slide-slick

Resenha: O Terceiro Deus - Leonel Caldela (Jambô)

em quarta-feira, 14 de julho de 2021

  A era dos heróis acabou (...) 

 

O Terceiro Deus, de Leonel Caldela, publicado pela Jambô Editora em 2020 (3ª Edição) encerra a Trilogia da Tormenta.  O inimigo agora é ainda mais mortal, e somente um exército de deuses e heróis poderiam vencer essa guerra. 


Chega de justiça!  Vai conhecer a vingança!

 

Nesse novo livro, a Tormenta continua a se espalhar por Arton de forma ainda mais implacável, invadindo seus reinos com sua tempestade vermelha, destruindo tudo com fúria e crueldade.  O romance se divide em várias linhas independentes, proporcionando um dinamismo maior à leitura.  Se por um lado os personagens se preocupam com a destruição de seu mundo, cada um deles também está envolvido com questões particulares que precisam ser resolvidas.   Como não poderia deixar de ser, essas linhas acabam se cruzando no tão esperado desfecho da trilogia, que selará definitivamente o futuro de Arton



(...) ninguém disse que a guerra é justa.


No final de O Crânio e o Corvo, livro anterior, descobrimos com espanto a identidade de Crânio Negro.  Também acompanhamos o rompimento de Orion Drake e Vanessa, depois de ter o filho levado pelo Cavaleiro Risonho.  Descobrimos ainda algumas questões que ligavam o Esquadrão do Inferno, grupo de heróis do primeiro livro, O Inimigo do Mundo, com os acontecimentos atuais, porém ainda havia pontas soltas envolvendo segredos que somente agora serão revelados.

 


 Das trevas, trago a luz.


A trama é complexa e fascinante.  Os personagens são bem construídos e o cenário consistente.  Confesso que tive uma certa antipatia por Orion Drake no livro anterior, mas acabei torcendo por ele nesse novo enredo.  Acredito que ele acabou se encontrando diante de tantas reviravoltas.  Darien, o eterno bandoleiro, também se destaca e acaba nos conquistando ainda mais; assim como Ingram, o anão, que invade o reino de Tenebra em busca de sua amada.   Inúmeros outros personagens têm papel importante em todo o contexto, seja no campo político ou no exército que se organiza contra a Tormenta.


Edauros e Yadallina são peças chaves nessa trama.  Os irmãos elfos que acreditam ter descendência com os dragões se tornam elementos essenciais quando Crânio Negro cria o mais poderoso monstro para espalhar a Tormenta sobre Arton, o Dragão da Tormenta.   Diante de um poder imensurável, uma criatura aparentemente invencível, os jovens elfos se mostram a única esperança para uma vitória que impediria a destruição de seu mundo. 

 


 Não precisamos destruir o mal.  Precisamos matar nossos inimigos.  

 

Enquanto os Lordes da Tormenta prometem transformar tudo em lefeu, um plano maior está prestes a acontecer:  assassinar um deus e fazer a tempestade de sangue, a Tormenta,  ser adorada em seu lugar.  Orion Drake precisa reunir heróis e deuses no único exército capaz de resistir a essa invasão e vencer os inimigos.  

 

À medida que percorremos os diversos reinos de Arton através dos personagens, vamos conhecendo muitos cantos do continente.   Isso faz com que a trama seja interessante tanto para quem já conhece Tormenta, o mais famoso jogo de RPG brasileiro, como para os novatos.   O livro contém um mapa do Reinado de 1404, muito útil para acompanhar as movimentações da trama.


(...) prepare-se para os pesadelos. 

 


Nada mais perigoso que o poder.  Exceto a escolha.


Com 800 páginas, folhas amareladas, fonte mediana e espaçamento confortável, O Terceiro Deus tem prefácio, epílogo e se divide em duas partes :  Orion e Vallen.  O autor Leonel Caldela escreve sem pressa, equilibrando cenas de contexto político e batalhas, sem se esquecer de explorar o contexto de cada personagem.  Uma leitura que deve ser saboreada nos mínimos detalhes.  Imperdível para os fãs de fantasia.

 

 

 (...) a Guerra não é só a batalha.

 

Aproveite a leitura!

 
3ª Edição (2020)
Páginas:  800
Formato:  15,5 x 23cm brochura
ISBN:  978858365129-1




 

Leia as outras resenha da trilogia:

O Inimigo do Mundo 

O Crânio e o Corvo


 



 Onde Comprar:


https://jamboeditora.com.br/produto/caverna-do-ladrao/ 


https://www.instagram.com/jamboeditorahttps://www.facebook.com/jamboeditora/https://twitter.com/jamboeditorahttps://www.youtube.com/user/jamboeditora
Parceria renovada para 2021


Sobre o Autor:

https://www.facebook.com/leonel.caldelahttps://www.instagram.com/leonelcaldela/


Leonel Caldela sempre quis escrever.  Começou sua carreira com O inimigo do Mundo, um romance no cenário de Tormenta, seguido por O Crânio e o Corvo e O Terceiro Deus.  Depois escreveu O Caçador de Apóstolos e Deus Máquina, que lhe valeram a alcunha de "o Bernard Cornwell brasileiro".  Em 2013, lançou O Código Élfico, um livro de aventura e terror moderno que apresenta elfos como cultistas de uma deusa profana e rendeu pesadelos aos editores.  Em 2018 publicou A Flecha de Fogo, que desvendou um mistério que surgiu há mais de 20 anos no universo Tormenta.
Em 2014, começou uma parceria com o site Jovem Nerd, com a série  A Lenda de Ruff Ghanor e o romance Ozob:  Protocolo Molotov.  A partir de 2016, tornou-se o mestre dos Nerdcasts de RPG, narrando histórias de terror para o grupo mais insano dos podcasts do Brasil.  Leonel mora em Porto Alegre com sua esposa e um esquadrão de gatos ninjas.

Tormenta é o maior universo de fantasia do Brasil, com quase 20 anos no mercado e uma centena de títulos publicados, entre romances, histórias em quadrinhos e livros de RPG.

  * Livro recebido mediante parceria com a Editora Jambô.

9 comentários:

  1. O livro tem uma história extraordinária, os personagens são incríveis, as ilustrações facilita a leitura, o livro tem uma história que prende o leitor a história até o fim, quem é fã de livros como esse com certeza vai gostar muito, bjs.

    ResponderExcluir
  2. OI!
    Eu adorei a resenha, já li este livro e na minha opinião ele é ele é um dos melhores.

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não é um estilo de leitura que me agrada, mas acredite, sua resenha me deixou curiosa e fiquei com vontade de ler e conhecer esa trilogia.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Não conhecia nem a trilogia nem o autor, a história parece ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  5. Olá Leonel, tudo bem?
    Lendo a sua resenha, pensei que essa trilogia seria uma ótima candidata a adaptações no cinema. Valeu por compartilhar, abraços.

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um otimo livro. Ter a trama dos personagens interligada a estória principal é bem interessante. Lembra um pouco folhetins. Parabéns por esta abordagem

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Já vi indicação de alguns livros da editora mas ainda não tive oportunidade de ler. Quando ao autor acho interessante quando ele consegue criar uma trama assim tão completa. Pelos livros parecem ser gigantes como Outlander ou Game of Thrones. Sempre me questiono como eles conseguem escrever livros e livros e continuar instigando a curiosidade dos leitores. Surreal não? Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  8. Conhecia a trilogia, mas nunca tive aquela vontade de ler. Sua resenha me deixou impactada e me despertou a vontade para fazer a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a dica, eu ainda não conhecia o autor, mas a resenha me deixou bem interessada.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo