slide-slick

Corta-vento: por que ter esse modelo de jaqueta no seu armário?

em quarta-feira, 4 de dezembro de 2019


O casaco no modelo corta-vento surgiu na década de 70, e foi desenvolvido por uma grande marca de artigos esportivos para que as atividades físicas ao ar livre não fossem interrompidas, independentemente de como o tempo e temperatura estivessem, e tudo isso sem interferir na performance dos atletas. A primeira aparição do windbreaker foi nos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980, quando a delegação de atletismo dos EUA usou esse tipo de jaqueta.



O casaco fez tanto sucesso que, logo após o evento esportivo, a marca começou a trabalhar em cores e modelos diferentes, que combinassem com outros itens das coleções, sem deixar de lado a tecnologia. Com isso, a jaqueta corta-vento chegou ao armário de atletas amadores, dançarinos de break e fãs das novidades da moda. Ela se tornou marca registrada da cultura hip hop e foi recriada por outras marcas, se tornando ainda mais popular, principalmente nos dias atuais, por sua cara esportiva e vintage ao mesmo tempo. Hoje, ela é geralmente feita de tactel, mas pode ter mescla de outros tecidos similares.

Looks com corta-vento

É muito fácil fazer combinações com a blusa corta-vento, justamente porque ela pode ser usada durante os dias de meia-estação sem que seu corpo esquente tanto, mas também está pronta para qualquer imprevisto. Para inserir um estilo mais esportivo e fashion ao seu visual sem destoar, bastam alguns truques que farão toda a diferença.

Toque de cor

Para os looks monocromáticos, uma corta-vento feminina ou masculina no estilo color block é a forma perfeita de dar destaque a essa peça, fazendo com que ela seja a protagonista do visual. O color block, para quem não sabe, nada mais são que aqueles blocos multicoloridos que aparecem principalmente nos blusões e jaquetas com inspiração nos anos 90, trazendo mais vivacidade e estilo sem cair no óbvio.

Look básico

Já quem prefere looks mais discretos pode apostar numa peça lisa, como o corta-vento preto, nude, branco, azul ou de outras cores neutras, ou até um pouco mais vivas. Esses modelos mais básicos combinam muito com peças de meia-estação e até mesmo com roupas de verão como os shorts, bermudas ou saias.

Brilho no escuro

Durante a noite, seja para a prática esportiva ou para arrasar na balada, o corta-vento refletivo é um dos tipos de jaqueta que mais tem estado em alta no últimos tempos. Isso porque essa roupa é feita de tecidos que reagem à luz em ambientes escuros, ajudando a aumentar a visibilidade em baixas condições de luminosidade. O efeito ocorre quando a jaqueta refletiva corta-vento fica exposta a luzes como as de faróis de automóveis, fazendo com que a pessoa que a estiver usando fique visível.

Com vestidos

E quem acha que a jaqueta corta-vento feminina não combina com vestidinhos e outras peças mais leves, pode repensar: isso porque os vestidos, quando combinados com itens pesados como botas e bolsas de materiais mais encorpados, ficam sendo a única peça mais leve do visual, e por isso, criam um efeito interessante e único.

Neon

As roupas com cores fluorescentes estão na moda e prometem permanecer em alta no próximo verão. Para os amantes de manga longa e jaquetas mesmo na época mais quente do ano, o corta-vento neon é um item indispensável. Ela pode ser combinada com peças de cores neutras ou com outras de cores igualmente fortes, para mostrar toda a sua personalidade e estilo.

Estampas

Além dos modelos lisos, temos também os tipos de corta-vento estampados, que deixam qualquer visual mais colorido, chamativo e cheio de autenticidade. Entre as variadas padronagens existentes, estão as clássicas como o corta-vento camuflado, que dá um ar militar ao look e pode ser combinado com peças neutras, e as mais modernas como as estampas étnicas, com candy colors ou tropicais.


Furta-cor

O corta-vento holográfico ganha novos adeptos todos os dias por ser de um tecido metálico que, sempre que a luz reflete, apresenta efeito multicolorido e até mesmo furta-cor. Geralmente usado no carnaval, o tecido holográfico deixou de ser visto somente nessa época do ano, e está em diferentes peças de roupa. O corta-vento holográfico une toda a praticidade dessa peça à originalidade de uma roupa com esse tecido, e é perfeita para sair à noite com muito estilo.

Dúvidas sobre as jaquetas corta-vento

Além das dúvidas em relação à composição de diversos looks com jaqueta corta-vento, também há outras questões que cercam o universo dessa peça de roupa. Entre elas, está o fato de que muitas pessoas se perguntam se o corta-vento é impermeável. Na verdade, esse casaco serve para isolar a temperatura do corpo dos ventos frios, sendo perfeitos para dias de frio extremo sem a presença de neve ou gelo, já que são muito leves. Mas ainda assim, em geral essa não é uma peça impermeável, salvo modelos especiais confeccionados por algumas marcas.

Ainda que ela seja muito versátil, podendo ser usada em diferentes lugares, ela nunca deve ser descartada em momentos nos quais o frio causa grande desconforto. Assim, seja para a prática de esportes ao ar livre, para mochilões ou para looks noturnos, ela é indispensável.

Viu como a jaqueta corta-vento é uma peça que veio definitivamente para ficar? Para saber mais sobre outros assuntos, continue navegando em nosso blog e não deixe de conferir nossos posts!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo