slide-slick

Resenha: A Era do Abismo - Crônicas do Éden - Bernardo Stamato (Pendragon)

em terça-feira, 28 de dezembro de 2021

 Acha que lutar é a única forma de sabermos quem somos de verdade?

 

 

 

A Era do Abismo - Crônicas do Éden, de Bernardo Stamato, foi publicado em 2019 pela Editora Pendragon.   Grandes aventuras sempre acontecem em um mundo devastado pelas trevas.   Lendas e realidade se confundem para contar histórias de heróis e vilões cercados por vícios e virtudes

O Éden é um mundo extenso e perigoso. Há muito tempo a Aniquilação aconteceu como resultado de uma guerra mortal entre o Paraíso e o Abismo. Uma batalha sangrenta e cruel que acabou dizimando os Celestiais, marcando a vitória dos Abissais. Desde então, homens e criaturas vivem sob a atmosfera assustadora dos Vícios, mas há os que acreditam que as Virtudes não foram completamente extintas. 

 

 

  Entender o erro é sempre a parte mais difícil. 

 

O livro não é uma continuação de O Torneio dos Campeões, obra anterior do autor.  Em Crônicas do Éden temos a oportunidade de explorar melhor o universo fantástico criado por Bernardo Stamato e conhecer novos personagens, heróis e vilões.   Além de criaturas já conhecidas pelos apaixonados por histórias fantásticas, nos deparamos com monstros aterrorizantes nascidos da mente inquieta do autor. 

 


A Taverna do Trovador  é um lugar conhecido por reunir guerreiros e criaturas que fizeram parte de grandes aventuras e enfrentaram diversos desafios.  Foi ali o ponto de partida da crônica A Lágrima da Lua, que reúne os Guerreiros do Alvorecer, e que fecha com destaque a obra de Bernardo Stamato.  Muitas outras histórias são contadas e, surpreendentemente compreendemos os elos que unem cada uma delas no grand finale.


A verdade é como o fogo. 


A cada novo capítulo, uma trama eletrizante se desenvolve guiando o leitor por cenários fascinantes.  Partindo do óbvio, utilizando elementos já conhecidos, o autor constrói enredos que surpreendem pela criatividade e bons diálogos.   Com uma escrita fluída e cheia de nuances, diversos personagens surgem através de histórias bem elaboradas e criativas.


O autor consegue um bom equilíbrio em sua escrita, alternando entre narrativa, bons diálogos e cenas de ação.   Em cada crônica um personagem se apresenta, narrando em 1ª pessoa a nova aventura.  A última história é contada através de seus cinco personagens principais, que se alternam no ângulo de visão.  Preferi não contar detalhes da trama para não estragar a magia da descoberta através da leitura.

 

 

O mundo é cheio de certezas erradas.

 

O cuidado com a edição merece destaque.  Cada detalhe foi pensado para enriquecer a obra.  Diálogos rápidos que se destacam pelo humor entremeiam os capítulos em Papo Taverna,  mostrando uma agilidade inteligente em tiradas ágeis.  No final, há um códex que reúne informações sobre o universo criado pelo autor, especificando aspectos geográficos e políticos, assim como detalhes sobre alguns reinos. Há também informação sobre grupos e divindades do Éden

 

Com 294 páginas amareladas, fonte e espaçamento confortáveis, A Era do Abismo - Crônicas do Éden surpreende pelo texto ágil e criatividade ao lidar com temas constantemente explorados pelos autores de fantasia.  Bernardo Stamato nos oferece personagens incríveis e fortes que poderiam sozinhos protagonizar livros inteiros.   Que venham novas aventuras!


 

Apenas a certeza de que as histórias onde os mocinhos sempre vencem são apenas um bando de mentiras criadas para agradar os frouxos que não têm coragem de saber como é a verdade.





A Era do Abismo - Crônicas do Éden
Autor: Bernardo Stamato
Editora: PenDragon
1ª Edição (2019)
Páginas: 294
ISBN: 978-65-80199-44-0


 Onde Comprar

 E em outras lojas.

 

 Leia a Resenha de A Era do Abismo - O Torneio dos Campeões


 

Sobre o Autor

 



Bernardo Stamato é autor de A Era do Abismo e anfitrião dos  Mochileiros do Multiverso.  Sua careira literária começou quando participou do concurso de contos "Eu, Criatura", e ficou em primeiro lugar.  Desde então, escreveu contos, se tornou redator e tradutor e agora se dedica escrever novas jornadas épicas e a postar conteúdo no YouTube e Instagram sobre escrita criativa e mercado editorial, alcançando mais de 18 mil seguidores.


* Livro gentilmente enviado pelo autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo