slide-slick

Dicas para a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo - 03 a 12 de Agosto de 2018 (Pavilhão Anhembi)

em terça-feira, 31 de julho de 2018

https://www.facebook.com/Bienaldolivrosp

Mais uma bienal chegando e é bom se preparar para curtir tudo tranquilamente.  O blog Atraentemente já está devidamente credenciado para conhecer as novidades e aproveitar um pouco das maravilhas que esse mega evento nos proporciona.  Esse ano irei junto com uma amiga, Janaína, que está ansiosa para sua primeira Bienal.

Em 2018, a Bienal do Livro de São Paulo, em sua 25ª edição, acontecerá de 03 a 12 agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi. O endereço é Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - São Paulo/SP.  Enquanto isso deixo no post algumas fotos da edição de 2016.


Fique atento ao horário:
Segunda à Sexta: 9h às 212h
Sábado e Domingo: 10h às 21h


É uma ótima oportunidade para se antenar em todos os lançamentos, aproveitar promoções, encher o estoque de marcadores e curtir tudo o que eles têm para oferecer.  Não é um espaço somente para comprar livros, o espaço é repleto de opções para todas as idades. A verdade é que muitos livros custam mais caro que nas lojas virtuais, mas também encontramos ótimas promoções.  Mesmo assim, vale cada segundo da visita, posso garantir.


Transporte Gratuito

Um dos pontos favoráveis da Bienal em SP, quando comparamos com a do Rio é a facilidade de transporte.  Para os visitantes que utilizarem o metrô, além da facilidade e rapidez, haverá transporte gratuito à disposição. Os ônibus circularão com ida e volta ao Parque Anhembi a partir da estação Tietê do Metrô (Linha Norte-Sul) durante todos os dias do evento.

Para saber mais sobre as linhas do Metrô, acesse www.metro.sp.gov.br

 

Os ônibus funcionarão uma hora antes da abertura até uma hora após o fechamento do evento.

 

 Confiram AQUI outras formas para chegar à Bienal.

Durante os dias de exposição muitos autores nacionais e internacionais passarão por lá, basta conferir no site oficial o cronograma completo.


Agora algumas dicas rápidas e básicas para os marinheiros de primeira viagem:



Eu gosto de comprar o ingresso pela internet, facilita na hora de entrar e, muitas vezes, evita longas filas que se tornam insuportáveis.  Para visualizar as promoções entre no site da Bienal e clique na guia INGRESSO;

Use roupas confortáveis e sapatos que não machuquem os pés.  Além de grande, o local costuma ficar cheio, portanto, quanto mais à vontade estiver, aproveitará melhor o dia.

Dentro do pavilhão não haverá grandes problemas quanto à temperatura, mas é bom estar precavido caso esfrie demais ou caia aquela chuvinha na hora de voltar para casa.

Leve água, frutas, barrinhas de cereais, biscoitos, etc.  O local possui muitas opções para se alimentar, mas o preço costuma ser bem salgadinho, então o ideal é não depender de comprar tudo lá dentro (melhor economizar e gastar com os livros).  As Lojas Americanas estarão presentes no evento, sendo uma boa opção para um lanchinho mais rápido.

Não saiam comprando tudo o que encontrar pela frente, o ideal é ter já uma listinha com os preços para não cair em tentação e gastar mais do que o orçamento permite.  Tem muito livro em promoção, mas também tem alguns títulos bem mais caros do que costumamos encontrar por aí.  Os preços também variam de stand para stand, pesquisem.  Nem sempre o stand da própria editora tem os melhores preços.

Alguns stands costumam sempre ter promoções e brindes, fiquem antenados.  Encontrei algumas promoções na Intrínseca e na Sextante nos últimos eventos que acabou valendo à pena.  O segredo é sempre negociar, na conversa simpática sempre acaba aparecendo algum mimo.

A distribuição de senhas para autógrafos com alguns autores diretamente pelo site da Bienal acaba tão rápido que eu, geralmente, nem me atrevo porque vou apenas um ou dois dias.  Fiquem de olho AQUI, caso se interessem;


Olhe o mapa do local e marquem principalmente os pontos de interesse para não perder tempo na hora, como área de alimentação, banheiros, guarda-volumes, etc.  Geralmente distribuem lá na entrada, mas acaba rápido.  Se puder imprima pelo site.

Para quem não é de São Paulo, tem muitas opções de hotéis e hostels, mas verifiquem a existência de vagas e reservem o dia pretendido.  Prefiram locais perto do metrô.

Baixem o App da Bienal e tenha acesso a muitas informações e à programação completa.   Entre outras coisas você terá informação sobre as promoções, atrações no estandes e mapa do evento.

Não se esqueçam de levar câmera ou mesmo celular para registrar cada momento, tem muitos lugares e pessoas caracterizadas que sempre rendem ótimas fotos.  Levem também o carregador do celular, pois lá tem locais próprios para carregar.

Caso estejam decididos a comprar muitos livros ou se é do tipo que não se controla, melhor se preparar com uma sacola resistente ou mesmo uma pequena mala (de preferência com rodinhas).  Caso não queiram andar com bolsas por lá, local possui guarda-volumes, que fica localizado próximo ao portão de saída.  O serviço é cobrado é custa R$ 20,00 (preço sujeito à alteração).

Quem estiver no evento no Sábado, dia 11 de Agosto, aproveite para conhecer a autora Christiane de Murville que tem presença confirmada no estande da Chiado Editora (N020) às 5h.  Ela é autora da trilogia A Caverna Cristalina e também do recente lançamento Até quando - o vai e vem, entre outros.   Esse é um dos exemplos de boas amizades que você poderá fazer ao passear pelos corredores da Bienal.  Uma parceria que começou em 2016 e que perdura até hoje.  Não deixem de passar por lá, pois a autora te receberá com muito carinho e atenção e lhe contará um pouco sobre seus livros e projetos.


Te encontro por lá. rsrs  Depois conto tudinho como foi.

22 comentários:

  1. A Bienal de São Paulo é um evento maravilhoso, se eu moraesse perto com certeza iria. As dicas que vc trouxe são muito válidas, principalmente a de evitar cair em tentação e comprar mais livros do que o pretendido. Pesquisar e procurar promoções é importante. No mais é aproveitar esse ótimo programa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, a gente acaba agindo por impulso e comprando sem pensar. O pior é que quando achamos realmente algo que queremos, às vezes já estamos sem dinheiro rs

      Excluir
  2. Ainda não tive oportunidade de ir a bienal mais sempre tive vontade.
    Um evento maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito à pena, Elisangela. Principalmente se aproveitar e visitar outros pontos turísticos da cidade.

      Excluir
  3. A Bienal do Livro em São Paulo vai ser um evento maravilhoso, pois livros são importante para a vida de todos, na Bienal quem for vai conhecer muitos livros bons, lançamentos magníficos, quem mora em São Paulo não pode deixar essa chance de visitar a Bienal, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Lucimar. É um programa para todos, mesmo quem não curte tanto a leitura, pois lá tem inúmeras atrações.

      Excluir
  4. Adoro ir a Bienal do livro, pois é um evento único que apresenta as grandes novidades na área literária, além de palestras maravilhosas. Quem tiver oportunidade de ir, não deve perder. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um passeio maravilhoso, muitas novidades e atrações. Acho que todo mundo acaba se divertindo bastante.

      Excluir
  5. A Bienal é um evento maravilhoso, realmente o preço das comidas são exorbitante, quem puder passar por essas experiência não pode perder.
    Eu tenho livro autografado por autores, a fila tava demais, mas valeu a pena.
    Dá para aproveitar leituras, conhecer algumas obras ... é um evento muito legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o contato com os autores e outros leitores, os bate papos são maravilhosos. Respirados literatura.

      Excluir
  6. Essas dicas são muito bem vindas, pois o lugar é imenso e não iremos perceber o tempo passar de tão bom que é o ambiente, então precisamos nos precaver. Só fico muito chateado porque esse ano não poderei ir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que não irá esse ano, mas ano que vem tem no Rio e já dá pra ir se programando. Obrigado pela visita.

      Excluir
  7. Ficou ótima sua postagem com as dicas! Eu amo essa questão de ter transporte do metrô, fui só uma vez na Bienal do Rio mas não chegava nunca, não gosto nem de lembrar. Já separei um tênis mega confortável que será meu fiel companheiro, e com certeza levarei vários lanchinhos. :) Só fiquei chateada que não consegui as senhas pros autógrafos que mais queria, mas já me conformei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, no Rio é realmente mais complicado chegar até o local, se bem que com a extensão do metro até na Barra e a nova linha do BRT passando em frente ao Rio Centro facilitou muito. Ainda assim, nem se compara com a facilidade de SP, ainda por cima gratuito.

      Excluir
  8. Ah! A bienal internacional.

    Sempre quis ir, mas, sempre acontece algo me impedindo.

    Ok, de volta ao ponto: seu post foi bem informativo e interessante. Realmente da vontade de ja estar na Bienal agora.

    Parabens e continue o bom trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Lizandra. A bienal é um sonho, pena que não pude ficar muitos dias.

      Excluir
  9. Deu até saudade do primeiro dia que fui a uma Bienal.
    Infelizmente não poderei ir dessa vez, mas três pessoas do blog irão me representar rs.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada ano tem surpresas diferentes, sempre nos encantando. Ano que vem tem a do Rio. Vamos nos preparando desde já.

      Excluir
  10. Oiii,
    Eu sempre quis ir na bienal, mas nunca fui. Ah e obrigada pelas dicas! eu pretendo ir alguma vez, nessa infelizmente não vai dar mas na próxima quem sabe!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alzinete. Ano que vem teremos a do Rio. Vá se programando e não deixe de ir, vale muito à pena o passeio.

      Excluir
  11. A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é um evento cultural que sempre tive um grande desejo de conhecer, não perco a esperança de um dia para visitar. É uma época não tão necessária. A Bienal do Livro nos faz bem, muito bom ver você tão relaxado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Lenny. A bienal é um momento maravilhoso, repleto de coisas boas e atividades legais. Sem contar que estar cercado livros e respirar essa atmosfera literária só faz bem.

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo