slide-slick

Resenha: O Punho do Destino & Badulaques - Nilo Barroso (Chiado)

em quarta-feira, 14 de outubro de 2020

 O destino tem muito peso.  Que ninguém se engane.

 


 O Punho do Destino & Badulaques, de Nilo Barroso, foi publicado em 2018 pela Chiado Books.  Às vezes o desejo se torna mais forte que a própria sanidade, e o destino pode se tornar implacável com nossas escolhas.


São nos detalhes e nas entrelinhas que as tramas ganham forma nesse livro.  É possível perceber as nuances das relações humanas dentro do contexto de cada uma das histórias.  Para mim, a sugestão, o que não foi dito, tem maior importância do que o texto propriamente estampado em cada página. 

 

O destino, a paixão e o adultério são três ingredientes recorrentes nas cinco tramas apresentadas em O Punho do Destino & Badulaques.   Em uma novela e quatro contos, apresentando situações variadas, Nilo Barroso induz o leitor a mergulhar no pensamento de cada personagem, sendo conduzido por uma linha de tensão com doses equilibradas de erotismo.

 


O ciúme quebra todas as regras da razoabilidade...

 

Na escrita nada é explícito, tudo fica sugerido, e cabe ao leitor construir cada cenário.  A presença feminina, ainda que de forma discreta, é o grande alicerce de todas as tramas.  É através das mulheres que personagens masculinos, diante do fascínio, se perdem ou se encontram, trilhando seus próprios caminhos. 

 

Na novela O Punho do Destino, narrado em 1ª pessoa, com 120 páginas e 26 capítulos, acompanhamos um professor universitário de filosofia de meia idade se perder diante do fascínio quase obsessivo por Teodora.  O que poderia ser um frescor diante de sua rotina entediante se torna um jogo perigoso e arriscado.  

 


Teodora era casada com Sileno Tomasi, um ricaço, que tinha como hobby a caça.  Como um vulcão prestes a entrar em erupção, a bela mulher incendiou de imediato os sonhos do professor, tirando o sossego que pairava no marasmo de seus dias.  Depois de se conhecerem em um restaurante, ao destino caberia a cartada final.  O que viria depois seria meramente o acaso ou tudo havia sido premeditado?  A peça inicial desse jogo já havia sido movimentada.  

 

Não há saída (...)    


Disposto a passar uns dias em Corumbá, às portas do Pantanal, a convite do amigo Anselmo, um ex seminarista, o professor acaba reencontrando Teodora e o marido.  O inesperado encontro selará o destino desse triângulo, onde a tensão e o desejo crescem a cada segundo.   O final poderia ser óbvio, mas o autor optou por surpreender em seu desfecho.



Nos contos, o estilo do autor também se destaca.  Tão Felizes, então!  mostra as aventuras de um jovem garoto e seus amigos no último ano de uma escola católica.  Foi nesse mesmo ano que se encantou por Mirta, descobrindo os primeiros mistérios do amor.   O olho de Deus nos apresenta Jonas e sua culpa diante da amante AbigailO Siso e o verão, coloca O'Grady de frente com o marido da amante Silvia em um consultório dentário em uma visita de emergência.  O marido dentista havia descoberto a traição da esposa.  Em Badulaques, depois de dois anos, João sentiu que havia chegado a hora de por fim aos encontros furtivos com a amante Cecília.  Mas a hora derradeira do rompimento não seria assim tão fácil!

 

Às vezes tenho a impressão que no final das contas somente o medo prevalece (...)

 

Com 200 páginas, folhas amareladas, O Punho do Destino & Badulaques nos apresenta personagens interessantes e tramas bem construídas.  Com um estilo focado na narrativa, o texto insere os diálogos entre aspas, diferentemente do habitual com travessões.  O livro é dividido em duas partes:  1ª - a novela O Punho do Destino.  2ª - Badulaques (contém quatro contos, incluindo o que dá nome ao título).   Tenham uma ótima leitura!




O Punho do Destino & Badulaques
Autor: Nilo Barroso
Editora : Chiado Books
1ª Edição (2018)
200 páginas
ISBN: 978-989-52-4115-6


https://www.youtube.com/channel/UCBoEPNh2Q97kT2N0-SbvYkwhttps://www.instagram.com/oasyscultural/https://www.facebook.com/oasyscultural/

 

 

Onde Comprar:

E também em outras lojas online.




Sobre o Autor:

 

Nilo Barroso é escritor e diplomata de carreira, tem pós-graduação em teoria psicanalítica e mestrado em filosofia política pela Georgetown University, Washington, DC.


* Livro recebido gentilmente da Agência Literária Oasys Cultural.

16 comentários:

  1. Querido Evandro, muito obrigada pela leitura e pela resenha. Compartilharemos!

    ResponderExcluir
  2. Execelente resenha! Gosto da forma como você além de falar da trama a resenha também fala sobre a escrita do livro.

    ResponderExcluir
  3. Querido você sabe que amo suas resenha, sempre fico com muita vontade de ler, está você me deixou curiosa, sabe pode ter certeza que está na minha lista, obrigado por compartilhar, beijinhosssss

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha como sempre maravilhosa! beijinhossssssssss

    ResponderExcluir
  5. Olá Evandro!Encantada com a resenha,você realmente tem um jeitinho especial para descrever excelentes leituras,é uma belíssima obra,os temas abordados são fascinantes e aguçou minha curiosidade para ler esta belíssima obra.
    Grata pela indicação e por nos apresentar o Autor Nilo Barroso e sua incrível obra.
    Excelente resenha!Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria José, obrigado pelo carinho que sempre tem com o blog e comigo. Fico feliz que tenha gostado da resenha e da indicação.

      Excluir
  6. Olá Evandro!

    Admiro cada resenha sua e fico apaixonada com cada personagem e que bom que o autor fez um final surpreendente nesse triangulo amoroso, eu amo quando me surpreende, esse livro parece ser ótimo... como sempre adorei sua resenha... Showwwwww! Bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Karina Padilha. Fico muito feliz de ser um dos incentivadores para que voltasse com suas leituras e mais feliz ainda de estar vendo resenhas literárias em seu blog.

      Excluir
  7. Olá,

    Não conhecia a obra, mas já fiquei bem interessada depois de tudo que narrou. Gosto bastante do fato de serem histórias bem construídas e o estilo de escrita do autor parece se assemelhar bastante ao que curto. Seu post está bem completo e consegue despertar a nossa vontade de conhecer a história! Amei conhecer!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro mas achei interessante a proposta do autor. Trazer tantos personagens diferentes, tão bem construídos torna a leitura muito mais atrativa. Também gostei do fato de algumas situações/sentimentos não estarem explícitos e sim ficarem por conta do leitor desvendar. Interessante quando o autor consegue "brincar" com as palavras, com a expectativa do leitor e nos direcionar no decorrer das páginas. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Olá! Adoro as resenhas do teu blog, a minha lista de livros pra ler só cresce! Acabei de colocar esse também, terminei de ler o post curiosa pra saber o fim dessa história. Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Esse livro sem dúvidas vai entrar para minha lista. Amo esse tipo de livro enigmático!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo