slide-slick

Entrevista com o Autor Pablo Brandão

em domingo, 25 de agosto de 2019


Pablo Brandão é o jovem autor de Leondrakius - A Rainha das Espadas que está em sua 2ª Edição.  O primeiro volume da saga acabou de ser lançada pela Skull  Editora, e vem com mudanças significativas no projeto gráfico, enriquecendo ainda mais a obra.  Depois de acompanhar essa entrevista exclusiva com autor, confira também a resenha AQUI no blog.

 ENTREVISTA

Reunir em um enredo elementos de mitologias tão distintas não parece ser uma tarefa fácil. De onde surgiu essa ideia e como conseguiu manter uma trama coerente?

R. A ideia surgiu a partir do jogo Age of Mythology da Microsoft, cujo roteiro era baseado no cruzamento das mitologias grega, nórdica e egípcia. Lembro que dentro do próprio jogo havia opções de se consultar a história dos personagens, que variavam desde deuses e unidades míticas a tecnologias e construções de cada panteão. Foi a partir deste acervo que me tornei mais interessado por mitologias. Em seguida busquei estudar a hindu, a japonesa e um pouco mais sobre a cristã para poder difundir a base conceitual da saga Leondrakius. Posso dizer que comecei a escrever como uma forma de sublimação psicológica. A escrita foi um escape para momentos de crise que vivi, onde tentei projetar a história analogamente a alguns dos meus próprios dilemas. Expectativas, arrependimentos, lições, valor. Foi como uma autobiografia que se expandiu entre seis mundos e pra mim foi intuitivo tornar coerente porque a trama gira em torno de sete protagonistas que propositalmente construí baseado em partes de mim. Um dos pilares conceituais é psicanálise, e apesar de não ser especialista na área, tento aplicar o pouco que sei.


Como foi o processo de pesquisa e quanto tempo demorou para concluir Leondrakius – A rainha das espadas?

R. Como tenho outras atribuições (trabalho e estudo na área de Engenharia Elétrica, além de ser músico), sempre escrevi nos horários livres que coincidiam com meus momentos de inspiração. Eu busquei alguns livros e artigos, mas sem dúvidas a maior fonte foi a própria internet. Obviamente sempre busquei fontes confiáveis. Quem nunca deu aquela bisbilhota na Wikipedia, né? Hehe Creio que o início de tudo foi por volta de 2009. No momento tenho cerca de 1800 páginas A4 escritas da história em continuidade, e o livro A Rainha das Espadas é equivalente a cerca de 265 páginas deste acervo. O livro passou por oito revisões e em cada uma delas houve mudanças na história.


O que o leitor pode esperar da série Leondrakius?

R. Uma saga original, de narrativa fluida e coerente. Sempre tento caprichar o máximo que posso nos quesitos gráfico e estrutural visando garantir a melhor experiência possível aos leitores. Até o momento, tenho sido elogiado nestes pontos.


Como você se descobriu escritor?

R. Eu comecei a escrever como uma válvula de escape para frustrações e momentos tristes da minha vida. Foi um passatempo onde eu exercitava minha criatividade, assim como outros materiais que desenvolvi. Durante o ensino médio, eu criei quadrinhos com personagens inspirados em memes, “pérolas” e piadas internas da minha turma. Pra mim foi uma descoberta intuitiva. Eu apenas escrevia nas horas vagas e a estrutura do projeto foi criada intuitivamente até se tornar o que é hoje.


Qual o melhor ingrediente para um bom livro?

R. Gerar identificação com o leitor. Se o leitor não se vê nas páginas, seja de forma direta ou indireta, é questão de tempo até ele perder o interesse. Já me disseram que minha história é relativamente complexa pela quantidade de personagens que trabalho, mas isso faz parte do meu propósito. Esta saga é a minha primeira experiência profissional e isso, além de abrir um leque de possibilidades no quesito identificação, acaba sendo um exercício de interpretação para mim.


Escrever bem é uma tarefa conquistada com dedicação e sacrifício ou somente o talento é imprescindível?

R. Tudo na vida é prática e experiência. É necessário criar sua própria identidade e o melhor caminho para isto é colocar sua alma no trabalho. Quem me conhece pessoalmente e lê meus escritos sente que há um parte de mim ali. O jeito de falar. As palavras utilizadas. Posso dizer que o escritor também pode ser descrito como um cozinheiro que usa palavras como ingredientes. O uso delas está ligado diretamente ao efeito que você deseja causar, assim como o sabor da comida e os nutrientes, que no nosso caso, nutrem o espírito. O tato para isto é algo muito pessoal, mas quando se trabalha de forma autêntica, o resultado flui espontaneamente. Conhecimento em gramática e ortografia eu nem considero critérios, mas sim, pré-requisitos. É necessário ter o sentimento de ator e interpretar cada personagem como se fosse você mesmo, mergulhando em seus dilemas, propósitos, costumes e convicções. A diferença é que o escritor deve interpretar inúmeros personagens simultaneamente.


Quais etapas percorreu desde as ideias iniciais ao término do livro? Você deixou alguém ler antes do ponto final?

R. Eu tenho um grande amigo que sempre uso como cobaia para minhas teorias. Este cara já tomou tanto spoiler que dá pena. Hehe O nome dele é Daniel Melo, um amigo de adolescência que mora aqui perto de casa. Pior que ele é fã de carteirinha do projeto, mas a vantagem é que ele tem memória curta e em pouco tempo esquece de tudo. A saga foi projetada para uma hepta ou octalogia, então falar no fim da saga Leondrakius, para mim, significa falar do oitavo ou sétimo livro, onde ambos, apesar de estarem estruturados (eu pensei em algumas possibilidades de grand finale), ainda não foram definidos e escritos. No momento posso afirmar que cinco exemplares estão muito adiantados, mas como eu disse que sempre mudo algo durante as revisões (geralmente adiciono capítulos), prefiro dizer que apenas o volume II está em mais de 80%.


Diante das dificuldades para publicação no mercado brasileiro, principalmente para novos autores, como foi esse processo para você?

R. Enviei meu original para várias editoras até ser aprovado na Selo Jovem de SP em 2017 e financiar o meu contrato de publicação. Por motivos éticos, prefiro não citar valores, mas foi um grande investimento dentro da minha realidade. Graças a Deus, meu trabalho e minha família que me apoiou na reta final, consegui custear tudo, além de pagar um desenhista para fazer as artes por fora. Eu me considero privilegiado por ter conseguido investir estes recursos. Existem muitos autores talentosos que não tem a mesma condição no mundo. Posteriormente decidi cancelar o contrato com minha primeira editora e voltei para o mercado, sendo aprovado nas quatro editoras que enviei o original. Por fim, escolhi trabalhar com a Skull, onde hoje posso me declarar feliz e satisfeito. Creio que foi um grande avanço gráfico e estrutural para o projeto, assim como a nível de visibilidade.


Leondrakius – A rainha das espadas está em sua 2ª Edição, lançada por uma nova editora. Tem alguma novidade em comparação com o primeiro livro?

R. Como eu disse anteriormente, o livro está melhor em diversos sentidos. Mais 7 ilustrações internas, revisão geral do projeto gráfico, nova diagramação, novo logotipo, melhor qualidade do papel e gráfica. Creio que tenha sido literalmente uma evolução em todos os critérios.


Como a fantasia nacional é recebida pelos leitores atualmente?

R. Eu acredito que sempre há um bom público-alvo para qualquer negócio e o importante é levar o livro a estas pessoas. Daí cito a importância de um bom planejamento de marketing. Percebo que o leitor brasileiro está cada vez mais aberto a conhecer projetos nacionais. Estou otimista. Creio que o mercado está numa fase promissora e o projeto pode alcançar níveis muito bons.


Quais seus projetos atuais na área literária? Qual o futuro de Leondrakius?

R. Leondrakius foi projetada para ser uma heptalogia ou octalogia. Meu único pensamento até então é finalizar a saga. Não penso em nada depois disso, pois já considero um grande desafio.


Esse espaço é seu. Deixe uma pergunta que gostaria que te fizessem. E não se esqueça da resposta:

R. Você conhece alguma obra que trabalhe simultaneamente as mitologias grega, nórdica, egípcia, hindu, japonesa e cristã em um universo de fantasia com contexto apocalíptico? Leondrakius é um prato cheio para quem gosta de histórias de romance épico, deuses, anjos, demônios, criaturas e heróis das mitologias clássicas, histórias de época, guerras, alianças, pactos, feiticeiros e muito mais! Deem uma chance para um projeto nacional. Há muito trabalho, estudos, pesquisas e investimentos envolvidos no projeto. Não tenham dúvidas em estarem adquirindo um material de qualidade.


Deixe um recadinho para a galera do blog.

R. Deixo um grande abraço para meu amigo Evandro e todos os seguidos do Atraentemente Books. Esta página é incrível e fico feliz em ter esta ponte de Recife/PE para o RJ e o resto do Brasil. E para os leitores, fico no aguardo das críticas, opiniões e sugestões. Sempre respondo os Directs no Instagram @leondrakius. Espero vê-los por lá! =)


Obrigado Pablo Brandão por enriquecer o cenário literário em nosso país.  Sem dúvidas, Leondrakius terá uma trajetória grandiosa, aliando talento e determinação, conquistando o destaque merecido entre tantos outros lançamentos.  Estou aguardando ansioso o próximo livro!





Autor:  Pablo Brandão
Páginas:  348
Edição: 2ª (2019)
Formato:  16x23cm
ISBN:  978-85-53037-47-6





Sobre o Autor:

Meu nome é Pablo Eduardo Lacerda Brandão, nasci em 14 de fevereiro de 1990 na cidade de Recife, mas morei a maior parte da minha vida no bairro de Jardim Paulista, cidade de Paulista, estado de Pernambuco, Brasil. Decidi começar a escrever em meados de 2009 como um simples hobby, mas com o passar do tempo, a história foi ganhando complexidade e decidi investir nisso profissionalmente. Leondrakius é uma série de fantasia com contexto apocalíptico voltado para uma guerra entre deuses, homens, anjos, monstros e demônios num universo criado através do cruzamento de seis mitologias. Inicialmente, o que me fez ter apreço por mitologia e cogitar um crossover foi o jogo da Microsoft Age of Mythology, que envolvia as mitologias grega, nórdica e egípcia. Porém, quis adicionar um pouco mais de complexidade inserindo as mitologias Hindu, Japonesa e principalmente a Cristã.



Contatos do Autor :

https://www.facebook.com/pablo.eduardo.71https://www.instagram.com/pablobrandao14/

Página do Livro :

https://www.facebook.com/leondrakius/https://www.instagram.com/leondrakius/


https://www.skoob.com.br/leondrakius-775636ed780131.html


Onde Comprar:

Você poderá adquirir o livro diretamente com o autor através dos links acima.  O autor também entrega na zona metropolitana do Recife.


http://www.lojaeditoraskull.com.br/Leondrakius-A-Rainha-das-Espadas
https://www.submarino.com.br/produto/36020293?pfm_carac=leondrakius&pfm_index=0&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page%20

https://www.americanas.com.br/produto/36020293?pfm_carac=leondrakius&pfm_index=0&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page%20

https://www.americanas.com.br/produto/67584423/leondrakius-a-rainha-das-espadas?WT.srch=1&acc=e789ea56094489dffd798f86ff51c7a9&epar=bp_pl_00_go_liv_todas_geral_gmv&gclid=Cj0KCQjwwIPrBRCJARIsAFlVT89nZxPb1_gYeWH8oUI-RGOVavwTpy-88myHL-iUng-fswQ_am1-zW0aAlCqEALw_wcB&i=5a8501f6eec3dfb1f8c469b8&o=5cc1ef5d6c28a3cb50b08677&opn=YSMESP&sellerId=23284876000102&sellerid=23284876000102&wt.srch=1

https://www.amazon.com.br/Leondrakius-Rainha-espadas-Pablo-Brand%C3%83%C2%A3/dp/8553037479/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&keywords=leondrakius&qid=1566742381&s=gateway&sr=8-1




* Livro gentilmente cedido pelo autor.

Um comentário:

  1. Evandro.

    Sigo você porque escolhi no Blog da Magda que divulga blogs e o seu estava lá.

    Não vai me seguir também?

    Responda no meu blog,ok?

    Beijos

    Donetzka

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo