slide-slick

Resenha: A Natureza das Coisas - Marília Passos (Editora Labrador)

em terça-feira, 14 de agosto de 2018

 Ela se entregava como se ensaiasse um personagem; 
ele, o diretor a conduzi-la.


A Natureza das Coisas, segundo livro de Marília Passos, foi publicado em 2017 pela Editora Labrador.  Até que ponto um relacionamento é capaz de guiar a vida de uma mulher, moldando seus sonhos e atitudes?  Qual o limite onde deixamos de viver para nós e acabamos por nos dedicar inteiramente ao outro?  Uma relação que que esconde fortes sentimentos, diluídos na complexidade dos sonhos que se limitam com a realidade da vida a dois.

Como tudo na vida, é uma questão de se acostumar.

Luisa, impulsionada pelos sonhos e desejos de transformar a própria vida, mudou-se para o Rio de Janeiro.  Talvez em uma cidade grande poderia transformar sua existência, como quem segue uma profecia feita em longínquos dias de verão, quando se apaixonou pela primeira vez durante as férias.  Ao se deparar com a beleza e grandeza da cidade maravilhosa, Luisa percebeu que a vida seguiria seus caminhos e novos cenários se apresentariam diante dela.  Um novo amor chegou de forma tão intensa que dominou completamente sua vida.

É sempre difícil voltar.

O enredo começa do alto de um prédio em Santa Teresa, com Luisa observando o centro da cidade, a baía de Guanabara e as luzes ao longe, tudo tão diferente do lugar de onde viera.  Ao mergulhar em suas lembranças, visualizando um passado cada vez mais distante, ela percebe que quase não há vestígios daquela que um dia foi.  A chegada desse novo homem, aos poucos consumia sua essência, moldando sua própria vida a dele.

Ele dá tudo que ela quer;
 em troca, quer sua submissão, que reconheça sua força (...)

Quando conheceu Cássio, percebeu que estar a seu lado era como enxergar a vida por outros ângulos, e logo se apaixonou, fazendo de sua alegria totalmente dependente de sua presença. Uma relação intensa, cheia de desejos e ciúmes.  A princípio, a maneira com que ele encarava a relação, cheio de segurança e liberdade, parecia sedutora para Luisa, mas logo percebeu que não ocupava todos os espaços em sua vida.  E ela, sofreu...  Uma mistura de incertezas, insegurança e dúvidas parecia fazer com que ela lutasse contra o domínio que ele, de alguma forma, exercia sobre ela.  Luisa precisava entender as consequências da relação que estava vivendo, e descobrir-se no meio de tantas dúvidas.


O mundo visto com Cássio era compartimentado em enquadramentos que ele manipulava com precisão, jogando luz nos aspectos mais empolgantes da realidade e deixando na sombra tudo que fosse desgastado.

Com a proximidade cada vez maior entre os dois, seria inevitável que  as diferenças  se tornassem cada vez mais evidentes.  Luisa queria ser atriz, e ganhava pouco dinheiro em eventos e peças que geralmente fracassavam.  Seus amigos eram atores desempregados que constantemente se deixavam levar pela boemia.  Já Cássio, de uma família rica e tradicional, era cercado por pessoas que ouviam jazz, admiravam artes plásticas e discutiam política.   Ele era fotógrafo e trabalhava para uma importante revista, passando grande parte do tempo viajando.    Mas o que mais incomodava Luisa era saber que ele fotografava belas mulheres, imaginando todo o desejo que ele sentia por cada uma delas.   E assim um grande abismo ia separando os dois, enquanto se confortavam em fantasias sedutoras.

A temperatura de sua pele é sempre a mesma, assim como a forma desesperada com que o abraça quando retorna, colocando os pés sobre os dele e respirando pela boca.

A edição está linda. O título, A Natureza das Coisas,  representa fielmente o enredo. A capa e contracapa são vermelhas com ilustrações, que se estendem para a parte interior (2ª e 3ª capas), neste caso em preto e branco.  A revisão está muito bem feita e os capítulos são extremamente fluídos, divididos em quatro partes.  Em suas 136 páginas, folhas amareladas, Marília Passos nos apresenta um romance dinâmico e repleto de simbolismos, representando os reflexos psicológicos e emocionais desencadeados pelos desejos, sonhos e insegurança de uma mulher. Marília consegue inserir de forma magnífica o erotismo, plenamente em sintonia com o texto e com a atmosfera da trama.  Nada parece sobrar ou ser demais. A narrativa é em 3ª pessoa e, embora aparentemente simples, o enredo carrega em suas entrelinhas, a complexidade das relações humanas.   Livro mais que indicado.  Eu adorei!

Confira AQUI um trecho do livro.

Autora:  Marília Passos
Editora:  Labrador
http://www.editoralabrador.com.br/produto/natureza-das-coisas/Páginas:136
Dimensão:  14x21cm
1ª Edição - 2017
ISBN: 978-85-93058-36-3

http://oasyscultural.com.br/

 Sobre a Autora:



Marília Passos nasceu em Campinas.  Formada em teatro e dança, trabalhou como atriz e videomaker.  Em 2014 lançou Azul e Sombra, seu primeiro romance.  Mora no Rio de Janeiro com o marido e dois filhos.




https://www.skoob.com.br/livro/802781ED806606


Onde Comprar:


 Livro Físico


E-book

*Livro cedido gentilmente pela Oasys Cultural.

38 comentários:

  1. Relacionamentos são complicados e onde o sentimento não é recíproco é mais complicado ainda. Pelo que percebi a Luísa ama pelos dois, ama sozinha e infelizmente a tendência é sofrer. As relações humanas são mesmo bastante complexas, acredito que a autora soube captar essa essência com maestria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Patrícia. A autora contou uma estória, não ficou detalhando todos esses sentimentos, mas percebíamos em cada gesto de Luisa todo esse alvoroço. A autora nos fazia sentir sua angústia.

      Excluir
  2. Eu gostei muito de conhecer a autora e essa obra dela. Gosto de ler romances e fico feliz de conhecer autores nacionais por aqui! Muito boa a indicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom encontrar tantos talentos na literatura nacional. Pena que muitos autores não são valorizados como deveriam pelas editoras.

      Excluir
  3. Antes de mais quero dar os parabéns a você pela forma intensa e cativante com que escreveu esta resenha. Fiquei completamente apaixonada pela história. Tenho a certeza que é um romance que adoraria ler, daqueles que lemos quase sem respirar. Adorei 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Paula. É um romance interessante, até porque a autora foca nos sentimentos que são gerados a partir desse relacionamento. Coisas que não são ditas, desejos, etc. Cabe ao leitor mergulhar nesse universo, até porque nem tudo é escrito minuciosamente, trabalhando com a percepção dos leitores.

      Excluir
  4. O enredo chamou minha atenção, gosto de histórias densas ficadas em relacionamentos conturbados, mesmo sabendo que vou ficar revoltada em algunas partes, pois quem está vendo a situação por fora normalmente vê com mais clareza. Gostei muito da dica e achei o acabamento do livro muito bonito.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O acabamento é lindo sim, sinal de que não é preciso muito para fazer um livro especial. Relações vistas de fora nos dá uma percepção totalmente diferente e muitas vezes nos perguntamos mesmo como acabará aquilo tudo. No caso do livro tem um final denso e grandioso, mas não contarei o que aconteceu. rsrsrrs

      Excluir
  5. O enredo deste livro me cativou muito. A natureza histórica do relacionamento de longa distância é aquela que traz muita dor, paciência e frustração junto com ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Relacionamentos intensos nunca são fáceis. Obrigado pela visita.

      Excluir
  6. Mais um livro interessante que vou cavca aqui na minha feirinha de livros.
    Ótima dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lizandra. Caso não encontre por aí, no final do post deixei os links de vendas. obrigado pela visita.

      Excluir
  7. Olá...não conhecia essa aobra e achei bem bacana. Obrigada pela dica.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver a oportunidade, leia. É muito interessante para quem curte o gênero.

      Excluir
  8. Adoro suas dicas literárias nos enche os olhos a cada publicação.Me entusiasmei em ler o livro A natureza das Coisas após sua resenha tão descritiva e precisa.Jovem e contemporâneo além de ser ambientado no Rio de Janeiro de onde sairam grandes mestres como Nelson Rodrigues.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Renata. Adoro Nelson Rodrigues. O estilo é mesmo assim, intenso e dinâmico.

      Excluir
  9. Mais uma excelente dica de leitura. Vou colocar mais esse na minha lista. Bjos

    ResponderExcluir
  10. Nossa já amei só pelo que li fiquei louca pra ler esse livro agora , vou procurar aqui com certeza , bjs!

    ResponderExcluir
  11. É um livro de romance bastante envolvente que fala de relacionamentos, o livro flui muito, gostei bastante do livro, muito interessante, pois tem uma história que faz a gente ler mais e mais, achei lindas as ilustrações, a autora Marília Passos incrível fez um excelente trabalho bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o livro é incrível, tanto pelo enredo quanto pelas ilustrações e edição.

      Excluir
  12. oi amigo,apesar de estar com um lista de livros me aguardando aqui,esse me parece bem atraente.Não sou de ler muitos romantes,mas o assunto é atual e interessante,então chamou minha atenção.obrigada pela dica preciosa.bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro atual sim e a leitura é super rápida. Acho que você vai gostar.

      Excluir
  13. Meu querido gostei muito de conhecer a autora e o livro, você sabe que gosto de romances fiquei muito feliz em poder conhecer mais uma autora brasileira, é uma pena que aqui no Brasil não valoriza os nossos autores né, parabéns pela resenha, como sempre maravilhosa e que faz a gente ficar querendo ler! obrigado pela indicação, obrigado, beijinhossssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho de sempre, Rubia. É verdade que os autores nacionais travam uma luta para contar suas estórias.

      Excluir
  14. Gostei das citações escolhidas por você.

    https://juliamodelodemodelo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Já me encantei pela capa do livro.
    Deixou com gostinho pra ler rsrsr.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Gostei da Arte do livro, muito interessante. Ainda não conhecia esse Autora Brasileira! Muito boa dica de leitura Evandro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Midian. Foi meu primeiro contato com os livros dela. Gostei demais e fiquei muito feliz com a leitura. A arte do livro está linda.

      Excluir
  17. O livro tem ótimo acabamento, e conforme você disse a autora descreve bem alguns sentimentos, mas apesar de tudo eu não conseguiria ler esse livro sem surtar rsrs tenho problemas com histórias desse tipo, tenho certeza por ler essas linhas que descreveu que não conseguiria chegar nem na metade da leitura ... Mas para quem curte, acho que deve ser um ótimo livro! Resenha maravilhosamente escrita! Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Minda. Para ler realmente temos que gostar do estilo do livro. Indique para os amigos que curtem.

      Excluir
  18. Já falei né, adoro tuas resenhas. São muito completas e nos levam pra dentro do livro.
    Relacionamentos são complicados mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica. Que bom que gosta das resenhas. Obrigado pela visita.

      Excluir
  19. Não conhecia a Marília Passos e nem esse livro, gostei da sua resenha, achei a capa e a ilustração lindas, um a boa sugestão de leitura

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo