  O autor tem domínio total sobre o enredo, soube calcular com precisão o nível de tensão, que cresce gradativamente, envolvendo o leitor a cada página.  Os mistérios são desvendados em pequenas doses, o que nos deixa curiosos e na torcida para que tudo acabe bem para o Major e que ele possa, finalmente, encontrar seu melhor amigo, o Cão (um Droid que parece ser seu único vínculo afetivo deixado na terra).


Acredito que estou enlouquecendo.    

Demetrius fez um ótimo trabalho na campanha de lançamento da obra.   Alguns produtos especiais, dedicados a colecionadores, foram disponibilizados em quantidade limitada.  Sorte de quem conseguiu garantir o seu.  Canecas, camisas, marcadores, cards e até uma caixa de munição fizeram parte desse kit.  Eu ganhei o marcador super estiloso, a caneta de plasma do Major, item inseparável do nosso personagem.  Muito legal!

É uma leitura que os fãs de sci-fi, com certeza irão gostar.  Eu indico.  Que venham outras "desventuras" por aí, afinal o Major e o BORIS já estão com uma legião de admiradores.  E como diria DemetriusAté mais, Humanos!

Nada como ficar de tocaia esperando um predador que não se sabe como é.


Contatos do Autor:

https://www.chiadoeditora.com/livraria/log1525
Log#1525 
Autor: B. Demetrius 
 Data de publicação: Março de 2017
Número de páginas: 288
ISBN: 978-989-51-9949-5
Coleção: Viagens na Ficção
Gênero: Ficção
Idioma: Pt/Br



Onde Comprar:

Log #1525 está disponível nas maiores redes de livrarias e lojas online do Brasil e Portugal pela Chiado Editora.

Livraria Cultura 
Martins Fontes 

Pessoal de BH pode comprar direto na Livraria Leitura - Shopping Cidade - Rua dos Tupis, nº 337 - Centro Belo Horizonte - MG


21 comentários:

  1. Eba! Livro de ficção científica *-* adoro histórias que falam sobre missões espaciais e já estou desejando esse livro! Quero muito conseguir fazer sua leitura. Que tensão! Ainda mais com esse protocolo levando eles a um planeta estranho :O imagino o que o Major estava sentindo quando acordou, gente, fico aflita e morrendo de curiosidade em todo o processo! Muito bacana ser narrado pelo próprio Major, me leva muito mais para o meio da trama. Parabéns Demetrius! Vou comprar

    ResponderExcluir
  2. O livro do B. Demetrius tem uma escrita bem envolvente o livro prende o leitor até o fim. O livro tem um clima de mistério, a leitura é bem fluída, quem é fã de histórias do universo geek, tecnologias, viagens espaciais, videogames, é uma boa pedida de livro. Parabéns para o B. Demetrius excelente o livro que eles nos trás, abraços.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu blog... se puder deixar algumas dicas estou comecando agora este é o meu sobre futebol.

    http://www.marciusvozao.com.br/2016/09/o-futebol-brasileiro-e-uma-mentira.html

    ResponderExcluir
  4. Nossa, ainda nãoi conhecia o livro nem o autor, mas fiquei curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  5. Não sou muito voltada ao gênero ficção científica, mas sempre é bom conhecer novos enredos e novos autores. Vou anotar essa dica aqui para num futuro próximo lê-lo. O enredo me deixou com pontinhas de curiosidade. Bexitus!

    ResponderExcluir
  6. ola tudo bem? a historia e sua resenha estão muito envolventes apesar de que não custumo ler ficção cientifica fiquei bem curiosa . bjsss sucesso

    ResponderExcluir
  7. Oi sua resenha é sensacional ameiii me deu uma vontade de ler esse livro adorei beijos sucesso

    ResponderExcluir
  8. adorei o livro é muito bom conheci o trabalho do autor atravez do seu blog
    amei a resenha voce consegui captar varias partes boas do livros parabens

    ResponderExcluir
  9. Olá, Evandro!
    Conforme lia a resenha passavam cenas de um filme na minha mente. É o enredo perfeito para uma adaptação cinematográfica! Escuridão total cria alucinações, faz a mente mostrar o que tem escondido nos seus recantos mais profundos (essa frase aguçou a minha curiosidade). Certamente o livro será um sucesso!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, só de ler já fiquei imaginando os cenários, as conversas desse livro. Me encantou mesmo! E você soube captar a essência de mistério e suspense em suas palavras! Adoro livros de ficção, eles me deixam com aquele pensamento: e se for verdade! Doida para saber o que se passou com Major!

    Abraços

    www.biashaina.com.br

    ResponderExcluir
  11. Que legal...tem muita coisa que gosto referências geek, tecnologias,rock'n'roll...
    Chamou atenção
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Não conhecia a obra e nem o autor, mas já fiquei bem curiosa para lê-la. Adoro livros com essa pegada de ficção científica, e pelo que li na sua resenha, o autor soube tratar isto muito bem na obra e nos presentear com algo muito bem feito. Essa forma que ele trabalhou no lançamento e na divulgação é muito bacana, fiquei aqui querendo a caneta haha Bela resenha, Parabéns!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, como vai? Gostei bastante da sua resenha, por ela ser bem completa e por nos incentivar a ler esse livro, que por sinal, fiquei bastante interessada, pois eu gosto bastante de livros com esse tema.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu lendo a resenha e já montando o cenário na mente que me fez recordar os mundos de Riddick. O Planeta Gelado me lembrou o Crematoria só que gelado (avá), a ideia em ter o BORIS como um personagem mesmo que oculto já me deixou curiosa, só assim para nos colocarmos no lugar do Major e pensar no que faríamos e como iríamos reagir caso isso acontecesse. Já que deixaste os links para compra, vou atrás do meu, estou largando o horror/terror por ficção porque né. Amei a resenha, sempre bem estruturada e sem spoilers, só sucesso para o blog. Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Esse livro de ficção científica deve ser ótimo.
    Sua resenha está completa e isso faz prender o leitor.
    Não conhecia a história mas fiquei bem curiosa

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Ainda não conhecia o livro e o autor. Ficção científica não é um gênero que eu leia com frequência, mas é sempre bom conhecer histórias novas e sua resenha ficou bem completinha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá tudo bem?
    Tenho que confessar que não sou mto a louca por livros de ficcao científica . Porém o autor ele cuida mto bem e com mto carinho ao escrever de uma forma onde ele consegue prender e mto o leitor.
    Não conhecia o livro e nem o autor e como disse no início não gosto mais seria um livro que é ia me sentir confortável em ler.
    Bjos e ótima terça feira.

    ResponderExcluir
  18. Oblívio me pareceu ótimo, sua resenha bem completa e me despertou muito interesse nesse universo geek, não conhecia o autor Tb. Bjos

    ResponderExcluir
  19. Demetrius e seu livro magnífico. Sem dúvida, a trama certamente envolve seus leitores, e ainda mais uma ficção científica. Ao ler sua resenha, o livro descreve como as lutas pela sobrevivência e suas descobertas foram medos e desespero, confesso que tenho muita curiosidade em ler toda a história do livro,abraço.

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    eu não costumo ler livros de ficção cientifica, mas gostei bastante de conhecer esse livro e o autor. A história parece cer muito boa, adorei bjs!


    http://fabiisanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Sou apaixonada por ficção científica e tenho que dizer que a obra já estava na lista de desejados, mas agora fiquei maluca para compra-lo porque foi a primeira resenha que li da obra e me encantei ainda mais.
    O Major é um personagem que me deixa bastante intrigada e curiosa ainda mais após saber sobre os diálogos que a obra apresenta contendo até mesmo DRs.
    Sorte de quem garantiu seus produtos personalizados mesmo e iria adorar ter uma caneta dessas.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo