Nossos dons são nossas armas.
O Mensageiro, de Lois Lowry, foi publicado no Brasil pela Editora Arqueiro. O livro é o terceiro volume da série O Doador de Memórias, que se passa em um futuro distópico, e mostra mais um modelo de comunidade onde as escolhas pessoais são anuladas diante de uma liderança.
Nessa história temos, finalmente, o retorno de Jonas, personagem do primeiro livro, O Doador de Memórias; e Kira, a protagonista de A Escolhida, o segundo volume. Quem também ressurge como destaque do terceiro livro é Matty (de A Escolhida), o tal Mensageiro do título.
Quando chegou ao Vilarejo ainda menino, Matty ficou sob os cuidados de um homem cego, chamado de Vidente. Nesse novo lugar, seis anos após sua chegada, o rapaz amadureceu com os ensinamentos e criou expectativas sobre o nome que deveria receber do Líder, um costume do lugar, que destacaria seu valor diante da comunidade.
Acontece que algo terrível está se infiltrando no Vilarejo, transformando a energia do lugar. A Vila que sempre recebeu bem as pessoas que fugiam de outras comunidades, resolveu fechar as fronteiras, e a floresta pareceu ainda mais perigosa e cruel. Sendo Matty o único capaz de viajar pela floresta, levando mensagens entre os vilarejos sem correr grandes riscos, é enviado para avisar os outros povoados sobre a nova proibição. O rapaz tinha outra grande missão, buscar Kira, a filha do Vidente, antes que fosse impossível cruzar a floresta.
Nessa jornada perigosa, Matty precisa usar um poder recém-descoberto para sobreviver e proteger Kira de um mal obscuro que está se disseminando e transformando tudo ao redor. Por outro lado, Kira precisa usar seu dom para ajudar nessa travessia, que poderá se tornar a última viagem dos dois.
Lois Lowry consegue construir um enredo envolvente, com uma escrita aparentemente simples, mas que desperta vários questionamentos envolvendo sociedade, controle e manipulação. Uma narrativa que mescla aventura, ação e um certo lirismo, que acaba sobrevivendo a tantas regras.
Eu esperava mais detalhes sobre o Jonas, o personagem do livro O Doador de Memórias, mas há um salto no tempo e não mostra a sequencia do fim do primeiro livro até o início dessa nova história. Os três livros possuem tramas aparentemente independentes, mas agora começamos a perceber algumas ligações entre os vilarejos através de seus personagens. Acredito que o último livro da série, Filho publicado originalmente em 2012, revelará todas essas ligações e responderá todas as nossas perguntas; pena que ainda não foi publicado no Brasil. Resta para nós ansiosos pela leitura a versão original em inglês ou encontrar um pdf traduzido por aqui.
Com 160 páginas, 21 capítulos, folhas amareladas e fonte confortável, O Mensageiro chega ao fim dilacerando o coração do leitor. Pelo que vejo na internet não é uma série que agrada a todos, mas eu particularmente gosto muito do universo criado pela autora e das reflexões que ela nos apresenta nas entrelinhas.
Aproveite a leitura!
O Mensageiro
Sobre a Autora:
Com mais de 30 livros publicados, a americana Lois Lowry já recebeu diversos prêmios por sua obra, como o Boston Globe-Horn Book, o Dorothy Canfield Fisher, o Mark Twain e a Medalha Califórnia Young Readers. Ganhou duas vezes a Medalha John Newbery, da Associação for Library Service to Children, uma delas por O Doador de Memórias - traduzido para 39 idiomas e adaptado para o cinema -, o primeiro volume desta série.
Parece ser um bom e envolvente livro, não conhecia a autora. Vou pesquisar aqui em Portugal.
ResponderExcluirLanne Machado
https://www.blogdalanne.pt/