slide-slick

Entrevista : Autor Tiago C.F. Ramos

em quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Hoje vamos conversar com o Tiago Cerqueira F. Ramos, autor do livro Os dias Esquecidos, lançado pela Editora Kiron.   Esse foi o primeiro volume da saga O Conto das Lendas, confiram a resenha AQUI no blog.  O que mais me surpreendeu quando li sua obra foi o cuidado e dedicação que o autor teve na composição de cada personagem e na construção de todo enredo.  É algo grandioso e complexo que consegue fascinar o leitor pelos detalhes e pontas muito bem amarradas, sem deixar lacunas na estória.  Posso garantir que o Tiago é sempre muito receptivo para conversar sobre seu livro, portanto estejam à vontade para  trocar uma ideia, dar opiniões e, tenha certeza, que toda crítica será bem recebida e aproveitada.  No fim do post deixarei os contatos do autor para os interessados.  Para aqueles que tiverem alguma curiosidade ou pergunta, podem enviar diretamente para ele ou deixar nos comentários, que certamente o Tiago responderá.  O objetivo é sempre interagir com todos.   Essa é uma ótima oportunidade para conhecer o fascinante nascimento das ideias, e como funciona todo o processo até que as palavras estampem as páginas dos livros.   Vamos então à entrevista.


Quando surgiu O Conto das Lendas?

Não sei! (risos) Não há precisamente uma data para isso, pois eu fui criando a partir de momentos da minha vida. Vamos colocar desse jeito: Eu sempre li muita coisa, mas minha experiência com fantasia começou com filmes da década de 80.  Depois eu parti para Tolkien e me apaixonei.  No caso, eu comecei por Senhor dos Anéis, passei para o Hobbit e parti para os outros escritos da Terra Média, mas sempre tive medo do Silmarillion.  Quando cheguei nele, tive a impressão de que meu mundo havia virado de cabeça para baixo.  Foi aí que me decepcionei, pois o maravilhoso mundo havia perdido um pouco do seu brilho. Onde estava o erro? Lobisomem. Eu não sou fã desse tipo de estória e, embora muita gente ache que isso se encaixa na fantasia medieval, eu desconsidero essa opção.   Foi então que eu decidi que teria o “meu Silmarillion”. No caso, continuaria a construir minha estória na mente.  Depois de 10 anos, eu decidi escrever e mandei para uma editora que, surpreendentemente aceitou publica-lo.  Só isso tudo.
 

A saga O Conto das Lendas é um projeto ambicioso. Será dividida em 3 partes, cada uma com três livros, totalizando 9 volumes. Os pontos chaves já estão definidos e você segue o roteiro ou a estória ganha vida própria e sai fora do planejado?


Na verdade, os pontos chaves já estavam definidos há anos.  O que deu o “start” foi uma vontade de ter minha própria estória de fantasia.  Mas talvez se pergunte: “se a estória já estava pronta, por que diz que
terminou de escrever?”  Na verdade, eu apenas criei a estória na cabeça, mas não havia escrito.  As partes estavam prontas, mas era necessário ligar todas elas. Foi nesse processo que mais demorei, pois tinha que ligar textualmente as partes principais.

De onde vem tanta inspiração?

Nunca soube dizer isso com precisão, mas sempre deixei a imaginação “rolar”.  Minha infância difícil e a realidade sem graça me faziam fugir para locais mais interessantes.  A realidade se refletiu na fantasia.  Foi nesse processo que criei o mundo do Erkandar e suas muitas criaturas e aventuras. Nada surgiu imediatamente, mas fui acrescentando as partes que estão hoje na estrutura da estória.

Qual o seu personagem preferido? Por quê? (Caso seja possível escolher um só)

Essa pergunta doeu para responder.  No começo havia apenas 3 personagens lutando contra um poderoso e ambicioso inimigo.  Klauss, Eiruvf e Aiou (esses dois se pronunciam Airúv e Aiú) contra Esaroth.  O mais tardio é o elfo Aiou.  Mas posso dizer que Klauss é o preferido, pois ele sou eu idealizado.  Ele era o principal da estória, mas conforme ela cresceu e se desenvolveu, sua importância migrou para um papel de coadjuvante.  Nesse volume, não teremos a figura do Rei Eiruvf.  Toda a trama, no entanto, levará para sua historia de vida e de heroísmo.

Em qual personagem você se vê em Os Dias esquecidos?

Essa eu meio que respondi na anterior, mas posso dizer que hoje o meu personagem é mais de um espectador.  Foi o processo criativo que usei.  Eu estava lá, invisível, apenas olhando para a estória e escrevendo sobre ela, como se eu não fosse o autor, mas uma testemunha dos fatos.  Depois que vi que essa era minha função, criei um personagem que pudesse fazer o mesmo, por esta razão a estória é contada por um personagem chamado Andorhjelder, o bardo do norte.

No primeiro volume de Os Dias esquecidos, sinto que cada etapa daria um livro completo, com personagens importantes e bem elaborados, início, meio e fim. Como estruturou sua estória? Quais são as etapas principais que percorre desde as ideias iniciais ao término de um livro?

Existe um ápice onde a estória culmina e revela coisas que poderíamos cogitar logo no inicio.  Mas eu tenho que dizer, desde já, que odeio obviedade.  Não quero somente finais felizes.  Como tudo esta dividido em 3 etapas, cada uma delas será uma parte desenrolada da trama. Essa etapa tem 3 volumes e conta o inicio de tudo.  As duas próximas (com 3 volumes cada) esclarecerão o titulo desse primeiro e deixará claro o pano de fundo, mas não será o fim. Eu vi a necessidade de completar a obra com um último volume – único. Ele será o derradeiro fim, cheio de revelações. Tudo que lemos no prólogo desse livro será revelado e veremos a importância de cada etapa da série.

Comparado com todas as estórias de fantasia que conhecemos, qual o diferencial do seu livro?

Poderia dizer que eu sou muito fã de obras complexas.  Algumas obras chegam, mostram seu valor, mas se vão com o tempo.  Nesse caso, lhes faltava conteúdo gerador de expansão.  Conhecemos o universo Star Wars e esse universo é tão cheio de possibilidades que gerou um universo expandido, além dos filmes. Quanta coisa podemos retirar de Senhor dos Anéis? Quantas possibilidades existem em A Origem (Inception de Nolan [que assisti 53 vezes])?  A proposta é essa: gerar conteúdo que vá além da obra.  Por esta razão, digo que qualquer um pode entrar nesse mundo e ser o que quiser.  Perceba que eu não convido o leitor, mas o Erkandar que convida.  O leitor é responsável pela própria experiência nesse mundo e dele pode fazer o uso que bem entender. E nem falei das línguas que criei, passagem do tempo, linhagens, mapas e detalhes técnicos. Tem muita coisa lá dentro.  Como diria Kevin Flynn de Tron – Legacy: “lá dentro está nosso destino”. (sou fã desse filme também).

Eu percebo uma grande paixão e um amor enorme pela sua criação. Você domina totalmente seu universo e tem total propriedade quando fala sobre ele e seus personagens. Qual é a maior conquista que espera no campo literário?

Gostaria muito de poder enriquecer o campo literário brasileiro na parte de fantasia.  Geralmente quando vemos livros assim, que contenham nomes brasileiros, costumamos reagir com ceticismo.  Procuramos dar valor a estrangeiros. Queria que, com esse enorme trabalho que tive (foram 10 anos de construção da trama) eu pudesse mostrar o valor da criatividade que existe no solo do nosso país.  Temos o potencial, mas precisamos que o leitor abra sua mente para os escritores de fantasia nacionais.

Você é funcionário público e, provavelmente, tem outros compromissos no dia a dia. Como divide seu tempo entre o ato de criar, trabalho e vida pessoal?

Nada fácil. Muitas vezes fico sem tempo para isso tudo de uma vez. Fico louco para chegar em casa e rever o que escrevi.  Sou muito chato com detalhes e quero que a trama seja uma obra sem erros de percurso. Nem sempre isso é possível.

Vejo que sua esposa Marilene tem um papel especial em sua vida. Qual a importância dela para o autor Tiago C. F. Ramos?
Ela revisa, lê e aponta os erros que deixo no português. Se eu fosse J.R.R. Tolkien, ela seria meu Christopher Reuel Tolkien. Pena que ela não entenda bem minha língua artificial (risos), mas ela sabe que é minha Aldaliel (personagem do livro). Alda = amor; Liel = Amigo (a).

O que podemos esperar da saga O conto das lendas?

A aventura é garantida, mas teremos romance e comédia.  Um dos personagens mais interessantes da inteira saga é Morin. Esse definitivamente garantirá a comédia.  A aventura se dará em muitas batalhas, perigos e lutas.  Romance já começa, embora com nuances de tragédia, mas sempre teremos romance.  Garanto que o amor de Kyrog e Lielanna surpreenderá bastante. Os perigos estão em muitos personagens como Esaroth, Idairoth, Elendrna, e o colgro (um dragão sem asas que vai infernizar no segundo livro), sem mencionar os elfos negros, ou Dards.

Sobre a valorização do autor nacional e suas dificuldades para entrar e se manter no mercado... O que você tem a dizer?

Precisamos esquecer a ideia de que o autor nacional se prende a coisas muito banais.  Essa ideia é muito errada e não faço ideia de onde veio. O autor nacional tem uma criatividade incrível e ainda estamos começando.  Se eu conseguir maior abertura, saberei que minha contribuição valeu a pena todo o esforço que tenho feito.  Na verdade, o escritor brasileiro precisa parar de esperar que as coisas caiam do céu.  É necessário muito esforço e dedicação para apresentar o que saiu da cabeça.

Onde podemos adquirir seus livros?

O Livro físico pode ser encontrado (até a presente data) na livraria da Kiron, pelo site e através de contato comigo mesmo.  Quem prefere o digital (e-book), pode baixar das livrarias Cultura, Saraiva e Amazon. Para entrar em contato comigo, pode fazer pelo site que montei para o livro, onde há mais informação sobre a obra. Estou colocando, também, imagens que encomendei para a obra.

Deixe um recadinho pra a galera do blog:

Meus queridos leitores, sou suspeito para pedir que leiam o livro, mas depois de tudo o que li sobre meu livro, vale a pena adquirir um e entrar no mundo do Erkandar. Há personagens e situações que se assemelharão a muita coisa que vocês já vivenciaram ou gostariam de vivenciar.  Nem vocês e nem eu pudemos entrar em batalhas.  Nunca conseguimos sair em uma aventura como Bilbo Baggins, mas podemos entrar nesse mundo juntos e viver nossa aventura particular, sem medos, sem limites e sem barreiras.  Não estou lhe convidando, mas o mundo das lendas o faz por mim, pois é nele que encontrará coisas com as quais sempre sonhou.  No Erkandar, você pode ser muito mais do que leitor, pode ser um grande herói.

TCF Ramos.


Eu agradeço muitíssimo ao Tiago C.F. Ramos e à sua esposa Marilene pela paciência e carinho.   Espero que esse post tenha levado um pouquinho mais desse universo a cada um de vocês.  Quem se interessar pelo livro, pode ser comprado diretamente com o autor com direito à dedicatória ou nos links abaixo.  Até a próxima pessoal!
    http://www.editorakiron.com.br/
 Contatos do autor: 

http://www.facebook.com/WixPortuguesTel :    21 975 54 4388
          21 975 54 3558

          tcframos@yahoo.com.br
 


Visite o Site Oficial:
Onde comprar:
 
Livro Físico:
Livraria Kiron


Formato Digital:
Amazon
Saraiva
Cultura

84 comentários:

  1. Primeiramente, gostaria de dizer que amei o visual novo do blog, parabéns!
    Segundo, gostaria de parabenizar o lindo trabalho que vens fazendo, pois mostrar mais sobre obras e autores não tão conhecidos é sempre legal, tanto para eles como para nós, leitores.
    Adoreeeei o post e foi bom ver que mesmo com dificuldades na infância, ele nunca deixou sua imaginação morrer!

    http://www.entreeles.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Luciano. Que bom que gostou. Um dos objetivos do blog é mostrar o trabalho dos nossos autores.

      Excluir
  2. Olá
    Seu post ficou incrível, especialmente porque eu não conhecia o autor, mas achei otimo poder conferir um pouco a seu respeito e trabalho. Adorei as respostas, assim como adorei saber como a relação dele com a esposa é especial.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Eu também gosto muito de conhecer melhor nossos autores, ainda mais quando já li a obra e fico sempre cheio de curiosidade.

      Excluir
  3. Nossa, Evandro. Acho sensacional essas entrevistas. Adorei saber mais sobre a história do Tiago e a sua relação com a literatura. Assim, como o Tiago também sempre fui uma criança muito imaginativa. Inclusive, na adolescência, várias vezes comecei a escrever alguns livros, mas nenhum vingou. Atualmente, eu tenho o projeto de um livro que eu quero escrever em breve. Vi que o Tiago mandou o livro para uma editora e ela aceitou. Tenho interesse de saber como funciona esse contato com as editoras. Vou entra em contato com o autor para tirar as minhas dúvidas. Obrigado por apresentar o autor. Adorei a entrevista, Evandro.
    Abraço!

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Leandro, seu projeto tem tudo para ser um sucesso, você escreve muito bem, é só conferir seu blog para perceber isso. Fale com o Tiago sim, e espero em breve seu livro lançado, tenho certeza que dará super certo.

      Excluir
  4. Olá
    Nossa, eu amo de mais entrevistas! Isso mostra o carinho e afeto que o autores tem com o seu público, dando um pouquinho do seu tempo o para falar com eles. Eu não conhecia a obra, mas achei bem legal. Adorei as perguntas feitas, e as respostas respondida de decentemente. Espero ter a chance de conhecer melhor a obra do autor. Até mais vê
    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Manoel. Realmente é muito bom essa interação com os autores, conhecer um pouco mais sobre eles e todo o processo de criação.

      Excluir
  5. oie, adorei essa entrevista e adorei conhecer um pouquinho mais sobre esse autor. Nunca tinha ouvido falar nas obras dele mas ja achei a proposta extremamente interessante, ainda mais com nove volumes, e toda essa atenção dele de querer fechar tudo muito bem é super importante. Espero que ele tenha muito sucesso e amei saber que temos suas obras em versão digital também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente um grande projeto e desejo todo o sucesso para o autor. Que os leitores possam fazer parte do mundo de Erkandar e ser, como ele mesmo propõe um grande herói.

      Excluir
  6. Oiee ^^
    Colocar no papel uma história que a gente só tem na cabeça, e ligar os pontos é difícil mesmo, né? Achei legal o autor ter começado a escrever sua própria história. Pedir para um autor escolher um personagem favorito deve ser igual a pedir uma mãe para escolher seu filho favorito...haha'
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente incrível, quando converso com o autor, sinto que tudo é muito real dentro de sua cabeça, cada detalhe. rsrs Realmente fui maldoso em perguntar qual o personagem favorito rsr Obrigado, Dryh pela visita.

      Excluir
  7. Gostei bastante da entrevista, eu ainda não conhecia o autor, então é bom ter oportunidade não de apenas conhecer mais sobre a obra, mas também sobre ele. Desejo sucesso ao Tiago, e com certeza fiquei interessada em conhecer seu livro.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Ainda não conhecia o autor e gostei muito das suas respostas. O que mais me agradou foi saber que ele tem total apoio da esposa, acho isso muito bonito. Além disso, também gostei de saber que ele fez uma homenagem para ela. Também não sei de onde surgiram essas ideias de que o nacional não é bom, todos os autores podem ser criativos, mas autores, pois tem muitos que não são. Coisa que o Tiago parece ser de sobra.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Bruna, fico feliz que tenha gostado. Realmente é admirável o apoio que a esposa dá ao autor, participando de seu projeto.

      Excluir
  9. Muito bomm! Adoro ler entrevistas com autores. Bom saber que ele busca inspiração na própria vida e elementos do cotidiano.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro ler entrevistas com autores, ajuda a conhecer melhor novos autores!
    Adorei conhecer um pouco melhor sobre o Tiago, não o conhecia antes, mas ele parece ser muito simpático.
    É sempre bom ter alguém pra ajudar nos desafios, e que bom que ele teve a esposa nessa jornada.
    Muito sucesso pra ele!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto muito das entrevista, é uma oportunidade para conhecer melhor os autores e seus livros. Obrigado pela visita.

      Excluir
  11. Agradeço a todos. Sim, minha esposa sempre me ajuda e tem parte nisso. Espero poder sortear um livro para os leitores do blog. Todos vocês me ajudam muito com o que dizem e me dão um norte para saber o que fazer. Agradeço a todos e ao Evandro. Sjeld skëll (bom dia).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós é que agradecemos, Tiago. Eu, principalmente, pelo carinho que sempre vocês sempre tiveram com o Atraentemente.

      Excluir
  12. Oi
    Não conhecia o autor, mas achei interessante sua obra. Quando à entrevista, gostei da forma como foi conduzida, mas achei as respostas bem formais. Mesmo assim, arriscaria a leitura.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Rizia. A entrevista por escrito, como é toda elaborada antes, às vezes deixa escapar algumas curiosidades que surgem com as respostas. Mas, tenho certeza, que não faltará outras oportunidade de conversar com o Tiago e vamos tentar fazer algo menos técnico. Prometo. rsrs

      Excluir
  13. Gostei muito da entrevista não conhecia o Autor.
    Um abraço
    http://emagrecendonovoestilodevida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi!

    Olha só mais um seguidor de Tolkien. Haha. Só por isso já me interessei na obra. Mas o Silmarillion é o meu favorito hehe enfim, bem bacana a proposta do livro. Deve ser incrível criar sua própria fantasia épica. Com certeza vou conferir sua história e foi bem legal conhecer o autor melhor. :)

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Anelise, mas o legal da literatura é isso, não existe uma regra. Existe uma infinidade de possibilidade e isso é que dá o fascínio. Muito obrigado pela visita.

      Excluir
  15. Oi, Não conhecia o autor e nem a sua obra, gostei muito da sua iniciativa de fazer uma entrevista e assim apresentar um pouco mais dele para nós. Mas, infelizmente não me senti muito impelida em conhecer o livro e conferir essa história, mas desejo muito sucesso ao autor.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Kris. Sempre procuro fazer entrevistas, pois é uma oportunidade de conhecermos melhor o autor.

      Excluir
  16. Olá
    Amo posts que nos apresentam a autores novos, é tão bom vê autores nacionais ganhando espaço nessa grande jornada literária que todos nós sabemos que não é nada fácil. Ainda não conhecia o autor, mas fiquei curiosa em relação a sua obra parece ser muito bem elaborada.Parabéns ao blog por nós apresentar o autor e todo sucesso do mundo para o autor ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário e visita. Acho que o espaço que os blogs abrem para os autores nacionais, espalhando seus livros por aí é muito importante. Sabemos como é difícil um espaço para divulgação de nossos autores.

      Excluir
  17. Oi!
    Não conhecia esse autor, e a entrevista ficou demais. Parabéns! É muito bom conhecer autores nacionais, existe um preconceito tão grande com nossos escritores. Eles batalham muito para ganhar espaço. O blog está lindo. Bjs

    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem? Ainda não conhecia o autor e nem sus obra mais devido a entrevista já fiquei bem curiosa com o livro. A literatura Nacional vem ganhando cada vez mais espaço e acho muito bacana essa divulgação que os blogs fazem para que a gente possa conhecer novos autores daqui. Ten muito autor maravilhoso por aqui esperando para ser descoberto.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Camila. Eu gosto muito desse contato com nossos autores. oObrigado

      Excluir
  19. Eu não conhecia o autor, mas adorei a entrevista. É gostoso ver autores novos conquistando cada vez mais o espaço na literatura nacional, espero um dia ter a oportunidade de ler a obra do autor e me encantar tanto quanto lê encantei nessa entrevista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fico muito feliz com tantos novos autores nacionais no cenário.

      Excluir
  20. Olá,
    Desconhecia o autor e suas obras, mas adorei a oportunidade de saber um pouco mais sobre ambos.
    Gosto muito de conhecer obras nacionais e é gratificante ver o trabalho desses autores ganhando cada vez mais espaço no mercado.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Michele, também fico feliz vendo que muitos blogs estão dando espaço aos autores nacionais.

      Excluir
  21. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o autor, mas fiquei animada com o post, porque ele foi bem atencioso e simpático. Bom, eu confesso que não costumo ler esse gênero literário, logo não fiquei muito curiosa, mas parece ser uma história bem complexa e bem construída. Algo que achei bacana na entrevista é essa mini declaração do autor para a esposa, que amor! Enfim, gostei bastante de conhecer um pouco sobre ele e espero um dia ter oportunidade de ler a obra.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Larissa. O leitor é sim, muito simpático e realmente é legal ver o carinho do autor com a esposa, é uma verdadeira união.

      Excluir
  22. Sempre é bom conhecer novos autores e sua maneira de pensar. Ainda não o o conhecia e também é a primeira vez que ouço sobre suas obras, e gostei de saber mais. Desafios sempre vão estar diante de nós, mas o importante é sempre manter o foco é ter apoio de quem estar próximo. Desejo muito sucesso ao autor .
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Tammy. Realmente temos que manter o foco diante dos desafios.

      Excluir
  23. Adorei a entrevista e que o autor tem meu sobrenome HAHA, ele conversa muito bem e dá respostas muito bem elaboradas e eu adorei isso, ainda não conhecia sua obra mas irei pesquisar sobre, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal ter o mesmo sobrenome do autor, acho que isso é um bom sinal. Entre no site oficial dele sim, vc vai gostar.

      Excluir
  24. Oie! Não conhecia o autor e nem sua obra, por isso foi um prazer saber mais sobre ambos. Diferentemente de muitas entrevistas você pegou mais sobre a vida pessoal dele. Que grande esta série dele, espero que ele tenha sucesso.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu preferi seguir essa linha, já que a resenha do livro já foi feita pelo blog. E também porque tinha curiosidade sobre como ele lida com a criação e a vida pessoal. Imagino que isso lhe tome muito tempo e não deve ser fácil.

      Excluir
  25. Oii!
    Que série incrível hein, apesar de não curtir o tema, fiquei encantada com a história mesmo assim rsrs
    Ótima entrevista, adorei saber tanto sobre o livro quanto sobre o autor :D
    Beijos, Isa
    belacultblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isabella. Que bom saber que gostou da entrevista, mesmo não sendo um gênero de leitura que curte. Obrigado.

      Excluir
  26. Olá.
    Que ótimo apoiar autores nacionais. Essa entrevista foi demais, para conhecer o autor e a obra.
    Gosto muito do gênero fantasia e me interessei bastante.
    Espero mais entrevistas como essa :)
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Rosana. Sempre teremos entrevistas sim, adoro essa parte do blog.

      Excluir
  27. Oi, ainda não conhecia o autor e nem sua obra, mas achei bem interessante a entrevista, pois assim pude conhecê-lo e também sobre sua obra e projetos futuros e acho legal isso, já que não tem muita divulgação de autores nacionais na internet e através de seu blog pude conhecer uma obra que aguçou a minha curiosidade, vou anotar a dica.
    bjus

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Eu não conhecia o autor, mas gostei de saber como foi o processo de criação do livro. Ele tem um planejamento muito bom e espero que consiga lançar todos os livros. Eu não gosto muito desse gênero, mas quem sabe mude de ideia mais para frente.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Suelen. Realmente o planejamento é muito importante quando se trata de uma obra com vários volumes.

      Excluir
  29. Oiii, tudo bem?
    Que entrevista incrível gente, e adoraria ter a oportunidade de ler a obra do autor, parece ser incrível mesmo <3 o autor foi bem querido em responder tudinho.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Morgana. Aproveito para, mais uma vez, agradecer o Tiago pelo carinho em responder tudo.

      Excluir
  30. Eu ainda não conhecia esse autor, mas achei a entrevista bem legal.
    É sempre bom a gente estar ajudando os autores nacionais que estào surgindo, ainda mais nessa blogosfera que é tão grande e sempre tem algo novo para que possamos conhecer né? Ele me parece ser uma pessoa muito simpática e principalmente batalhadora, porque essa vida não é fácil viu?! Mas mesmo assim desejo todo sucesso para o autor e espero poder conhecer sua obra =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Silvana, concordo plenamente com tudo o que vc disse. Realmente o autor é batalhador e torço muito para alcance todo o sucesso.

      Excluir
  31. Adorei sua entrevista! Sempre bom conhecer novos autores e saber que temos pessoas brilhantes por aqui. Pela entrevista o autor é bem gente fina e com certeza vou ler sua obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Rafael. Realmente o Tiago é o que poderíamos chamar de "gente fina", generoso e talentoso.

      Excluir
  32. Oi!
    Adoro entrevistas com autores pois é uma ótima maneira de os conhecermos um pouco e de também conhecermos autores até então desconhecidos por nós, como foi o caso hoje pra mim, sem falar que é uma boa forma de ajudar a divulgar o trabalho dele. Achei o Tiago muito simpático e fiquei espantada com a coragem dele de criar uma série composta por nove livros, ainda mais por ser o seu trabalho de estréia na literatura. Espero que ele tenha muito sucesso como autor e você com o blog.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Larissa. O Tiago tem esse mundo em sua cabeça desde menino rsrs É incrível conversar com ele sobre os detalhes. Fico impressionado.

      Excluir
  33. Gostei da entrevista, deve ser muito gratificante conseguir contato com um autor de um livro que amamos e saber de todo trabalho para produzi-lo. Concordo com ele que nem todos livros precisam de finais felizes, e achei interessante a divisão de suas obras. Realmente os escritores brasileiros precisam saber que não só porque os livros nacionais começaram a ser valorizados que não precisam de esforço. Amei e quero ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Maria. É preciso se dedicar para construir uma carreira sólida atualmente. Sabemos das dificuldades do mercado editorial para autores nacionais.

      Excluir
  34. Olá,

    Não conhecia o autor, e como você mesmo disse ele passa a impressão de ser bem acessível mesmo, não conhecia sua obra ainda e gostei de saber mais um pouco sobre suas inspirações. Desejo sucesso ao autor!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o tiago é um autor que sempre prazer em discutir e comentar sua obra. É apaixonado pelo mundo que criou.

      Excluir
  35. Oie!!!
    Gostei muito de conhecer este autor e achei muito interessante ele já ter todo o universo criado por ele na cabeça e ter uma ideia de como devem ser as interações das personagens!
    Me recordo de ter lido que quando iniciou a escrita de seus livros a J.K. Rowling tinha na cabeça a estória dos 4 primeiros livros e ela também teve que lutar por espaço até ficar famosa, então desejo a ele muito sucesso nesta empreitada, pois inspiração ele já tem de sobra!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Elaine. Inspiração é o que não falta na vida do Tiago. É maravilhoso saber o quanto ele se dedica e divide sua vida pessoal com esse universo que criou.

      Excluir
  36. Adorei o post!
    Não conhecia esse autor mas me recordo de já ter visto falar muito bem desse livro. Vou procurar para ler, gostri muito da entrevista dele.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  37. Que chique adorei a entrevista como sempre tudo bem explicadinho perfeito ..

    ResponderExcluir
  38. Olá, tudo bem?

    Adoro entrevista com autores. Eu ainda não conhecia o autor, mas gostei muito das respostas. Muito simpático. Desejo muito sucesso a ambos.

    Abraços

    ResponderExcluir
  39. Nossa, ele tem um projeto realmente ousado! Dez livros no total, contando com esse volume único que veio depois. Amo fantasia, mas preciso aguardar a publicação para decidir ler ou não, e com certeza só farei isso depois de tudo finalizado, são muitos livros para ter que ficar esperando. Ótima entrevista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou muito ansioso pela espera, ainda bem que o volume II já foi enviado em pdf antes mesmo do lançamento. Em breve será lançado.

      Excluir
  40. Oi
    muito legal a entrevista, é sempre interessante saber mais sobre os autores nacionais e suas publicações, não conhecia esse

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto muito de saber como é o processo de criação de cada escritor. Obrigado pela visita, Catharina.

      Excluir
  41. Oie!!
    Nãoo conhecia o autor, mas que legal essa entrevista. Adoro esse tipo de coisa para ter a oportunidade de conhecer mais os autores e suas obras

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  42. Oi
    como não sou uma fã de fantasia, me limito assistir Game of Thrones e só, não conhecia o autor ou o livro, mas é sempre bom descobrir que tem brasileiro entrando nesse gênero e criando suas próprias sagas épicas! Só me resta desejar boa sorte para o autor!
    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo