Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, foi originalmente publicado em 1813, e é considerado um clássico da literatura inglesa e mundial. Além de representar a sociedade e costumes da época, a obra mostra a relação conflituosa entre dois jovens, baseada em ideias e julgamentos iniciais que impedem que ambos enxerguem além dos estereótipos criados.
A Senhora Bennet sonha em arranjar bons partidos para as cinco filhas solteiras, principalmente Jane, sua filha preferida. Assim que o jovem e bem sucedido Sr. Bingley se muda para o lugar, logo atrai o interesse de Jane, desejando ter encontrado o marido dos seus sonhos. Na Inglaterra, no século XIX, os casamentos eram realizados levando em conta o interesse das famílias. Dentro desse contexto, cada novo partido era amplamente disputado pelas moças do condado nas muitas reuniões familiares e bailes que aconteciam com frequência.
Elizabeth, a irmã mais velha de Jane, é inteligente e busca um grande amor, não se importando com os costumes sociais que garantiriam uma vida segura e financeiramente confortável. Ao conhecer o Sr. Darcy, o amigo bem de vida de Bingley, a antipatia é automática. Elizabeth o acha prepotente e orgulhoso, ao mesmo tempo em que Darcy se incomoda com a posição social da família Bennet, não dando abertura para nenhum vínculo mais próximo entre os dois.
As diferenças entre os jovens ficam cada vez mais evidentes. Elizabeth e Darcy se afastam; Bingley também não se acerta com Jane. Com o passar do tempo, o destino parece brincar com as moças da família Bennet, insistindo em colocá-las frente a frente com seus pares para novos recomeços. Cada encontro é uma nova oportunidade de conhecer verdadeiramente o outro e descobrir novos sentimentos.
Orgulho e Preconceito retrata com seus personagens valores e costumes de uma época, onde a posição social era o fator mais importante dos relacionamentos, que na maioria das vezes era construído por interesses. Elizabeth e Darcy terão que enfrentar muitos desafios para vencer o orgulho e preconceito que nasceu desde o primeiro olhar.
A edição de bolso da Martin Claret tem 382 páginas, folhas brancas e fonte pequena. Mergulhar no universo de Jane Austen é uma experiência fantástica e, ainda hoje, seus livros encantam e divertem novos leitores com seu estilo único de contar histórias.
Boa Leitura!
Orgulho e Preconceito
Autora: Jane Austen
Tradução: Roberto Leal Ferreira
Editora: Martin Claret
Páginas: 382
ISBN: 978-8572326919
Dimensão: 18.4 x 11.6 x 2cm
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.