slide-slick

Resenha: Caverna do Ladrão - Santullo e Jok (Jambô Editora)

em segunda-feira, 11 de março de 2019


A HQ Caverna do Ladrão, do roteirista Rodolfo Santullo (Uruguai) e do desenhista Jok (Argentina), foi publicada no Brasil pela Editora Jambô no final de 2018.   Com boas ideias e personagens interessantes, essa revista promete movimentar o universo fantástico com muita ação, confusão e humor.
Clique nas fotos para ver em tamanho maior.
 
Em suas 96 páginas se encontram 7 histórias protagonizadas por personagens da pior espécie.  Mas calma, amigo leitor.  Acredito que, amando ou odiando essas figuras, você não conseguirá largar essa revista até chegar ao fim.  Os traços são firmes e de personalidade.  Cada quadrinho apresenta um universo a ser explorado, e a sequência é bem elaborada.  Os balões de fala são bem posicionados, aproveitando os espaços de forma que não prejudica as ilustrações.   

Cada história representa um capítulo e, algumas vezes, faz pequenas referências a ações do passado.   Mesmo podendo ser lido de forma aleatória sem maiores problemas, aconselho  seguir a ordem cronológica, pois  muitas piadas perderiam o sentido, já que o leitor não teria conhecimento de alguns detalhes anteriores.

Em Caverna do Ladrão, os roteiros são dinâmicos e criativos, prendendo o leitor à cada página.  As histórias são cheias de ação e recheadas de humor.   Todas as personagens tem uma índole duvidosa, como ladrões, saqueadores, mentirosos, desleais e impostores. 

A capa mostra dois ladrões conhecidos do reino em uma missão mais ou menos possível. Bolgir Mãosleves e Ednor, o Perguntador formam uma dupla, um tanto atrapalhada, que comete grandes (e pequenos) roubos no reino.    Sempre com planos recheados de esperteza, com desfechos nem sempre esperados, esses dois vivem se metendo em altas confusões.  Essas figuras são bastante atrapalhadas e acabam sendo os grandes protagonistas da revista, ganhando destaque mesmo quando fazem a figuração.

Outras personagens também se destacam como a poderosa bruxa Matyl e todos os seus poderes.  A elfa Kathya Três Tiros e seus comparsas também aprontam muita confusão.  Para formar essa trupe ainda temos Milkyn "Carvaho", Olig Doisdentes, Vlint - o Cérebro, Magnus - o Magnífico, Volvar Duas Cabeças, Moll - o mago, e muito mais.

O último capítulo reúne todos os vilões em uma só história.  Claro que isso só poderia terminar em mais confusão.  Santullo e Jok, os mesmos autores de Quarenta Caixões (também publicado pela Jambô Editora), recebem dois artistas convidados que assinam um dos episódios, o Magnus (roteiro) e o Dario Brabo (arte).  É interessante a forma como cada um trabalha seu estilo próprio com as mesmas personagens, tudo isso sem desvirtuar a essência já construída de cada um.   Muito legal!


As ilustrações de Caverna do Ladrão são em preto e branco, as folhas são brancas, com excelente espessura.  Ótimo para folhear.  Uma dica legal para quem curte histórias em quadrinhos, baseadas no cenário medieval fantástico.  Não deixem de conferir no site da Jambô Editora, essa e outras histórias recheadas de aventura.


Caverna do Ladrão (quadrinhos)
Rodolfo Santullo e Jok
Jambô Editora
Formato:  20,50x27,5 cm
96 páginas
Brochura
Preto e Branco


 Onde Comprar:


https://jamboeditora.com.br/produto/caverna-do-ladrao/ 


https://www.instagram.com/jamboeditorahttps://www.facebook.com/jamboeditora/https://twitter.com/jamboeditorahttps://www.youtube.com/user/jamboeditora



* Livro recebido através da Editora Jambô

27 comentários:

  1. Nunca me interessei muito por quadrinhos, mas esse me chamou atenção não só pela capa, ele parece ser muito divertido
    Espero ter a oportunidade de ler
    Abraços
    Preguiça literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Geandra. Eu sempre gostei de quadrinhos, principalmente na infância. Agora retornei a esse universo e ainda encontrei o mesmo fascínio.

      Excluir
  2. Olá tudo bem? A caverna do dragão tem uma ilustração que me remete a minha infância ,com esse cenário medieval .me parece uma leitura bem divertida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As ilustrações são ótimas. O título é Caverna do Ladrão, eu também cheguei a confundir no primeiro momento, pois é bem parecido e a sonoridade nos remete ao desenho antigo.

      Excluir
  3. Que livro bem ilustrado, não leio quadrinhos faz tempo e fiquei curiosa com esse título.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazia tampo que também não lia quadrinhos. Espero ter muitas oportunidades daqui pra frente porque adoro.

      Excluir
  4. Nossa, que HQ show. Fiquei bem interessado na história, muito bem feito mesmo. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. É muito bem feito. Os autores já são reconhecidos dentro desse universo. Coisa boa.

      Excluir
  5. Fiquei encantada com as ilustracoes do livro, que máximo, quanto capricho! Com certeza esse livro deve ser envolvente a cada página! Amei conhecer! Muito boa indicação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vany. Eu adoro quadrinhos e são histórias rápidas, divertidas e muito legais.

      Excluir
  6. As ilustrações dessa HQ também me impressionaram, estão muito bem feitas, chamam a atenção. A história parece ser bem envolvente, com páginas recheadas de muitas aventuras! Uma ótima pedida para os fãs de quadrinhos!

    ResponderExcluir
  7. Desde pequeno tenho paixão por HQ's, tal gosto me acompanha até os dias e nem preciso dizer o quanto fiquei empolgado com Caverna do Ladrão, inclusive pela sonoridade se assemelhar a um famoso desenho que vive até hoje no imaginário afetivo das pessoas, não é mesmo? Fiquei curioso!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! A caverna do dragão também vive em meu imaginário. Eu sempre fui apaixonado por HQ e Caverna do Ladrão veio cumprindo o seu papel de bons momentos de leitura.

      Excluir
  8. Faz muito tempo que não leio quadrinhos, até porque eles meio sumiram.
    Gostei muito da sua resenha sobre a Caverna do ladrão, pelo jeito os personagens são bem cômicos.


    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Tem muitos quadrinhos de qualidade no mercado. Concordo que não vemos muito na grande mídia, mas estão por aí. Na Jambô mesmo tem vários.

      Excluir
  9. As ilustrações me fez viajar ao meu tempo de infância, eu amo um livro com quadrinhos Interessantes ....Caverna do ladrão, por um momento eu pensei que estava vendo (Caverna do Dragão). Uma mistura de O Senhor dos Anéis. Adorei a resenha, ainda nao conhecia o livro e fiquei bem curiosa com o enredo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muitas pessoas aprenderam a apreciar os livros justamente pelos quadrinhos. Caverna do Dragão é um clássico, amo também.

      Excluir
  10. Achei que era Caverna do Dragão, aí reli... não péra...hahahahah
    É referência mesmo? adorei o humor relacionado! Bjo, qjo

    www.chicaslokas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs Acho que essa semelhança provavelmente foi proposital ao escolher ao título para o Brasil, mas tem tudo a ver com os personagens.

      Excluir
  11. As ilustrações são incríveis, com certeza é um livro que leria, e adorei a confusão que eu fiz lendo " a caverna do Dragão " kkk Ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk As ilustrações e o roteiro são incríveis. Virei fã dessa dupla.

      Excluir
  12. Olá, tudo bem Evandro?

    Achei super legal a sua resenha, gosto da Editora Jambô, tem ótimo conteúdo. Vou anotar a sua dica e já me amarrei em "Caverna do Ladrão".
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! No site da editora tem muitas novidades dentro do gênero.

      Excluir
  13. Que bela recordação ...Eu me lembro quando os quadrinhos estavam bem em alta e tinha inúmeras revistas especializadas neste segmento ..
    Vou conferi..Muito Obrigado pela dica ..
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muita coisa nova no mercado, Robson. Algumas editoras estão investindo em peso no seguimento.

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo