slide-slick

Resenha: Na sombra do mal - Newton Gondim (Kiron)

em quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

 (...) um jogo perigoso que não era conveniente jogar.


A sombra do mal, do autor Newton Gondim, foi publicado pela Editora Kiron em 2017.  O livro apresenta um enredo obscuro e assustador.  Com a invasão das tropas russas e derrota dos alemães, um homem escapa com a ajuda de uma poderosa rede de proteção a criminosos nazistas com a ideia insana de reconstruir o 4º Reich formado por uma super raça ariana.

Uma coisa ele sabia:  o mal estava rodando o seu povo.

Os alemães cometeram grandes atrocidades nos campos de concentração.  Em Auschwitz, os prisioneiros, assim que desciam dos vagões da locomotiva, eram recepcionados por soldados e cães, sendo selecionados por critérios que decidiriam seu destino.  Uns acabavam sendo designados para os trabalhos braçais, e outros, seriam cobaias de experiências médicas ou, ainda, destinados  diretamente às câmaras de gás.

O povo judeu pede justiça!

Um nome se destacava em todo esse processo:  Josef Mengele, o médico conhecido como o Anjo da Morte.  Capaz das maiores atrocidades, ele era responsável por muitas crueldades em busca de uma raça pura e superior.  Quando as tropas russas apertaram o cerco forçando a rendição alemã, esse mesmo homem, encobertado por uma rede poderosa, chamada Die Spinne, que protegia nomes importantes do nazismo, fugiu para a América do Sul afim de continuar suas pesquisas e colocar em prática suas ideias mortais.

Era o início de um perigoso jogo 
e ele tinha um trunfo na mão.

Assumindo uma nova identidade, o caminho que trilhava era cercado por inseguranças e perigos.  Novos elos eram criados e os planos eram refeitos constantemente. Enquanto alguns desejavam apenas captura-lo e levá-lo a julgamento, outros tantos queriam a sua morte.  Agências de inteligência também estavam em seu encalço, contando com aliados em vários países em uma rede super articulada.  O resultado era um rastro de sangue e destruição por onde passava.  Josef Mengele continuava fazendo suas vítimas, avançando em seus planos em prol da suposta perfeição.  Cercado de aliados e esbarrando com inimigos a todo instante,  a humanidade continuava em risco diante de sua obsessão.

Não podemos confiar nas pessoas (...) 

Misturando realidade e ficção, o autor criou um enredo tenso e realista.  A trama tem um bom alicerce e as personagens são bem construídas, faltou somente um pouco de suspense para dar mais emoção.  Diante do trabalho minucioso de pesquisa, Newton Gondim poderia ter explorado um pouco mais as situações e aproveitado cada cena de forma mais intensa.   O livro é bem curtinho, sendo a história boa demais para durar tão pouco. 
 
(...) fugia de suas compreensões 
os motivos daquelas barbaridades.

Narrado em 3ª pessoa, com 184 páginas, o livro Na sombra do mal tem folhas brancas e letras confortáveis.  Alguns erros foram encontrados, mas não atrapalham a leitura.  O autor Newton Gondim misturou realidade e ficção, criando uma trama forte e consistente, prendendo o leitor do início ao fim de seu enredo.  De escrita simples, mas funcional, a trama é bem estruturada em uma pesquisa sobre a época, tornando-se extremamente convincente.

Tenha uma ótima leitura!


Na sombra do mal
Autor:  Newton Gondim
Editora Kiron
Páginas:  184
Edição: 1ª (2017)
Dimensões:  15,5 x 22,5
ISBN 978-85-8113-621-9

 
https://www.skoob.com.br/na-sombra-do-mal-845855ed851231.html


Onde Comprar


http://livrariakiron.com.br/index.php/na-sombra-do-mal.html

E-book
https://www.saraiva.com.br/na-sombra-do-mal-9772431.html



Sobre o Autor:

Newton Gondim nasceu em Fortaleza (CE), no Brasil.  Cursou Administração em Brasília (DF).  Trabalhou como executivo de grandes empresas e consultor empresarial, o que lhe deu a oportunidade de conhecer o Brasil e outros países.  O espírito aventureiro, a capacidade de renovação, aliados ao gosto pela leitura, foram passos para transformá-lo em um escritor.  É autor do livro Os olhos da inocente, o qual obteve sucesso de crítica entre os leitores de estórias de espionagem e suspense.  Atualmente reside em Israel com esposa e filhos.


* Livro recebido em parceria com a Editora Kiron.

20 comentários:

  1. Meu querido, parabéns pela resenha, muito bem explicado, obrigado por me apresentar mais um autor brasileiro beijinhos

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PELA RESENHA,MUITO BOA BEM EXPLICADO GOSTEI,PARABÉNS PELA POSTAGEM.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Ao ver a capa pensei que se tratava de um livro de terror ou suspense.
    Esta mistura de ficção e realidade nos mostra um lado cruel e sofrido,sua resenha está maravilhosa e nos dá estimulo para esta leitura.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa tem uma atmosfera sinistra mesmo. Obrigado, Maria José.

      Excluir
  4. Achei legal que o autor misturou ficção com realidade. Só em ler sua resenha já imaginei a tensão da leitura. Gostei demais na sugestão de leitura

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Fiquei curiosa para saber mais sobre a história, parece ser bem interessante. Gosto quando o autor mescla ficção com realidade. Fiquei muito interessada no livro. Valeu pela dica.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  6. ótima resenha amigo,um tema forte merece ser bem explorado,principalmente nos dias de hoje,pois nos leva a reflexão.Obrigada pela dica,abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não podemos mesmo esquecer esses momentos sombrios da história, até para que jamais voltem a repeti-los. obrigado.

      Excluir
  7. Nossa que resenha maravilhosa do livro, ainda não conhecia....
    Gostei de saber um pouco da história em si.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Directory For Places16 de março de 2023 às 07:49


    A business guide provides information and guidance on various aspects of business management and ownership.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo