slide-slick

Resenha: A vida secreta das abelhas - Sue Monk Kidd (Paralela)

em segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

As histórias devem ser contadas, senão morrem; e, quando morrem, não nos lembramos quem somos nem por que estamos aqui.



A Vida Secreta das Abelhas, de Sue Monk Kidd, foi publicado no Brasil pelo Selo Paralela, da Editora Companhia das Letras.  Ambientado nos anos de 1960, o livro tem como cenário de fundo a luta pela igualdade racial, dando destaque a mulheres fortes que buscam o comando de suas vidas em uma sociedade dominadora e machista. 


Lily Owens poderia ser uma adolescente como tantas outras, mas uma tragédia mudou drasticamente sua vida há mais de dez anos.  As vagas lembranças sobre a dolorosa morte da mãe ainda estão vivas e a torturam em busca de respostas.  Daquele dia ela se lembra da mãe discutindo com o pai, de uma arma em suas próprias mãos, e de um disparo fatal.


“Meu aniversário caía no mesmo dia do aniversário do país, o que o tornava ainda mais difícil de ser notado. Quando eu era pequena, achava que as pessoas lançavam fogos de artifício por minha causa: ‘Viva! Lily nasceu!’. Depois veio a realidade, como sempre acontece”.



Agora aos 14 anos, em 1964, tendo uma relação difícil e tortuosa com o pai T. Ray, a jovem menina partirá em uma grande jornada acompanhada de sua babá Rosaleen.  Entre os poucos objetos que Lily guardava da mãe estava uma pequena imagem da Maria negra com referência à cidade de Tiburon, lugar onde ela poderia descobrir algo sobre a vida de Deborah Fontanel Owens


Nada é justo neste mundo. É bom você aprender logo isso.  


O enredo carrega em paralelo ao drama de Lily, uma menina branca, a luta dos negros por seus direitos na sociedade, incluindo o direito ao voto, destacando a figura de Rosaleen, sua babá.  O livro fala sobre descobertas e amadurecimento, sobre dores e alegrias e, principalmente, sobre passado, presente e futuro.


Nós não podemos pensar em mudar a cor da nossa pele.  É preciso mudar o mundo, é assim que devemos pensar. 



Nessa viagem, Lily descobrirá que seu encanto pelas abelhas lhe indicava um sinal, um caminho a percorrer.  Ao chegar em Tiburon ela conhece as irmãs Boatwright - August, May e June - que juntas criavam abelhas para a fabricação de mel da Madona Negra.  Junto a essas mulheres negras, que também enfrentaram tragédias e perdas, a menina despertará novos sentimentos, e verá o passado se revelar diante dos seus olhos.  


Há coisas na vida que a gente não consegue esquecer, por mais que tente, e aquela cena foi uma delas.


O livro é narrado em primeira pessoa.  A Vida Secreta das Abelhas já foi adaptado para o cinema, com algumas modificações em seu roteiro, que, na minha opinião, ameniza um pouco a trama; mas ainda assim é um filme bonito e sensível para assistir com destaque para ótimas interpretações.  


Quando uma abelha voa, uma alma se levanta.



A Vida Secreta das Abelhas
Autora:  Sue Monk Kidd
Tradução:  Maria Ignez Duque Estrada 
Companhia das Letras
Selo Paralela
Páginas: 232
ISBN : 978-85-6553-057-6

(...) chegou sua hora de viver.  Não estrague as coisas.




Sobre a Autora


SUE MONK KIDD mora perto de Charleston, na Carolina do Sul. Seu primeiro romance, A vida secreta das abelhas, ficou por mais de um ano e meio na lista de mais vendidos do New York Times e foi adaptado para o cinema em 2008. A cadeira da sereia, seu segundo romance, alcançou a primeira posição na lista de mais vendidos do New York Times, ganhou o prêmio Quill de 2005 para melhor obra de ficção e foi transformado em filme para a TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo