slide-slick

Resenha: Livros de Sangue - Vol. 1 - Clive Barker (DarkSide)

em domingo, 30 de abril de 2023

Não veja o mal.  Não ouça o mal.  Não diga o mal. 


Livros de Sangue - Vol. 1, do mestre de terror e horror Clive Barker, ganha ainda mais destaque com a belíssima edição da DarkSide Books, publicado pelo Selo Macabra.  A obra faz parte da coleção de contos mais sangrenta do autor, composta por seis volumes, sendo que quatro deles já foram relançados pela editora.



Esse foi o meu primeiro contato com os livros de Barker, sendo que já conhecia Hellraiser dos filmes, que também foi adaptado de suas histórias.  O autor tem um estilo particular que logo nos faz identificá-lo em cada conto.  Sua escrita é simples, mas extremamente marcante e forte, levando o leitor a sentir-se presente em cada cenário.


Talvez o  sucesso de Clive Barker se deva ao fato de que cada conto é construído dentro de uma atmosfera onde o horror vai se mostrando presente em camadas, até que em determinado momento se torna tão visceral que quase podemos tocá-lo.  A tensão vai se criando desde a introdução de cada trama, construindo um clima de terror, pois sabemos que algo maior vai acontecer em seguida.


Toda história tem algum tormento particular em sua tradição.



A edição está linda, composta de ilustrações, algumas páginas pretas e vermelhas, fonte e espaçamento confortáveis. O corte do miolo também está em vermelho e com fita marcador com o Selo Macabra.  O que me incomodou foram as primeiras páginas de cada conto com a folha vermelha e a letra preta, achei que prejudicou a leitura, ainda bem que são poucas linhas de texto (a fonte branca funcionou melhor com esse fundo).



As tramas são variadas e com temas bem diferentes, o que ajuda a leitura fluir.  São seis contos ao todo, sendo que o primeiro deles, O livro de Sangue, introduz e explica a origem das histórias reunidas nessa antologia.  Os outros contos que compõem a obra são:  O Trem de Carnes da Meia-Noite; O Yattering e Jack; O Blues do Sangue de Porco; Sexo, Morte e Estrelas; e Nas Montanhas, As Cidades.


Precisamos fazer uma escolha, mais cedo ou mais tarde, (...) entre servir a nós mesmos ou servir à arte.



Com certeza é uma leitura indicada para os apaixonados por livros clássicos de terror e horror, que admiram a construção de um cenário onde as situações entre o real e o surreal se misturam, onde a fronteira do humano com o insano se cruzam, e onde nem sempre podemos explicar o que acontece.   A tradução é de Paulo Raviere.   É impossível ler o primeiro volume e não querer mais de Clive Barker!


Tenham uma ótima leitura!



Livros de Sangue - Vol. 1
Autor: Clive Barker
DarkSide Books - Macabra
Edição: 1ª 2020
Páginas : 240


Sobre o Autor

Clive Barker é um artista de inúmeras capacidades e talentos indomáveis. O escritor, cineasta, roteirista, ator, produtor de cinema, artista plástico e dramaturgo, nascido em 1952 em Liverpool, gosta de viver de sua imaginação e é uma joia rara no horror. Clive Barker se tornou mundialmente conhecido na década de 1980, com sua coletânea de histórias curtas e impactantes, Livros de Sangue. A antologia macabra e brutal o estabeleceu como um escritor consagrado do gênero. Seus personagens saíram das linhas perturbadoras de seus contos para protagonizar histórias em quadrinhos e jogos de computador, além de filmes agora clássicos como Hellraiser, A Lenda Candyman e O Último Trem. Parte fundamental de seu trabalho, as pinturas e ilustrações de Barker transmitem sua energia, poder e caos, e já foram exibidas em galerias de arte, nas capas e no interior de seus próprios livros. O mestre do horror visceral tem uma escrita peculiar, provocante, muitas vezes poética, mesmo (e principalmente) quando ele nos apresenta vivissecções, torturas e desmembramentos. Sua vasta produção é fonte de pesquisa para autores, dramaturgos, cineastas, músicos e artistas plásticos que se dispõem a mergulhar nas águas escurecidas e sangrentas do horror.  (Fonte:  DarkSide Books)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo