slide-slick

Resenha: O Pequeno Príncipe visita São Paulo - Christiane de Murville (Toca Livros)

em domingo, 8 de março de 2020


O Pequeno Príncipe visita São Paulo, da autora Christiane de Murville, surgiu como parte de um projeto incrível criado pela TocaLivros.  No final da resenha você conhecerá um pouco mais sobre esse trabalho.  E tenho mais uma ótima notícia.  Se quiser concorrer a um livro, participe do SORTEIO que está rolando AQUI no blog.

Quem já leu O Pequeno Príncipe, um clássico da literatura universal, de  Antoine de Saint Exupéry, com certeza foi marcado pela beleza e intensidade da obra.  O livro foi escrito e ilustrado em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, e continua encantando adultos e crianças até os dias atuais.  Não é à toa que o livro está entre os mais vendidos em todo mundo.

São Paulo é uma cidade linda e repleta de lugares encantadores para visitar.  Eu já tive a oportunidade de ir algumas vezes, e sempre me encanto com algo novo nesse mar de prédios que se estende a perder de vista.  A cidade tem uma atmosfera própria que conquista os turistas, fazendo com que sempre retornem para conhecer ainda mais o lugar.

O Pequeno Príncipe chega a São Paulo acompanhando uma migração de maritacas. A autora Christiane de Murville é responsável por essa visita mais que especial.   É dessa forma bem brasileira que recebemos esse personagem encantador em terras paulistas.

A cada página somos brindados por lugares especiais, que servem de roteiros para moradores e visitantes dessa Selva de PedraO Pequeno Príncipe curte seu passeio de bicicleta pela cidade e conhece o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, mais conhecido como MASP, com suas colunas que até hoje servem como fonte de inspiração para inúmeros projetos de arquitetura.

Mas ele não para por aí.  São tantos lugares incríveis para conhecer:  o Parque Ibirapuera, o Teatro Municipal, o Pacaembu, a Catedral da Sé, o Obelisco de São Paulo, o Vale do Anhangabaú, a estilosa Estação da Luz, o Campo de Marte, o Mercado Municipal (ah, aqueles pastéis!), o edifício COPAN, e chega até mesmo a ouvir audiolivros em uma das estações do Metrô (se liga no projeto, depois da resenha).  E tem muito mais nesse roteiro que o Pequeno Príncipe faz em São Paulo.

A Christiane de Murville é uma pessoa abençoada pelos dons artísticos.  Eu que já a acompanho há alguns anos, percebo o quanto ela é versátil e generosa em sua arte.  Suas esculturas são incríveis; seus livros além de nos entreter, são repletos de mensagens e boas vibrações; suas ilustrações são ricas em detalhes, como percebemos em seus livros anteriores.

Em O Pequeno Príncipe visita São Paulo, a autora traz 20 ilustrações coloridas.  O livro não é uma releitura do original, nem mesmo uma sequência da aventura,  mas continua nos encantando com uma mensagem que conquistará os leitores.   Em cada uma das ilustrações percebemos a grandeza da ideia principal:  Todos nós somos príncipes e princesas.

Assim, o livro se mostra inclusivo, representando adultos e crianças como realezas que verdadeiramente são em sua essência mais pura.  Então, teremos O Pequeno Príncipe representado por várias raças.  Há também pessoas com deficiências físicas e visuais, que mostram que não há limites para nossos sonhos.

Outros personagens da obra original também marcam presença nesse livro.  O Acendedor de Lampiões, o Vaidoso, o Beberrão, a Serpente,  a Raposa e, claro, a Rosa.  Até os Baobás cruzam novamente seu caminho.

Com certeza, O Pequeno Príncipe visita São Paulo chegou para conquistar um lugar especial em nossas estantes.  As ilustrações são lindas e as cores bem vivas e harmônicas.  Um verdadeiro trabalho de arte, criado a princípio para uma exposição.  A mensagem de inclusão merece ser enaltecida.  Com 44 páginas, folhas brilhantes, o livro foi feito para encantar crianças e adultos.



Agora vamos conhecer um pouquinho sobre o projeto Clube Digital da Leitura criado pela Tocalivros, que é uma empresa genuinamente brasileira.   Marcelo Azevedo é  Co-Fundador do projeto social que tem como objetivo principal incentivar a leitura.  Confira abaixo como funciona. As informações foram retiradas do site https://marcelosazevedo.wordpress.com/2020/02/20/clube-digital-de-leitura-mobililidade-e-biblioterapia/


"Criamos o Clube Digital de Leitura, um projeto social para incentivar a leitura, que disponibiliza audiolivros gratuitamente e realiza encontros de leitura em instituições que cuidam de crianças que estão em tratamento de câncer e doenças raras, idosos, pessoas com deficiência visual e dislexia, alunos e professores de escolas públicas.

Nosso carro chefe é o audiolivro "O Pequeno Principe", narrado por Fabio Porchat, Tathi Lopes e Kaike Pereira. Temos um time de embaixadores, personalidades que acreditam no poder e na transformação da literatura e educação.

Iniciamos em Janeiro duas importantes parcerias:

Metrô SP: Mobilidade e Literatura - Tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida e incentivar o melhor uso do tempo dentro do transporte público com a distribuição gratuita de audiolivros. A cada mês, selecionamos um tema central, um audiolivro e uma ação cultural para impactar mais de 4 milhões de usuários/dia. O tema de março será uma homenagem as MULHERES e conseguimos a liberação com a Editora Rocco de um audiolivro inédito de Clarice Lispector, uma das mais brilhantes escritoras brasileiras, que comemora seu centenário nesse ano.

Hospital das Clínicas/ICR : Biblioterapia - Tem o objetivo de usar a leitura, como terapia - BIBLIOTERAPIA para as crianças que fazem hemodiálise todos os dias + acompanhantes que são 97% mulheres/mães, que largam tudo para cuidar dos filhos. São histórias de força e recuperação para ajudar e acelerar o processo de tratamento das crianças e empoderamento e humanização do(a)s acompanhantes, principalmente com temas de empreendedorismo, autoconhecimento e como lidar com o luto.

Conheça os detalhes desse projeto e acesse os audiolivros disponíveis na página: https://clubedigital.tocalivros.com

Temos a possibilidade de realizar grandes parcerias e gerar impacto social, usando a tecnologia de forma humanizada.

Vamos transformar VIDAS, contando HISTÓRIAS!


https://www.atraentemente.com.br/2020/03/sorteio-o-pequeno-principe-visita-sao.html



Ilustrações : Christiane de Murville
Revisão :  Nadja Moreno
Dimensão:  11:23cm
Páginas :  44
ISBN 978-85-69022-01-5

Confira os outros livros da 
Christiane de Murville

Esse  livro encontra-se disponível na Livraria Cultura.


Sobre a Autora:
https://www.instagram.com/christiane_de_murville/https://www.facebook.com/christiane.couvemurville



 Christiane Isabelle Couve de Murville cursou Escola Panamericana de Arte, fez curso de escultura em Pedra e Argila no Museu Brasileiro da Escultura e de Valorização Gráfica promovido pelo Centro de Educação Transdisciplinar, CETRANS/USP.  Circulou por vários ateliers de desenho, pintura, escultura e cerâmica.

Publicou a trilogia A Caverna Cristalina e o A vida como ela é, no Brasil e na França, e o Até quando?  O vai e vem e o Até Quando? A Prisão, além de livros e artigos acadêmicos.  Faz ilustrações de seus livros, também disponíveis em audiolivros pela Tocalivros.com.  Tem dupla nacionalidade, brasileira e francesa.

Graduada, mestre e doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em psicodrama e orientação profissional, Christiane Isabelle Couve de Murville também é bacharel em Ciência da Computação pela USP.  Dedicou sua carreira ao atendimento psicológico individual e grupal de crianças, jovens e adultos, e ofereceu oficinas de teatro espontâneo em contextos variados.

 * Livro recebido gentilmente da autora.

40 comentários:

  1. A união de SP e os personagens cativantes do Pequeno Príncipe foi uma ideia ótima.As ilustrações dão vida a história, sem dúvida é fascinante.abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tania. Realmente foi uma ideia incrível. Foi maravilhoso ver o principizinho em São Paulo.

      Excluir
  2. Realmente esse livro continua encantando as pessoas de todas as idades, O Pequeno Príncipe é um clássico sem dúvidas, muito bom bonito esse projeto incentivar a leitura é sempre importante abraços.

    ResponderExcluir
  3. O incentivo a leitura é a grande ação cultural,a toca livros e a autora Christiane estão de parabéns com esse projeto e pela inclusão do pequeno príncipe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos de mais projetos assim. É muito bom incentivar a leitura, principalmente em projetos inclusivos.

      Excluir
  4. Oi
    O pequeno Príncipe é um livro maravilhoso e que lindas ilustrações 😊

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente encantador,eu adoro o pequeno Príncipe,amei saber sobre o projeto.

    ResponderExcluir
  6. O Pequeno Príncipe visita São Paulo encantará os leitores, com certeza, tanto quanto a obra original. Ainda não conheço todos os lugares visitados por ele e os conhecerei através da leitura. E que projeto magnífico criado pelo Tocalivros, parabéns!
    PS: estou participando do sorteio.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não conheço todos os lugares, mas fiquei cheio de vontade de conhecer. Desejo boa sorte no sorteio.

      Excluir
  7. Querido este livro é tudo de bom, ele encanta todos que lê ele, sou apaixonada pelo livro, gostei muito de saber sobre o projeto, beijinhossssssss

    ResponderExcluir
  8. Olá Evandro!Parabéns a Tocalivros pela criação deste excelente projeto,um belo incentivo para a leitura.
    O Pequeno Príncipe visita São Paulo é um livro encantador e nos dar oportunidade de conhecer estes lugares incríveis que muitos de nós não conhecemos.
    Participando do sorteio!Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria. Obrigado pela participação no sorteio. Desejo boa sorte pra você. Também quero conhecer todos esses lugares.

      Excluir
  9. A muito que ouço falar desse livro, já até compartilhei algumas frases soltas pegas na internet, mas nunca li, e confesso que tenho muita vontade de ler, agora aumentou a vontade ...Gostei do projeto e do incentivo a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro maravilhoso. E nesse em que O pequeno príncipe visita São Paulo, a autora continuou nos encantando na mesma atmosfera. As ilustrações são lindas e são o grande destaque.

      Excluir
  10. Ola tudo bem.
    Ache o o texto e o livro de suma importância pois incentiva a leitura.
    Apesar de que ainda nao conhecia a escritora nem o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incentivar a leitura é sempre bom. Espero que tenha a oportunidade de conhecer os livros da autora, pois ela realiza um trabalho bastante interessante, participando inclusive de muitos eventos e feiras literárias.

      Excluir
  11. Olá Evandro !
    O pequeno príncipe é um clássico encantador que todos nós conhecemos e faz ter uma msg muito linda. Lembro de uma frase marcante do pequeno príncipe tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas e agora o pequeno príncipe chega em São Paulo deve ser uma aventura muito legal de sentir. Algo nosso brasileiro. Adorei a resenha e quero ler esse livro sim ... Bjs e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um personagem que já amamos, chegando aqui em nosso país, é algo bem marcante. Obrigado pela visita.

      Excluir
  12. Esse livro sempre encantando gerações né? Clássico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tanto que faz sucesso ainda hoje, inclusive surgindo com novas aventuras como essa em São Paulo.

      Excluir
  13. Amo o pequeno príncipe e amaria ler essa obra e tenho certeza que gostaria tanto quanto a obra original!

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    O livro "Pequeno príncipe" é encantador, uma grande leitura e espero que essa versão possa ser 30% encantadora e boa como é a original. Gostei da resenha e parabéns pelo trabalho!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro também carrega uma mensagem muito legal. Cada um de nós tem seu valor, somos todos príncipes e princesas.

      Excluir
  15. Não tinha como ficar maravilhoso o clássico e a cidade de SP. Que ilustraçào bela. Achei o máximo esse livro.

    ResponderExcluir
  16. Você acredita que não li o pequeno principe?! Mas apesar de ficar meio boiando na história... sei que se trata de algo bem especial!!! E que que legal que ele veio visitar São Paulo. A cidade é realmente incrível com seus próprios encantos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de ler a obra original, é um livro inesquecível. E, claro, depois leia O Pequeno Príncipe visita São Paulo. rsrs

      Excluir
  17. Evandro!
    Já pude 'viajar' nos lugares citados em sua resenha. Morei em São Paulo por 12 anos e o primeiro ponto de identificação já foi feito através da ambientação.
    O Pequeno Príncipe é um dos meus livros preferidos da vida e ver que a autora trouxe uma personagem tão querida, para a realidade em sua diversidade, é outro ponto de identificação.
    Ver ilustrações coloridas e tão lúdicas, atrai ainda mais a possibilidade e a vontade de poder fazer a leitura do livro.
    Quero ainda parabenizar a Tocalivros pelo belo projeto que possibilita pessoas a terem acesso a leitura de livros, em ocasiões de dificuldade, achei maravilhoso e já me cadastrei por lá.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Toca Livros mandou bem nesse projeto mesmo, lá tem muita coisa legal. Que legal você ter morado em SP por tanto tempo, eu só conheço alguns dos lugares, mas em breve quero conhecer todos.

      Excluir
  18. O Pequeno Príncipe podia viajar pra outros estados também. Que tal a dica? ^^

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Adoro o livro O Pequeno Príncepe! Mas Que coisa linda deve ser ficado esse livros, estou encantada com as ilustrações, gostaria muito de ler e conhecer os pontos turístico de São Paulo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro tá lindo, lindo. Também quero conhecer todos os pontos turísticos citados na obra.

      Excluir
  20. Ooi nunca li esse livro mas só vejo elogios sobre .
    Apenas olhei o filme e achei lindo então imagina só o livro muito bonita as ilustrações dele adorei beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia O Pequeno Príncipe ou veja o filme baseado na obra. Esse livro do Pequeno Príncipe em SP está lindo demais.

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo