slide-slick

Confira dicas para preservar o seu cabo Lightning

em quinta-feira, 5 de março de 2020

Ah, os cabos. Quem nunca passou por algum perrengue envolvendo os cabos de seus gadgets?   Muitas vezes, mal compramos o aparelho e, em pouco tempo, já sofremos com mau-contato, cabos descascando ou mesmo se partindo e parando de funcionar de vez. E isso pode ocorrer tanto em cabos USB e USB-C para Android quanto para o cabo Lightning.

 Esse último tipo é utilizado nos principais produtos da Apple, tais quais Iphone, Ipod Touch, Ipad e Apple Watch. É bastante fácil reconhecer um, pois ele possui um conector com oito pinos simétricos que pode ser conectado em ambos os lados sem problema algum. Ele é reconhecido pela sua durabilidade, visto que é desenvolvido e produzido para durar muitos anos. Acontece que, para que essa qualidade toda seja desfrutada por muito tempo, é necessário nos atentarmos a forma com que utilizamos.

Muitas vezes passa despercebido, visto que usamos os cabos diariamente em meio aos nossos afazeres, mas frequentemente o maltratamos. O mal uso, tão comum, acaba por danificá-lo aos poucos até que ele pare de funcionar de vez. Triste história, não? Mas não precisa ser assim! Basta que você tome alguns cuidados. Pode até ser que leve um tempo para você se acostumar a sair do automático e se atentar a esses detalhes, mas é tudo uma questão de prática.

Para te ajudar nessa empreitada, vamos te contar algumas dicas simples, mas bastante preciosas, de como zelar pelo seu cabo Lightning e aproveitá-lo em seu pleno funcionamento por muito mais tempo. Está pronto? Então se aconchega aonde quer que estiver e confira a seguir as nossas dicas!

CUIDADO AO ENROLAR O FIO
 
Por mais qualidade tenha um cabo, por mais esmero durante a sua fabricação, ainda assim trata-se de um produto delicado e frágil. Afinal, ele é pequeno, leve e suscetível a diversas fatalidades. Muitas delas podem acontecer durante o ato de enrolar o fio para guardar ou transportá-lo.

Faça isso sempre com cuidado, sem pressa ou excesso de força, e observe com cuidado as extremidades, pois se tratam das áreas mais sensíveis do cabo Apple, visto que o unem aos conectores. Evite também enrolar o cabo em volta do adaptador. Prefira enrolá-lo separado, usando a mão para isso.

NÃO ESTIQUE O CABO!

Quando aquela tomada tão desejada está distante, costumamos esticar o cabo ao máximo para manter nossos smartphones próximos. Mas esse ato pode abreviar a vida útil dele, e muito. Isso porque os fios internos do cabo são sensíveis e não foram feitos para serem tensionados. Além disso, quanto mais esticado o cabo estiver, maior o risco de esbarrar ou tropeçar nele. Aí já viu, né? Adeus cabo, adaptador e, talvez, até mesmo celular.

FUJA DOS FALSIFICADOS

Pode ser tentador pagar barato em um cabo paralelo por aí. Mas como reza o sábio dito popular, o barato sai caro. Cabos falsificados não possuem certificado Mfi da Apple e podem trazer muitos riscos. Além de possuir uma duração muito mais curta, eles também podem danificar a bateria, estragar seu aparelho e, pasmem, causar acidentes!

REFORCE O CABO COM UMA MOLA

Um truque barato e eficiente é envolver a ponta do o cabo com uma pequena mola de caneta do estilo “click” em suas extremidades para que ele não entorte durante o uso. Assim ele mantém o formato retilíneo de quando saiu da fábrica e dura mais tempo. Legal, né? 


12 comentários:

  1. oi!
    Eu sempre tenho que trocar o meus cabos, sou muito distraída e perco ou não funcionam mais. Adorei as dicas !!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de seu post e da dicas de manutenção e cuidados para com oa cabos.
    Eu penso tambem que deveriamos sempre utilizar os originais e da mesma marca do aparelho.
    Otimas dicas e aprendi bastante.

    ResponderExcluir
  3. É muito importante ter esses cuidados com nossos cabos. Eu sou bem cuidadosa não gosto nem de emprestar os meus, e só uso os originais.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Evandro!
    Procuro cuidar ao máximo do cabo do meu celular, tanto na hora de usá-lo quanto ao transporte quando viajo. Ainda continuo com o mesmo desde que comprei o celular e olha que já faz um bom tempo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Querido gostei muito das suas dicas, cuido muito do cabo, com suas dicas vou cuidar mais, obrigado, beijinhosssssssss

    ResponderExcluir
  6. O que preciso é descobrir como proteger a carga que se conecta à bateria do computador. É o terceiro que eu compro. Como permaneço conectado diretamente, sempre o carrego. Minha filha sempre muda o cabo do telefone celular. Normalmente, ela deixa a gatinha também mastiga o cabo.

    ResponderExcluir
  7. Eu vou ver se depois de ler esse post maravilhoso eu tomo vergonha na cara e cuido melhor dos meus cabos! Eles vivem quebrando. Tô morrendo numa grana haha. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Sou dessas pessoas que sempre acaba perdendo os cabos, eles param de funcionar muito rapidamente. Então, é claro que já amei essas dicas para preservar os cabos e já vou começar a colocar algumas delas em prática futuramente. Amei seu post, muito útil para todos, porque eventualmente vamos sofrer com isso.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente alguns cabos mal usamos e já dão defeito, é certo que as vezes não utilizamos da forma correto, portanto já gostei dessas dicas para preservar o cabo. Essa dica da mola achei fantástica, eu não conhecia.

    ResponderExcluir
  10. Nossa amigo,que dicas interessantes,eu vivo perdendo os meus cabos e pelo jeito é por culpa minha mesmo.Gostei demais das dicas.abraços.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Achei suas dicas super interessantes para preservar os nossos cabos.

    ResponderExcluir
  12. Evandro!
    Importante as dicas.
    Algumas coisas nem sabia e valeu a dic.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo