slide-slick

Resenha: Joana e o Pássaro Azul - Thiago Drumond (Editora Motres)

em quinta-feira, 19 de setembro de 2019


Joana e o Pássaro Azul, publicado pela Editora Motres, é o novo livro de Thiago Drumond. Escrever para crianças não é fácil.  Ao mesmo tempo que há a necessidade de divertir e encantar, temos sempre que nos preocupar com a mensagem que o livro transmite.  O respeito pelas pessoas e pela natureza, o amor pelos familiares e animais, são somente algumas ações e sentimentos primordiais para construir um mundo melhor.  Esse livro nos dá a oportunidade de conversar sobre coisas assim. 

O autor, já conhecido por seus livros de fantasia, resolveu mergulhar no universo infantil, trazendo uma linda história para as crianças (e para os adultos também).   Thiago Drumond mora no Rio de Janeiro, é casado e pai de duas meninas.  Talvez a experiência paterna tenha possibilitado ao autor criar um enredo que facilmente conquista os pequenos.  


O texto é ágil e direto.  Com poucas frases nos passa toda a essência do enredo. As ilustrações de Adriana Caetano são lindas e conversam de forma harmônica com o texto.  Os desenhos são coloridos e as cores são vibrantes.  As personagens são expressivas e, a cada página, conhecemos melhor a pequena Joana.


Joana é uma menina adorável.  Durante as férias escolares, ela vai passar uns dias no sítio do avô, onde vive totalmente integrada com a natureza e com os animais.   Dessa vez algo inesperado acontece:  ela encontra um lindo pássaro azul com a asa quebrada e, junto com o avô, decide cuidar dele.


Thiago Drumond nos ensina a importância de fazer nossas escolhas, sabendo que cada uma delas terá suas consequências, às vezes boas e outras não.  Nesse livro, a criança escolhe o final, sendo responsável pelo desfecho. Em determinado momento Joana precisa tomar uma decisão, e o autor apresenta duas opções para que o leitor faça uma escolha.  Dependendo da opção escolhida, somos levados à uma página diferente, com o que aconteceu diante daquela ação da menina.  É uma oportunidade maravilhosa de conversar com a criança sobre assuntos importantes, trazendo a moral da história para nossas vidas.


Com 22 páginas e 9 ilustrações, o livro também nos lembra sobre o respeito à natureza e o amor pelos avós.  As folhas possuem qualidade fotográfica, o que deixa as imagens ainda mais bonitas.  É uma dica maravilhosa para divertir e ensinar bons valores às nossas crianças.   O exemplar físico você pode comprar diretamente com o autor.  Os links se encontram no final do post.  O livro também saiu em versão digital, disponível na Amazon



Boa Leitura!

https://www.skoob.com.br/livro/866347ED871743


Joana e o Pássaro Azul
Autor:  Thiago Drumond
Editora Motres
Páginas : 22
Edição: 1ª (2019)
Dimensão:  17x24cm
ISBN 978-65-5001-037-9


Confiram as resenhas de Crônicas dos Orcs Negros
 Ascensão - Volume 1
Exílio - Volume 2



Onde Comprar:

Livro Físico



E-book
 
https://www.amazon.com.br/Joana-P%C3%A1ssaro-Azul-Thiago-Drumond-ebook/dp/B07WSSF31P




Sobre o Autor

https://www.facebook.com/thiagodrumondrj/https://www.instagram.com/cronicasdosorcsnegros/https://www.youtube.com/channel/UC0nLxvyAOEsGTuRYNF0WzTw




Thiago Drumond nasceu em 1983 na cidade do Rio de Janeiro. É biólogo de formação, tendo feito o mestrado e doutorado em ecologia marinha em Portugal, onde se apaixonou ainda mais pelas histórias medievais. É casado e pai de duas meninas, com quem vive na cidade do Rio de Janeiro.  É fascinado por literatura fantástica medieval e em 2017 lançou Ascensão, o primeiro livro da trilogia das Crônicas dos Orcs Negros. Exílio é o segundo livro dessa trilogia, e foi publicado em 2018.   Esse é o primeiro livro infantil que escreve.


* O livro foi um presente do autor.

22 comentários:

  1. Meu querido amigo que livro maravilhoso! vou comprar para minha netinha, lendo sua resenha eu vi que a Joana é igual a minha netinha Eloá, está semana ela achou um pássaro bem-te-vi que tinha caído do ninho, ela quis logo pegar para cuidar, ela ama muito os aninais e quando acha um animal doente ela logo quer ajudar, tenho certeza que ela vai amar este livro, parabéns pela resenha e para o autor Tiago Drumond, beijinhossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rubia. O Thiago tem uma filhinha pequena também, então escreve com experiência sobre esse universo. Muito legal.

      Excluir
  2. A capa do livro é linda, é um livro maravilhoso para as crianças, Thiago trouxe um belo livro infantil com uma história incrível, adoro livros com ilustrações, gostei bastante de conhecer o livro, é um ótimo presente para as crianças, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As ilustrações são lindas, é um livro muito colorido, e as crianças adoram.

      Excluir
  3. Ola..
    Nao conhecia o livro mas a achei o design e a proposta excelentes e com certeza vou conferir na íntegra..

    ResponderExcluir
  4. Ah que livro mais amor. Eu ainda não tinha visto, mas já quero comprar e sair distribuindo de presente kkk A ilustração é realmente muito bonita e pela resenha, a história parece muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É legal porque diverte a criança e também ensina bons valores.

      Excluir
  5. Realmente escrever para crianças não deve ser uma tarefa fácil. Esse livro parece ser bem criativo e com uma ilustração que vai encantar nossos baixinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As crianças são exigentes, precisam realmente estar em completa sintonia com os livros.

      Excluir
  6. oi!
    Eu adorei a dica :D não conhecia o trabalho do autor, o livro é maravilhoso

    ResponderExcluir
  7. Gostei da ilustrações, pois se identifica bem com o publico. Lindo e tradicional Amei!

    ResponderExcluir
  8. Livros ❤ super bacana, ainda não conhecida, através de sua resenha profundamente citada, toda criança ama animais e incentiva a alfabetização, com certeza ela terá um estímulo de carinho aos animais ainda mais lendo este livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Além de ajudar na alfabetização, ainda ajuda a conscientizar sobre o amor e respeito pelos animais.

      Excluir
  9. Apesar da minha idade, gosto muito de ler livros infantis, eles me lembram da inocência da infância e da percepção de uma criança. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Nati. Também gosto de ver livros infantis, principalmente pelas ilustrações.

      Excluir
  10. Amei as ilustrações do livro e parece ser uma leitura muito interessante. Obrigada pela recomendação.

    ResponderExcluir
  11. Adorei o livro, não conhecia o autor.
    as ilustrações são muito bonitas, bem diferente ne?! gosto disso.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo