slide-slick

Resenha: Até Quando? - Christiane de Murville (Chiado Books)

em terça-feira, 22 de maio de 2018

 No inferno é assim. As pessoas querem 
transformar as outras nelas mesmas (...)


A autora Christiane de Murville está de volta em seu mais recente lançamento literário.  Até quando?  O vai e vem, foi publicado pela Chiado Books e depois de fazer sucesso em vários eventos na Europa, terá seu lançamento oficial no Brasil.  O evento será no dia 26 de maio, das 15h às 18h, na Livraria Martins Fontes que fica na Avenida Paulista, nº 509 - São Paulo.

O maior desafio era perdoar a si mesmo!

A autora está conquistando espaço e reconhecimento no meio literário e esse já é seu 5º livro, fora as participações em coletâneas.  A trilogia A Caverna Cristalina, que tem como cenário a Chapada Diamantina, é um grande sucesso de vendas e criou oportunidades para a autora participar de várias feiras e encontros com foco literário em várias cidades no país.  Pela segunda vez nos últimos dois anos ela esteve na França, apresentando seu trabalho no Instituto Cultural Franco Brasileiro Alter´Brasilis, em Paris. Na Suíça participou Salon du Livre et de la Presse de Genève, no stand da Cultive Art Littérature et Solidarité. Ministrou palestra no Lyceum Club Internacional de Genève sobre as Maravilhas da Chapada Diamantina e a trilogia A Caverna Cristalina.

(...) nada acontece por acaso e (...) tudo que se faz ou pensa tem consequências.

Agora vamos falar do livro Até Quando?  O vai e vem.  Essa é a primeira parte da trajetória de João.  Contudo sua vivência vai muito além do que nossos sentidos podem observar.  Christiane nos traz uma visão mais ampla e nos faz imaginar, ou enxergar (de acordo com suas convicções), como seria se nossas vidas não se resumissem apenas nessa existência terrena.  Será que somente temos uma experiência de vida na terra?  Quais seriam os motivos que eventualmente nos levariam a repetir  vida após vida buscando incansavelmente experimentar novas vivências?  

(...) receberia de volta tudo o que semeasse.

No enredo acompanhamos diversas passagens de João pela terra, separadas por períodos onde ele acessa seu armazém de memórias e reflete suas vivências no plano terreno.  Nesse momento, diante de todas as recordações de suas vidas passadas, dos desentendimentos, remorsos e desejos frustrados, João novamente precisa traçar as metas para uma nova vida, onde tenha a oportunidade de cumprir suas intenções e dissolver suas pendências.

Mas não estamos todos interconectados, intimamente ligados uns aos outros, e também à natureza?


Acontece que nada é tão simples quanto parece, pois João ao retornar à terra precisava tomar a água do esquecimento e nem sempre as coisas saiam como planejado.  A autora foi imensamente criativa ao contar algumas dessas passagens da personagem em cenários completamente diferentes.  Rico ou pobre, apaixonado ou desiludido,  sonhador ou realista, solitário ou cercado de pessoas...  A verdade é que João sempre voltava rodeado pelos mesmos espíritos que se atraiam, mas em posições completamente diferentes.  São várias personagens que transitavam nas cadeiras na dança da vida de João:  seguindo a primeira vida mostrada pelo livro temos o Sr. Mário, dono da construtora onde João trabalhava de servente, um homem frio, arrogante e calculista; o mestre de obra intransigente e insensível; a sensual e esperta Joana, a arquiteta que desejava tirar proveito do patrão; o misterioso Miguel que parecia viver isolado; Mariazinha a irmã da vizinha; a mãe, que parecia ser a única que o amava; entre várias outras figuras recorrentes e de importância em seu convívio.  

(...) o que se percebe no outro é o que se tem dentro de si (...) 

Em cada um de seus retornos, João se esbarra com o livre arbítrio e acaba se influenciando pelos elementos que o cercam, criando novos caminhos e surpreendendo o leitor com seus desfechos.  Vida após vida as personagens buscam evoluir, evitar erros e se afastar de velhos conceitos, mas nada disso parece fácil.  Nem sempre as pendências são dissolvidas e ainda se acumulam mais desejos.  Christiane de Murville nos ensina, de forma simples, valores essenciais.  Ela nos faz refletir sobre nossa própria vida e qual seria realmente o sentido de tudo.

(...) a intenção é a chave que abre ou fecha portas.

Cada existência terrena é cercada de expectativas.  A velha sensação de já conhecer aquela pessoa com quem acabou de se esbarrar em um bar e com quem não trocou nem meia dúzia de palavras, mas já se sentem como velhos conhecidos.  Ou mesmo aquela antipatia à primeira vista, sem nenhum motivo aparente. Todas as pessoas e estórias estão de certo modo interligadas.  Todas as vidas se comunicam e tendem a buscar um equilíbrio e zerar suas mazelas.  Os caminhos se cruzam possibilitando encontros e desencontros.

(...) afinal os inimigos costumam ser sempre aqueles que estão 
do lado de lá do muro ou da fronteira.

Em meio ao medo e à sensação de estar aprisionado às vivências que projetava para si, João não conseguia vislumbrar o novo,  amarrado às angústias e pesadelos em busca desenfreada pelo prazer e pela felicidade idealizada.  Entre todas as dificuldades, precisava aprender a lidar com o desapego e com a renúncia na hora de fazer suas escolhas.  Uma das partes mais assustadores retrata uma das passagens de João pelo limbo, onde acontece o grande embate com criaturas assustadores e espíritos obscuros, reservando-lhe uma grande surpresa.

Tinha aprendido que não poderia ficar esperando seus sonhos acontecerem sozinhos.

Com uma capa lindíssima que chama a atenção pelas cores quentes, 284 páginas amareladas, fonte e espaçamento confortáveis, Christiane de Murville nos mostra que o certo e o errado depende do ângulo que se vê.  Cada vida tem o seu valor e o sentido de tudo talvez esteja bem além do que normalmente a gente consegue enxergar.  Como em suas obras anteriores, a autora escreve de forma simples, mas com um enredo repleto de significados.  Nos resta ficar ansiosos para conhecer os próximos passos dessa estória, diante do novo rumo que João promete dar em sua existência, acabando de vez com esse vai e vem, repetindo vivências anteriores.   Vale destacar as lindas ilustrações feitas pela própria autora no final de cada um dos capítulos.


Começava a desconfiar que a felicidade talvez estivesse simplesmente no olhar do outro, 
no brilho dos olhos das pessoas (...)

Para fechar, acredito que Até quando? mesmo tendo toda essa atmosfera envolvendo o lado espiritual, lidando com reencarnações e outros elementos, a autora em momento algum utiliza o enredo para doutrinar os leitores ou nos convencer de possíveis situações vivenciadas pelo João.  Claro que como um admirador da doutrina Espírita, eu me identifico, mas se fosse o contrário teria aproveitado da mesma forma o livro, mesmo que com outro olhar.  A forma como a autora trabalha com as linhas temporais, presente também em seus outros livros,  é muito fascinante e curioso.  Com certeza o leitor não sairá indiferente a essa leitura!

Aproveitem e participem do sorteio que está rolando aqui no blog.  Um exemplar do livro Até quando? que acabou de sair do forno.  Clique na foto e vá para o post exclusivo.

http://www.atraentemente.com.br/2018/05/sorteio-ate-quando-christiane-de.html

Editora:  Chiado Books
1ª Edição - Março/2018
Páginas:  284
ISBN 978-989-52-2396-1

Onde Comprar:

Online
https://www.chiadobooks.com/livraria/ate-quando-o-vai-e-vem

Ou diretamente na
  Avenida Paulista, nº 509 - São Paulo

Contatos da Autora:
https://www.instagram.com/christiane_de_murville/https://www.facebook.com/christiane.couvemurville


Confira os outros livros da 
Christiane de Murville

Trilogia A Caverna Cristalina

Esse  livro encontra-se disponível na Livraria Cultura.
A autora publicou uma edição em francês do livro A vida como ela é e possui ainda alguns exemplares. Os interessados podem entrar em contato pelas redes sociais acima e falar diretamente com ela.

 

37 comentários:

  1. Evandro maravilhoso esse lançamento do livro Até quando? O Vai e Vem da autora Christiane de Murville. O livro já deixa o leitor com uma curiosidade, será que temos uma experiência de vida aqui na terra? E o livro durante a leitura nos faz refletir muito. Muito bom o sorteio do livro, é um presente maravilhoso para os fãs da literatura, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucimar, bom dia! Muito obrigada pela sua mensagem gentil e seu interesse pelo meu livro. Estarei na Bienal do Livro de São Paulo, dia 11 de agosto, às 17h, no estande da Chiado Editora. Se puder, venha buscar marcadores de página! Beijo e ótima semana!

      Excluir
  2. Até quando? é definitivamente um livro pelo o qual eu me interesso. Achei a sacada do sorteio sensacional. De fato vou procurar saber um pouco mais sobre o livro e autora, fiquei realmente curiosa.
    Beijos
    www.cheiadeassunto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daiane, bom dia! Fiquei contente que o tema do meu livro a interessou. Estarei na Bienal do Livro de São Paulo, dia 11 de agosto, às 17h, no estande da Chiado Editora. Se puder, venha buscar marcadores de página! Será um prazer conversar com você. Beijo e ótima semana!

      Excluir
  3. Apenas olhando a capa já me veio à mente algo ligado à espiritualidade, e realmente é o assunto abordado no livro! Que interessante! A capa, além de linda, consegue transmitir de imediato a mensagem da obra. Como gosto bastante de assuntos que falem de temas místicos, espirituais, esse é um livro que eu teria o maior prazer em ler. O enredo é envolvente e bem pensado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia, bom dia! Acredito que gostará sim da leitura que tem um lado espiritual marcante, propondo uma série de reflexões sobre a vida e, afinal, o que estamos fazendo aqui! Estarei na Bienal do Livro de São Paulo, dia 11 de agosto, às 17h, no estande da Chiado Editora. Se puder, venha buscar marcadores de página! Será um prazer conversar com você. Beijo e ótima semana!

      Excluir
  4. Olá! Achei sua resenha muito interessante, e ainda mais intrigante pois estou essa semana pesquisando exatamente sobre nossa vivência aqui na terra. Gostei de conhecer um pouco da autora e do livro. Achei muito boa a ideia do sorteio. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz, bom dia! Muito obrigada pelo seu interesse pelo meu livro. Estarei na Bienal do Livro de São Paulo, dia 11 de agosto, às 17h, no estande da Chiado Editora. Se puder, venha buscar marcadores de página! Será um prazer conversar com você. Beijo e ótima semana!

      Excluir
  5. Que resenha agradável de se ler!
    Fiquei muito instigado com essa história que nos leva a refletir sobre a vida, dentre tantas questões, o por quê de nos identificarmos tanto com alguém que acabamos de conhecer! É mesmo um mistério e tanto!
    Vou tentar participar do sorteio 😉
    Abraços 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amilton, bom dia ! Realmente a resenha do Evandro está impecável e muito completa. E o Até quando? O vai e vem propõe mesmo reflexões sobre a vida e nossa experiência no mundo, abordando mistérios que considero fascinantes! E estarei na Bienal do Livro de São Paulo, dia 11 de agosto, às 17h, no estande da Chiado Editora. Se puder, venha buscar marcadores de página! Abraço e ótima semana!

      Excluir
  6. Gostei do tema do livro,nao e meu tipo de leitura mas a sua resenha me despertou curiosidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Melaine, fiquei contente que a resenha tenha despertado seu interesse. Se quiser saber mais a respeito do meu livro, estarei na Bienal do Livro de São Paulo, dia 11 de agosto, às 17h, no estande da Chiado Editora. Se puder, venha buscar marcadores de página! Beijo e ótima semana!

      Excluir
  7. Que capa linda do livro. Bem viva, chamativa. A ultima foto com a cor do livro e do céu azul ficou maravilhoso. Gostei da resenha e de saber mais sobre o livro através de seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá , bom dia! Obrigada pelo seu interesse pelo meu livro. Se quiser saber mais a respeito, estarei na Bienal do Livro de São Paulo, dia 11 de agosto, às 17h, no estande da Chiado Editora. Se puder, venha buscar marcadores de página! Beijo e ótima semana!

      Excluir
  8. Pela resenha,a história no início me pareceu ser mais um livro de fantasia. Mas acho que vai além. Acredito que seja um livro espírita.Onde as "almas" retornam várias vezes à Terra.
    A autora me parece que criou uma trama bem original.

    Gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Janaína, De fato, não é um livro de fantasia e com certeza tem alguma afinidade com temas espíritas e filosóficos. Pois propõe diversas reflexões sobre a vida e, afinal, o que estamos fazendo aqui. Espero que goste. E estarei na Bienal do Livro de São Paulo, dia 11 de agosto, às 17h, no estande da Chiado Editora. Se puder, venha buscar marcadores de página! Beijo e ótima semana!

      Excluir
  9. Que bacana o lançamento oficial aqui no Brasil! Ainda mais na Avenida Paulista, show! Adorei a história do livre, parece mega interessante e me deixou bem curiosa! Vou aproveitar o sorteio pois quero muito ler! Muito bacana e parabéns a autora, editora e o blog. Fantástico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Daiana, Obrigada pelo seu interesse pelo meu livro! Haverá novo lançamento do Até Quando? O vai e vem na Bienal do livro de São Paulo. Estarei lá dia 11 de agosto, às 17h, no estande da Chiado Editora. Se puder, venha buscar marcadores de página! Beijo e ótima semana!

      Excluir
  10. Muito legal saber que o livro fez sucesso em alguns eventos na Europa e agora será lançado oficialmente no Brasil! Já li muitos livros espíritas, Evandro, então sei que vou gostar dessa leitura. Estarei participando do sorteio!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cidália, Bom dia! Gratidão pelo seu interesse pelo meu livro.Com certeza vai gostar da leitura. E estarei na Bienal do Livro de São Paulo, dia 11 de agosto, às 17h, no estande da Chiado Editora. Se puder, venha buscar marcadores de página! Beijo e ótima semana!

      Excluir
  11. Nossa, vi que o livro já tem um histórico... e agora no Brasil. Me pareceu um tema muito interessante e questionador da vida, da espiritualidade. Bem intrigante, vou ler. Quem sabe não serei a sorteada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Meirelene, Bom dia! Obrigada pelo seu interesse pelo meu livro. Realmente, ele propõe reflexões sobre a vida e o que fazermos aqui. Acredito que vá gostar. Se quiser saber mais a respeito, estarei na Bienal do Livro de São Paulo, dia 11 de agosto, às 17h, no estande da Chiado Editora. Se puder, venha buscar marcadores de página! Beijo e ótima semana!

      Excluir
  12. Eu ouvi alguns dos livros desta autora, os livros que ela escreve são mais sobre espiritualidade, e este livro é voltado para a espiritualidade, certamente será capaz de ir contra muitas pessoas. Eu sei que perdoar a nós mesmos é um pouco difícil, com certeza.
    Quem somos nós? Por que nos concentramos frequentemente em deficiências ou objetivos para nós mesmos e para os outros? À medida que procuramos entender nossas limitações e aceitar o inevitável fracasso e dor, aliviaremos a dor e nos moveremos para um sentido mais amplo. O livro pode ajudar muitas pessoas a se conhecerem melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia! Agradeço seu interesse pelo meu livro e também por já ter ouvido outras obras minhas. De fato, meu livros têm esse lado espiritual marcante, pois também considero interessante e oportuno levantarmos reflexões sobre a vida e, afinal, o que fazemos aqui! Se quiser saber mais a respeito do meu trabalho, estarei na Bienal do Livro de São Paulo, dia 11 de agosto, às 17h, no estande da Chiado Editora. Se puder, venha buscar marcadores de página! Beijo e ótima semana!

      Excluir
  13. Olá Esse não é um tipo de leitura que eu faça, pois o gênero não é o que leio mais nesse pequeno post deu um pouco de curiosidade , para saber mais a profundo sobre o conteúdo . Obrigada por compartilhar conosco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Obrigada pela mensagem e fiquei contente que a resenha tenha aguçado seu interesse pelo meu livro. Caso queira saber um pouco mais a respeito dos meus escritos, estarei na Bienal do Livro de São Paulo, dia 11 de agosto, às 17h, no estande da Chiado Editora. Se puder, venha buscar marcadores de página! Beijo e ótima semana!

      Excluir
  14. Que livro maravilhoso!! Amo leitura espírita, outras vidas, reencarnação, enfim, fiquei encantada com a resenha e querendo muito ter a oportunidade de ler esse livro que já me conquistou, quero saber tudo sobre as vidas do João, suas escolhas, seus erros e acertos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana, gratidão pela mensagem empolgada e simpática. Tenho certezaque vai gostar do Até quando? O vai e vem. E estarei na Bienal do Livro de São Paulo, dia 11 de agosto, às 17h, no estande da Chiado Editora. Se puder, venha buscar marcadores de página! Beijo e ótima semana!

      Excluir
  15. Não sou fã de leitura espírita, mas se a narrativa foi envolvente e não ter pontas soltas nas diferentes situações de vida e fechar direitinho a trama, eu quero arriscar a ler ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valéria, bom dia! Que bom que se dispôs a arriscar conhecer meu livro. Muito obrigada. E efetivamente, não se trata de um livro que siga exatamente a doutrina espírita. Abordo diversos temas e questões sobre nossa existência, mas gosto da liberdade de poder circular por diversas linhas de pensamento. Logo, tem gente que acha coisas espíritas nos meus livros, outros acham que tem assuntos budistas ou de outras correntes filosóficas, dos egípcios.... E se quiser saber mais sobre meu trabalho, estarei na Bienal do Livro de São Paulo, dia 11 de agosto, às 17h, no estande da Chiado Editora. Se puder, venha buscar marcadores de página! Beijo e ótima semana!

      Excluir
  16. Interessante e diferente pra mim, nunca li nada assim. Como vc disse que não prega nenhuma crença, acho que pode ser bastante enriquecedor, já que as vezes parece que não conseguimos deixar certas coisas para trás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia, que legal que a resenha do Atraentemente aguçou seu interesse pelo meu livro. Muito obrigada pela sua mensagem. E se quiser saber mais a respeito dele, estarei na Bienal do Livro de São Paulo, dia 11 de agosto, às 17h, no estande da Chiado Editora. Se puder, venha buscar marcadores de página! Beijo e ótima semana!

      Excluir
  17. Noss quero ler fiquei curiosa o nome ja diz ate quando QUERO ENTENDER MUITAS COISAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bom dia! Muito obrigada pela sua mensagem gentil e empolgada! Se quiser saber mais a respeito do meu trabalho, estarei na Bienal do Livro de São Paulo, dia 11 de agosto, às 17h, no estande da Chiado Editora. Se puder, venha buscar marcadores de página! Beijo e ótima semana!

      Excluir
  18. O livro parece conter uma narrativa bem escrita e cheia de detalhes!! Com um personagem bem construído, uma trama que com certeza conseguirá fazer com que o leitor fique ávido por ler cada vez mais a cada capítulo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisca, bom dia! Gratidão pela sua mensagem e seu interesse pelo meu livro. Espero que goste. E estarei na Bienal do Livro de São Paulo, dia 11 de agosto, às 17h, no estande da Chiado Editora. Se puder, venha buscar marcadores de página! Beijo e ótima semana!

      Excluir
  19. Olá Karini, bom dia! Obrigada pela sua mensagem. Se quiser saber mais a respeito do Até quando? O vai e vem, estarei na Bienal do Livro de São Paulo, dia 11 de agosto, às 17h, no estande da Chiado Editora. Se puder, venha buscar marcadores de página! Beijo e ótima semana!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo