slide-slick

Resenha: O vento gira em torno de si - Geny Vilas-Novas (7 Letras)

em quinta-feira, 1 de julho de 2021

 Tudo é possível debaixo do sol.

 

 

O vento gira em torno de si, de Geny Vilas-Novas, foi publicado em 2020 pela Editora 7 Letras.   Diante de perdas e violência, a realidade se mistura a ficção para apontar um caminho possível.  As lembranças de um passado já distante se confrontam com as indefinições de um futuro que se apresenta como folha em branco.


   (...) nosso caos é sem fim.

 

Às vezes é preciso voltar os olhos para o passado, mas nem sempre encontramos vestígios dos dias que se foram.  A vida se movimenta, lugares se modificam, amigos e parentes queridos se mudam, pessoas partem para sempre, e o vento continua soprando.  A vida é fugaz, como diria a autora.

 

Tudo é fugaz.

 

Um dia percebemos que deixamos muito para trás, mas já não é possível voltar.  Os atalhos escolhidos oferecem alegrias, mas nos surpreendem com suas dores.  Esse livro fala de vida, de saudade, de angústia e momentos felizes, sem se esquecer do medo do desconhecido que virá com os dias futuros.

 


 Encarar o futuro me assusta (...)

 

Escrever lembranças é algo delicado.  Revelar nossos sentimentos é como despir-se perante o outro.  Nossas relações nem sempre são amáveis, e muitas vezes enfrentamos conflitos e decepções.   A autora nos mostra sua indignação com a violência e todas as tragédias do mundo.  E foi diante das perdas pessoais que ela descobriu a fé. 

 

(...) a dor deixa sombra.


Misturando devaneios com realidade, Geny Vilas-Novas nos encanta com seu jeito particular de contar histórias.   Em um instante vivenciamos momentos encantados com o príncipe Coélet, mergulhamos nos conflitos e guerras de Homero, e acompanhamos histórias bíblicas e mitológicas.   Essa é a forma que a autora encontra para entender o movimento da vida e compreender a própria crença recém-descoberta. 

 

 

Onde moram nossos piores inimigos?


Foram as dores e reflexões que lhe permitiram a mudança.  O Sítio de Cima e o Rio Doce permanecem vivos em sua essência.  A memória constrói e reconstrói suas lembranças.  Verdade ou ficção?   A realidade às vezes sufoca, nos levando a caminhos obscuros onde a alegria se esvai, mas sempre é possível encontrar uma saída. 

 

Não há tempo a perder. 

 

Com 172 páginas, folhas amareladas, fonte confortável, O vento gira em torno de si apresenta uma série de textos que se relacionam.   A escrita não é carregada, mas há uma angústia constante, uma melancolia latente.   O livro é quase um desabafo.  


Há frases que voam com o vento, outras o tempo apaga 

e outras ainda vão conosco para o túmulo.

 

Boa leitura!

 

Confira também a resenha do livro Fazendas Ásperas:



 
Autora:  Geny Vilas-Novas
Páginas: 172
Formato:  14x21
Edição:  1ª (2020)
ISBN:  978-65-86043-89-1




Onde Comprar:

https://www.7letras.com.br/fazendas-asperas.html


E em outras lojas.



 Sobre a Autora: 
 
https://www.facebook.com/pg/GenyVilasNovasEscritora

 
 
Geny Vilas-Novas, escritora mineira, é autora dos romances Fazendas Ásperas, Flores de vidro e Onde está meu coração, publicados pela 7Letras, e do livro de contos infanto-juvenil Uma história dentro da outra e lendas do Rio  Doce (Zit, 2017).  Fazendas Ásperas e Uma história dentro da outra e lendas do Rio Doce receberam menção honrosa no Concurso Internacional de Literatura UBE RJ 2018, da União Brasileira dos Escritores.  Seu conto "Três Marias" recebeu menção honrosa no Concurso Adélia Prado da Academia Feminina Mineira de Letras em 2019.
Participou de diversas antologias de contos: Marquesa de Santos (Bom Texto, 2003), Tempo de Nassau, um príncipe em Pernambuco (Bom Texto, 2004), Ásperos e macios: histórias de amor e vingança (Bom Texto, 2010), O feitiço do boêmio (Bom Texto, 2010), O rei, o rio e suas histórias (7Letras, 2012), e O Eldorado é aqui, contos do Amazonas (7Letras, 2016).



https://www.youtube.com/channel/UCBoEPNh2Q97kT2N0-SbvYkwhttps://www.instagram.com/oasyscultural/https://www.facebook.com/oasyscultural/
 
* Livro recebido gentilmente da Oasys Cultural.

8 comentários:

  1. O livro tem uma mistura de ficção e realidade, e que envolve muitos assuntos, inclusive a fé, com certeza é possível encontrar uma saída, o livro é uma maravilhosa pedida, abraços.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela leitura, querido Evandro. O livro da Geny é bem diferente e eu, particularmente, gosto muito. Grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse já é o segundo livro da Geny que leio. Uma escrita encantadora e sensível.

      Excluir
  3. Olá, eu não conhecia a autora, achei interessante esta mistura de sentimentos gerados de dores reais com histórias clássicas e mitológicas. No mínimo uma leitura instigante. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  4. A ficção e a realidade se mesclam nessa leitura que apenas pela resenha já senti ser maravilhosa e no melhor estilo que nos prende do inicio ao final. Toda essa sensibilidade faz com que a gente se entregue as sensações que o livro nos propõe, adorei!

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Não conhecia a autora mas achei incrível a maneira como ela escreve. Fico encantada quando encontro autores que por meio das palavras nos transmitem tantos sentimentos, nos fazem perceber tantas coisas. Li recentemente uma coletânea de textos, mesmo após terminar a leitura algumas palavras ficam no ar. Em relação ao passado é verdade, deixamos muito para trás e não é possível voltar apenas revisitar em nossos devaneios. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. No enredo, essa mistura de ficção, uma leitura agradável, é diferente, pois mistura ficção e vida real. Ao longo deste livro, o resumo e a realidade são o ponto mais impressionante. Cultural e, claro, o livro fala de vida e angústia.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo