slide-slick

Entrevista: Alberto Remesar (Divulga Escritor) - por Shirley Cavalcante

em terça-feira, 7 de agosto de 2018

(Por Shirley Cavalcante)

Dr. Alberto Jorge Remesar Lopez tem certificação em Medicina do Sono pela Associação Brasileira do Sono, Mestre em Psiquiatria pela UFRJ, Doutor em Ciências pela UNIFESP. Escreveu o livro para todos que buscam maior conhecimento sobre o ronco.

O ineditismo é a busca pelas transformações que aconteceram nas espécies que nos originaram e resultaram nesses distúrbios no ramo humano. Por exemplo, os chimpanzés não roncam. Outro aspecto, se não inédito, mas que estava espalhado em publicações voltadas para os profissionais especializados, é a história de como lidamos com o ronco ao longo da nossa história e a descoberta da apneia do sono.


“Explicar de maneira clara, sem muitos jargões médicos, que esses distúrbios são graves, interferem no bem estar da pessoa e da família e que há tratamentos.”

Boa leitura!

Escritor Alberto Remesar, é uma honra contarmos com a sua participação na Revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que o motivou a pesquisar e escrever sobre o ronco e a apneia do sono?

Alberto Remesar -  A curiosidade. Brincava na areia com meus filhos na praia de Lopes Mendes (Ilha Grande/RJ) e pensei que não podíamos entrar no mar pelo risco de afogamento, mas que nossos ancestrais desenvolveram-se nas águas. Um turbilhão de perguntas sobre as mudanças que ocorreram nas espécies até o surgimento da nossa, quais as outras espécies que roncavam e tinham apneia do sono e se as alterações anatômicas, fisiológicas, comportamentais foram parecidas ou não com as nossas. Decidi procurar essas informações, pois acreditava que já haviam escrito sobre o assunto, principalmente os americanos. Fiquei surpreso porque ninguém escrevera sobre o assunto. A ideia do livro surgiu depois porque me parecia que o assunto poderia interessar a outras pessoas.


Quais temáticas estão sendo abordadas em seu livro "O ronco e o cutucão da minha mulher. Uma história evolutiva e clínica do ronco e da apneia do sono"?

Alberto Remesar -  São duas: uma evolutiva e outra médica. A primeira refere-se à busca das origens evolutivas do ronco e da apneia do sono nos humanos; a segunda, como os povos e as sociedades da antiguidade até os tempos atuais entenderam o que era ronco, as paradas respiratórias (apneia do sono), as possíveis consequências no dia a dia e como tentaram tratá-lo.


Apresente-nos a obra:

Alberto Remesar -  O livro divide-se em três partes: a primeira, o surgimento da vida, das transformações ocorridas ao longo de bilhões de anos nas espécies que propiciaram o surgimento da espécie humana; a segunda, os “caminhos evolutivos” que tomaram nossos antepassados a partir do ancestral comum com o dos chimpanzés e que resultaram na nossa estrutura respiratória, o que possibilitou o surgimento do ronco e da apneia do sono; a terceira parte abarca a história das crenças e os tratamentos desenvolvidos pelos povos/sociedades antigos até a pesquisa intensa nos dias atuais sobre o que são esses distúrbios do sono, suas causas, consequências e tratamentos disponíveis.


Sabemos que foi realizada uma peculiar e sistemática pesquisa para elaboração desta obra literária. Conte-nos algumas curiosidades que encontrou no caminho percorrido para elaboração de “O ronco e o cutucão da minha mulher. Uma história evolutiva e clínica do ronco e da apneia do sono"?

https://portalliterario.com
Alberto Remesar -  1) A surpresa das pessoas sobre o tema do livro que misturava evolução das espécies com o surgimento do homem e o aparecimento do ronco e da apneia do sono em nossa espécie e as explicações atuais sobre a anatomia, a fisiologia, a clínica e os tratamentos desses distúrbios do sono ou “Você fala sobre tudo isso?”.
2) A crença de que o ronco tinha utilidade para nossos ancestrais, pois afastariam os predadores à noite.
3) A surpresa que alguns pesquisadores tiveram quando perguntei se os chimpanzés roncavam.
4) A crença de que as mudanças que ocorreram na faringe tiveram o propósito de desenvolver a fala nos humanos.


Quais os principais objetivos a serem alcançados por meio da leitura do livro?

Alberto Remesar -  - Explicar às pessoas que o ronco e a apneia do sono são distúrbios humanos com origens muito antigas.
- Explicar de maneira clara, sem muitos jargões médicos, que esses distúrbios são graves, interferem no bem estar da pessoa e da família e que há tratamentos.


A quem indica leitura?

 Alberto Remesar -  Ao público geral a partir dos 25 anos.


Onde podemos comprar o seu livro?

Alberto Remesar -  Nas livrarias físicas e virtuais, já que está em formato físico e digital.


Quais os principais serviços oferecidos pela clínica Dr. Alberto Remesar?

Alberto Remesar -  1) Tratamentos dos transtornos psiquiátricos e dos distúrbios do sono em adultos (Dr. Alberto).
2) Tratamentos dos distúrbios do sono em crianças e adolescentes (Dra. Elitânia).
3) Exames de polissonografia: a noturna ou basal, com o uso do CPAP e a diurna ou o teste das múltiplas latência para o sono.


Quem desejar como deve proceder para obter mais informações sobre os serviços oferecidos?

Alberto Remesar -  Site: www.querodormirmelhor.com.br


Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o escritor Dr. Alberto Remesar. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Alberto Remesar -  A primeira: o ronco e a apneia do sono são distúrbios graves e as pessoas precisam procurar tratamento o mais rápido possível. Segunda, tenha curiosidade na vida, faça perguntas, procure respostas, exija Educação de qualidade e apoie e divulgue a Ciência.
Obrigado,
Alberto Remesar.




Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura
Contato: divulga@divulgaescritor.com



https://www.divulgaescritor.com/

24 comentários:

  1. Gostei da entrevista, achei bem interessante, vou procurar ler esse livro.

    ResponderExcluir
  2. Gostei de conhecer este autor, acredito que discutir um assunto tao importante em um livro de forma clara e sem jargões médicos, vai fazer a leitura ficar fluida e teremos muito conhecimentos para serem aplicados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Vany. É bom ter conhecimento sobre o assunto e estudos na área, mas numa linguagem acessível para todos nós.

      Excluir
  3. Me indentificando , meu marido ronca muito e eu cutuco ele pra acordar pois é insuportável.
    Eu tenho sempre que dormir primeiro que ele porque se não, fico acordada a noite toda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Elisangela. Acho que muitas pessoas passam por isso. Acho muito importante um livro que fale sobre o assunto de forma séria, mostrando estudos relacionados e em linguagem acessível sem os jargões médicos que acabamos não entendendo.

      Excluir
  4. Muito bom o livro, tenho uma amiga que sofre muito com o marido dela, ja enviei pra ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Luciane. Passar para quem precisa. É bom saber detalhes sobre esse problema que geralmente levamos na brincadeira, mas que tem muita coisa séria envolvida.

      Excluir
  5. Super bacana o livro do Dr. Alberto e a entrevista feita pelo blog. Eu não ronco, mas tenho apneia do sono. É realmente isso interferiu muito na minha qualidade de vida. Vou procurar adquirir o livro.
    Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Malu. A entrevista foi feita pela Shirley Cavalcante da Revista Divulga Escritor. Somente repostamos o trabalho maravilhoso que eles realizam. Que bom que gostou da entrevista.

      Excluir
  6. Muito interessante o livro, estou indo em um neurologista que é especialista em distúrbio do sono, pois tenho problemas em dormir, acredito que ler este livro me ajudará a entender melhor os transtornos do sono.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza ajudará, Cristina. O autor é um especialista em doenças do sono e escreve em uma linguagem acessível a todos nós leigos.

      Excluir
  7. Interessantíssimo esse livro!! O título já chamou a minha atenção, pois se meu marido dorme antes, tenho que cutucá-lo para que pare de roncar, senão não consigo dormir. Precisamos ler esse livro para saber mais sobre esse distúrbio! Dica anotada, obrigada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Cidália. Acontece com muitos casais. É sempre bom se informar sobre o que está por trás do ronco que atrapalha tantos casais.

      Excluir
  8. Nossa muito bom. Por aqui sempre rola aquele cutucão para trocar de posição e parar de roncar. Kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs Pois é. Esse é um assunto que está presente na vida de muitas pessoas. Obrigado pela visita.

      Excluir
  9. Gostei muito da entrevista. O livro parece muito interessante, uma vez que teve uma enorme pesquisa por detrás. O tema é super interessante e acredito que muita gente sofra com algum distúrbio do sono. Parabéns por essa entrevista e por ter trazido até nós esse tema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Paula. Sim, além de muito estudo o autor é um especialista no assunto e nos traz informações de modo claro e em linguagem acessível.

      Excluir
  10. Gostei muito da entrevista!! Essa tema e muito pertinente e o autor trata de uma maneira que todos entendem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é interessante conversar de um assunto com um especialista de forma que a gente realmente entenda o que ele quer dizer.

      Excluir
  11. nossa. que bacana. parece ser um livro bem interessante e tambem de grande importancia. adoreinsaber mais sobre o autor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um assunto muito interessante e feito de forma leve para não torná-lo cansativo para o leitor.

      Excluir
  12. Ótima entrevistas, esse live parece ser bem interessante, me chamou a atenção muito. Ótimo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Volte sempre, pois muitas novidades estão por vir.

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo