slide-slick

XIX Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro

em quarta-feira, 11 de setembro de 2019


Chegou ao fim a XIX Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.  O maior evento do país reúne autores, leitores, editoras e uma variedade de profissionais da área.  É bem verdade que o evento, ao longo dos anos, passou a representar bem mais do que os interesses dos apaixonados pela literatura.  A Bienal do Livro é palco de debates e conversas que respeitam as diferenças.  Quem já teve oportunidade de participar de alguma edição pôde perceber que lá tem espaço para todos. 

Esse ano tive a oportunidade de participar da Bienal na terça e na sexta-feira.  Foram dois dias intensos e repletos de novidades.  Pessoas contentes e felizes lotaram seus corredores, disputando lugar nos estandes.  Mas o que realmente levou a Bienal para todas as mídias do país foi a tal decisão do atual prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella de impedir que livros com temática LGBT+ de ficarem em exposição no evento.  A verdade é que não havia nada explícito, nem em evidência, mas a infeliz atitude do prefeito chamou tanto a atenção que os livros com temática gay tiveram um grande aumento de vendas.  Obviamente fizeram uma limonada do limão que receberam.  

Infelizmente a prefeitura não demonstrou ter tanto apreço por seus moradores, e pouco menos com os visitantes que vieram prestigiar o evento.  Para chegar até o Rio Centro, onde acontece a Bienal, foi uma verdadeira tortura para mim (nos dois dias que fui).  Pelo menos durante a semana foi assim, não sei como foi com a linha extra do BRT que funcionou nos sábados e domingos.  Fiquei mais de hora esperando a linha 51, que quando passava já estava super lotada.  Para voltar, foi o mesmo suplício. Crianças sendo empurradas e imprensadas no coletivo lutando para chegar ao evento.  Crianças, adolescentes e adultos em um verdadeiro perigo.  Ei, prefeito! Da próxima vez faça algo útil e cuide de criar um projeto que nos dê segurança e rapidez para chegar ao Rio Centro.  Lá, deixe que cada um escolha o que quer ver ou comprar.  Somos suficientemente inteligentes para fazer nossas escolhas.

Confiram algumas fotos do evento
Clique nas fotos para aumentar







Veja outras fotos no Facebook

3 comentários:

  1. Que legal amigo querido, uma pena que não moro no Rio, é difícil quando o prefeito não ajuda! estou com você tem que deixar cada um ver e comprar o que quiser né! cada um tem sua escolha! lindas fotos parabéns, beijinhossssssss

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu post, as fotos ficaram lindas, mas nao e so ai que nao se tem ajuda,mas ir a uma bienal e sempre bom ne ...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse evento da Bienal!!
    Ter um lugar onde está a maior cultura do nosso país é realmente interessante. Que pena que o nosso prefeito tentou "brilhar" no evento, mas não conseguiu.Parabéns pelo post!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo